Páginas

terça-feira, 2 de agosto de 2011

Filmitcho: A Outra (The Other Boleyn Girl)

O filme de 2008 é baseado no livro “A Irmã de Ana Bolena” (The Other Boleyn Girl) escrito por Philippa Gregory. Conta a história de uma das mais famosas rainhas da Inglaterra e de sua irmã menos famosa, porém não menos importante na história da corte: Maria Bolena. Ana (ou Anne, interpretada por Natalie Portman) era a irmã mais velha e mais ambiciosa, ao passo que Maria (ou Mary, interpretada por Scarlet Johansson) era a boazinha e linda. Havia ainda um irmão Bolena (George, interpretado por Jim Sturgess). Os três irmãos eram muito unidos.

O filme começa quando Ana recebe um pedido de casamento de um comerciante local, que é prontamente recusado por seu pai, que oferece Maria no lugar, acreditando que isso seria o melhor a fazer, já que Maria não apresentava grande perspectiva de avanço nas classes sociais. Maria então se casa. Tudo ia bem até que o pai das meninas fica sabendo por meio de seu cunhado, que trabalha para o rei, que Catarina de Aragão, a rainha, não poderia mais gerar filhos e, como ainda não havia nenhum herdeiro homem para assumir futuramente o trono, eles logo tramam um plano: oferecer Ana para ser amante do Rei Henrique VIII (interpretado por Eric Bana), na esperança de dar a ele o tão desejado herdeiro e, de quebra, alavancar o status da família Bolena. Mas o plano não sai bem como esperado e quem acaba atraindo a atenção do rei é Maria, que recebe ordem de se mudar para o castelo a fim de “entreter" o rei. Obrigada pelo pai, ela vai, levando toda a família a reboque. Isso foi um duro golpe para Ana, que foi preterida pela segunda vez por causa da irmã. Então ela foge e se casa em segredo com Henry Percy, por quem era apaixonada. Não se contendo de felicidade, conta o feito à irmã, que acaba revelando a união secreta ao pai, que obriga Ana a se exilar na França, pois Percy estava noivo e seu casamento secreto colocava em risco interesses políticos. Essa foi a gota d’água para Ana, que vai a contragosto viver na corte francesa, mas planeja se vingar.

Ao retornar à Inglaterra, encontra Maria, que havia acabado de dar à luz a uma menina e cuja relação com o rei estava abalada. Aproveitando a deixa, Ana seduz o rei, o faz expulsar Maria do castelo e o obriga a se divorciar de Catarina de Aragão, pois não aceitava ser amante; queria ser rainha. Graças ao divórcio, a Inglaterra rompe com a igreja católica e funda então a Igreja Anglicana.

O filme é muito bom, retrata a estética da época lindamente e nos mostra como a ambição pode acabar com a vida de muitas pessoas. Graças à sede de nobreza de Tomás Bolena, o pais das meninas, a união que existia entre as irmãs dá lugar à traição, culminando em um fim trágico para toda a família. No enredo apresentado, há algumas divergências históricas. Mas o fato é que Ana Bolena era uma mulher forte, à frente de seu tempo e o detalhe de não ter dado à luz um herdeiro homem não impediu que sua filha, Elizabeth I, assumisse o trono da Inglaterra e tivesse um longo reinado.

Recomendado para quem gosta e para quem não gosta de filmes de época e aulas de história.

2 comentários:

  1. Só atores bons nesse filme eim? Fiquei curiosa para assistí-lo.
    Gsotei do teu blog, estou seguindo.
    Beijos
    Bruna
    www.desbravandohistorias.com.br

    ResponderExcluir
  2. Eu adorei esse filme! Os atores são ótimos e a história tb. Muito boa a dica.
    Aliás, adorei tb sua dica de comidinhas para festas infantis. Já favoritei!
    bjos!

    ResponderExcluir

Obrigada pelo comentário!
Respondo todos por aqui mesmo, OK?
Pode demorar um pouquinho, mas não deixo de responder ;)