Páginas

quinta-feira, 29 de março de 2012

Desafio 7 Clássicos em 2012: O Grande Gatsby (F. Scott Fitzgerald)


A trama se passa nos anos 20 em Nova York e em West Egg, Long Island. É em Long Island que moram o nosso narrador, Nick Carraway, e o misterioso Jay Gatsby. Nick vem de uma família do Centro-Oeste que havia sido rica, mas cuja fortuna havia acabado. Então ele se muda para uma casinha espremida entre casarões na costa leste para trabalhar com títulos. Gatsby é vizinho de Nick e mora em uma mansão espetacular, que vive cheia de convidados e pessoas famosas entrando e saindo das incontáveis festas lá realizadas. Muitas dessas pessoas nem conheciam o anfitrião, mas frequentavam suas festas para desfrutar do luxo oferecido. Como Gatsby era de fato conhecido por poucas pessoas, havia várias “lendas” a seu respeito. Sem querer, Nick acaba se aproximando de Gatsby e passa a ser seu único amigo.

terça-feira, 27 de março de 2012

Filme: As Mulheres do 6o Andar (Les femmes du 6e étage)


A história se passa na bela Paris dos anos 60. O casal burguês Jean-Louis Joubert (Fabrice Luchini) e Suzanne Joubert (Sandrine Kiberlain) se vê desamparado quando a empregada que trabalhava na casa há 20 anos vai embora. Aproveitando o grande contingente de trabalhadores espanhóis vivendo na França para fugir do regime opressor do General Franco, o casal contrata Maria (Natalia Verbeke), jovem espanhola que vivia com a tia e mais algumas conterrâneas igualmente empregadas domésticas em cubículos no sexto andar do prédio onde moravam os Joubert. A aproximação inesperada entre Jean-Louis e as domésticas o faz reavaliar sua vida.

quarta-feira, 21 de março de 2012

Séries: Life's Too Short


Esta é para quem é fã do humor nonsense e politicamente incorreto de Ricky Gervais: Life’s Too Short. Criada em conjunto pelo próprio Gervais e por Stephan Merchant em parceria com a HBO e BBC, a série é um falso documentário sobre a vida ficcional do ator anão Warwick Davis, “famoso” por atuar em grandes produções como Star Wars, O Guia do Mochileiro das Galáxias e Willow – Na terra da magia. A primeira temporada teve 7 episódios e os criadores afirmam que já estão escrevendo episódios para a próxima temporada, embora no decorrer da série o programa não tenha sido bem acolhido pelo público e pela crítica na Inglaterra.

segunda-feira, 19 de março de 2012

Desafio 7 Clássicos em 2012: Memórias Póstumas de Brás Cubas (Machado de Assis)


"Ao verme que primeiro roeu as frias carnes do meu cadáver dedico como saudosa lembrança estas memórias póstumas".

Com esse epitáfio começa a narrativa de “Memórias Póstumas de Brás Cubas”, um clássico de Machado de Assis publicado em 1881. A história é contada pelo próprio Brás Cubas, o defunto-autor, que nos apresenta detalhes do seu funeral e depois retoma a ordem cronológica dos fatos, começando por sua infância, passando por fatos marcantes da adolescência e encerrando com episódios da vida adulta.

sexta-feira, 16 de março de 2012

Filme: Mary & Max - Uma amizade diferente


Mary & Max – Uma amizade diferente (Mary & Max) nos mostra como essa relação improvável surgiu entre os protagonistas. Mary Daisy Dinkle (dublada por Toni Collette) era uma garotinha de 8 anos que morava na Austrália, em 1976. Extremamente solitária, passava os dias assistindo ao seu desenho favorito, os Noblets, criando seus próprios brinquedos com sucata e conversando com seu galo de estimação, Ethel. Tinha uma mancha de nascença na testa e, por isso, era zoada por todas as outras crianças. Gostaria de ter amigos e que seus pais prestassem mais atenção nela. Bem longe dali, em Nova York, vivia Max Jerry Horowitz (dublado por Philip Seymour Hoffman), homem de quarenta e poucos anos, que dividia o apartamento com o periquito Mr. Cookie, o gato Hal, alguns peixinhos dourados (que ele tentava manter, mas que sempre acabavam morrendo de um jeito absurdo) e com seu amigo imaginário Ravióli. Em comum com a pequena Mary, a preferência pelo mesmo desenho animado, o vício em chocolate e a solidão.

quarta-feira, 14 de março de 2012

Desafio Literário 2012: Assassinatos na Academia Brasileira de Letras (Jô Soares)


A história se passa no Rio de Janeiro, em 1924, e tem início quando o Senador Belizário Bezerra, aclamado pela crítica e pelo público por seu best-seller “Assassinatos na Academia Brasileira de Letras”, coincidentemente morre na cerimônia em que assumiria uma das disputadas cadeiras da própria ABL. O Comissário de Polícia Machado Machado, que recebeu esse nome e sobrenome por causa da grande admiração que seu pai tinha por Machado de Assis, assume o caso. Ele é um homem de 34 anos, fumante inveterado, obstinado e paciente, conhecido como Coruja, graças às olheiras marcadas que estampa devido a várias noites mal dormidas, e destaca-se dos demais policiais por usar cabelo comprido e um chapéu palheta destoante. O Coruja, acima de tudo, não acredita em coincidências.

segunda-feira, 12 de março de 2012

Eu fui: Morrissey no Espaço das Américas, SP


E lá fui eu, ontem, ao Espaço das Américas assistir ao show de encerramento da passagem do Morrissey pelo Brasil. Entrei por volta das 20:00, ensopada, depois de enfrentar uma fila até que pequena. Eu não tinha ido ao Espaço das Américas depois da reforma. O lugar melhorou muito, piso antiderrapante foi instalado, os pilares que ficavam no meio da pista foram retirados, o número de camarotes diminuiu, os bares contam com uma decoração melhor. Enfim, tinha tudo para ser perfeito, mas...

sexta-feira, 9 de março de 2012

E o tema é. . . Filmes de Serial Killers


Aproveitando que o tema de março do Desafio Literário é Serial Killers, decidi fazer um post do TOP 5 serial killers em filmes. Lógico que existem muito mais candidatos, mas são esses os cinco que merecem destaque quando penso em mortes seriadas:

1. Seven – Os 7 Crimes Capitais (Seven)
Esse é disparado o meu preferido. Motivos não faltam. Primeiramente, é um filme de David Fincher, ou seja, é um filme violento, mas a violência é apresentada como uma obra de arte, com excelente uso de luz e sombras, posicionamento de câmera inusitado, trilha sonora maravilhosa e, claro, uma história contada de forma magistral. Se ainda acha pouco, o que dizer das ótimas atuações de Brad Pitt e Morgan Freeman, respectivamente na pele do policial novato David Mills e do experiente investigador William “Smiley” Somerset? Encarregados de solucionar o intrigante caso do serial killer que escolhe suas vítimas com base nos 7 pecados capitais, nossa dupla de protagonistas vai quebrar a cabeça para decifrar o enigma.

quarta-feira, 7 de março de 2012

Séries: American Horror Story


American Horror Story é uma série norte-americana criada por Ryan Murphy. Para quem não está ligando o nome à pessoa, ele foi o responsável pela criação e roteiro de Nip/Tuck, ou seja, se tem uma coisa que podemos esperar de um trabalho dele é altas doses de bizarrice e tensão sexual (OK, ele também está por trás de Glee e da adaptação cinematográfica de “Comer, Rezar, Amar”, mas vamos desconsiderar essa parte).

A ideia central não tem grande mistério: família se muda para um casarão macabro que está a venda por um valor muito abaixo do mercado e no qual ninguém quer morar, tudo isso por um motivo simples: a casa foi cenário de várias mortes violentas, inclusive de seus ex-moradores. Como em qualquer obra de terror que se preze, nossos bravos protagonistas têm a ilusão de que com eles será diferente e decidem comprar a propriedade mesmo assim. E é então que tudo começa a dar errado...

terça-feira, 6 de março de 2012

Falando em Livros. . .


Oi, gente!

Vocês já viram o mais novo lançamento da Abril Coleções?

Chama-se O Prazer da Leitura e reúne uma seleção das melhores obras da literatura mundial. São 21 títulos clássicos, como Dom Quixote, 20.000 Léguas Submarinas, Os Três Mosqueteiros, e muitos outros. Os títulos poderão ser adquiridos individualmente em bancas de jornal ou como coleção completa pelo site. Já está nas bancas de São Paulo e Rio de Janeiro. Ainda não foram divulgadas as datas de entrega em outros estados.

segunda-feira, 5 de março de 2012

Desafio Literário 2012: Lavoura de Corpos (Patricia D Cornwell)


“Lavoura de Corpos”, da escritora Patrícia D. Cornwell, começa quando o corpo de Emily Steiner, uma garota de 11 anos, é encontrado à beira de um lago na pacata cidadezinha de Black Mountain, na Carolina do Norte. A violência do caso abalou a comunidade local e muitos indícios do caso são semelhantes a crimes cometidos anteriormente pelo serial killer Temple Gault. No entanto, como Gault poderia ter atacado nos Estados Unidos se havia sido visto há pouco tempo na Europa? O paradeiro do assassino estaria errado ou a morte de Emily Steiner teria sido cometida por um imitador?

sexta-feira, 2 de março de 2012

Injustiças do Oscar: Melhor Longa Animado 2012


Oi, gente!

Como eu havia prometido, aqui está o post sobre a injustiça cometida ao premiar “Rango" como Melhor Longa Animado no Oscar 2012. Dos 5 indicados nessa categoria, vi 4, e vou fazer algumas observações.