Páginas

sábado, 15 de março de 2014

Links! Links! Links! #1

Oi, gente!

Estão gostando do especial Mês do Suspense? Como vocês devem ter reparado, escolhi a primeira semana para falar sobre produções nacionais. Temos ótimos representantes do gênero em terra brasuca, mas é impossível escrever detalhadamente sobre todos. Então, decidi fazer este post, para falar rapidinho sobre alguns escritores brasileiros de suspense (principalmente histórias policiais) e deixar links de resenhas de amigos sobre os autores citados, para quem quiser conhecer melhor. Vamos lá?


Um dos mais conhecidos é Rubem Fonseca, criador do advogado Mandrake, que já virou até série de TV, com o personagem-título interpretado por Marcos Palmeira. Quem falou sobre um dos livros da série foi a Denise, do blog ‘Cem Anos de Literatura’, uma grande fã do gênero policial. Veja a resenha dela AQUI.

Outro nome de destaque no cenário policial nacional é Luiz Alfredo Garcia-Roza, ‘pai’ do delegado Espinosa, que tenta manter a ordem nas ruas do Rio de Janeiro. A Julia, do blog ‘Livros e Outras Felicidades’, indica um livro da série nesse post AQUI.

Jô Soares já escreveu história tendo como personagem ninguém mais, ninguém menos que Sherlock Holmes (‘O Xangô de Baker Street’) e também criou a dupla formada pelo delegado Mello Pimenta e pelo detetive Machado Machado, que estrela o suspense 'Assassinatos na Academia Brasileira de Letras' (já falei desse livro AQUI).

Tony Bellotto também mostrou que, além de entender muito de música, conhece bem o universo policial. Seu investigador Bellini já viveu três aventuras e ganhou as telas. A Carla, do blog ‘Só Sobre Livros’, fala sobre as três histórias AQUI.

E como não lembrar de Ed Mort? O detetive atrapalhado que parodia histórias à la Sherlock saiu da mente de Luís Fernando Veríssimo em 1979 e já protagonizou 17 histórias, que viraram filme, peça de teatro e programa de TV. Uma verdadeira celebridade! A Carissa falou um pouquinho sobre o personagem em seu blog.

Um autor/roteirista que admiro é Marçal Aquino. O primeiro contato que tive com sua escrita foi na pré-adolescência, com 'A Turma de Rua Quinze', um dos livros da Coleção Vaga-Lume. Junto com Marcos Rey, era um dos meus escritores favoritos dessa série. Já adulta, passei a acompanhar seu trabalho no cinema e, no começo do mês, finalmente li 'O Invasor', o texto que deu origem ao filme. Falei dele AQUI. Quem também falou de livros do escritor foi a Lua Limaverde, que escreveu sobre ‘Famílias Terrivelmente Felizes’ e ‘Cabeça a Prêmio’. Vale a pena dar uma espiada no LINK.

E já que eu falei da Coleção Vaga-Lume, que, por sinal, tem ótimas histórias de suspense juvenis, deixo aqui o LINK de outro livro do gênero: ‘O Mistério da Casa Verde’, de Moacyr Scliar. A Bia, do blog ‘No Paraíso de Borges’, leu e recomenda!

Acho que já deu para mostrar que boas opções de suspense nacional não faltam, né?

Ainda querem mais?
Vou deixar mais alguns links de bônus ;)

- O Canto da Sereia (Nelson Motta) – [resenha da Renata, do blog ‘Só Sobre Livros’]
- O Clube dos Anjos - Gula (Luís Fernando Veríssimo) – [publiquei aqui no blog em 2011]
- Valsa Negra (Patricia Melo) – [suspense psicológico que resenhei no ano passado]

Veja outros posts do especial Mês do Suspense!

Comentários, dicas, reclamações... já sabem. ;)

5 comentários:

  1. Sou louca para ler os livros do Tony.
    E quero ler O canto da sereia também.

    Beijos,
    Carissa

    ResponderExcluir
  2. Eu estou adorando o mês do suspense, Michele! Vc me inspirou a retomar/adiantar um projeto que eu quero fazer este ano de leitura de romances policiais! ;)
    Sou verdadeiramente apaixonada deste tipo de literatura e adorei a seleção dos brasileiros neste post. Acredita que nunca li nenhuma aventura do Ed Mort ;)
    Beijos!

    ResponderExcluir
  3. Olá Michelle, ótimas indicações :) Muitos desses eu nem conhecia, alguns conhecia só de nome.

    Abraços,
    Tamara Costa
    http://www.doseliteraria.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Mi, obrigada por indicar meu post. Eu adooooro o Garcia-Roza e acho que temos que valorizar o bom da produção nacional!!

    ResponderExcluir
  5. Carissa,
    Eu também quero ler os livro do Tony! E queria ter assistido à minissérie...

    Denise,
    Projeto de romances policiais? Eba! Já fiquei interessada. E o Ed Mort é outra figurinha que ainda não conheci.

    Tamara,
    Que bom que gostou! Tem tanta coisa boa por aí e a gente nem sabe...

    Julia,
    Garcia-Roza está na minha lista de leitura já faz tempo. Preciso dar um jeito de ler logo!

    ResponderExcluir

Obrigada pelo comentário!
Respondo todos por aqui mesmo, OK?
Pode demorar um pouquinho, mas não deixo de responder ;)