Páginas

quarta-feira, 26 de março de 2014

Links! Links! Links! #3

Oi, gente!

O especial Mês do Suspense está chegando ao fim. Eu me diverti muito com as leituras, ou melhor, tive boas experiências e fiquei bem tensa, principalmente com o livro sueco que escolhi. Aproveito então para deixar aqui links de vários autores e títulos escandinavos, que têm tudo para agradar quem curte um bom suspense.


O primeiro escritor sueco que li foi Stieg Larsson e sua sensacional Trilogia Millennium. Além de me apresentar à personagem feminina mais incrível de todos os tempos, o autor também me mostrou uma forma nova de escrita, um ritmo diferente de leitura, uma ambientação totalmente nova. Resultado: conquistou não só a mim, mas também a um grande público, e abriu as portas para seus conterrâneos.

Depois de Stieg, foi a vez de ser conquistada por outro Larsson: Åsa. Li ‘Aurora Boreal’, primeiro livro da autora sueca sobre uma série policial protagonizada pela advogada Rebecka Martinsson. Minha incursão mais recente pelas belas e assustadoras paisagens da Suécia se deu na semana passada, com ‘A Besta’, primeiro livro da dupla de escritores suecos Anders Roslund e Börge Hellström. O que posso dizer além de quero mais?

É longa a lista de escritores nórdicos que ainda não tive chance de ler, mas que morro de vontade de conhecer. A única coisa desanimadora é o cronograma de lançamento das traduções (se é que existe um). Em geral, lançam o primeiro livro e o mais recente, ou às vezes simplesmente botam no mercado algum volume intermediário. Juro que tento entender a lógica, mas não consigo. O consolo é que, na maioria das vezes, são histórias independentes, possíveis de serem lidas em qualquer ordem.

Começando pelos suecos, sou louca para ler algo do casal Lars Kepler (Alexander Ahndoril & Alexandra Coelho Ahndoril). Até agora, a dupla já lançou quatro livros, dos quais 2 foram traduzidos para o português. A Carla, do blog ‘Só Sobre Livros’, falou sobre ‘O Hipnotista’, o primeiro da série.

Outra sueca da minha lista é a Camilla Läckberg (ainda esta semana tem post sobre filme baseado em livro dela), que já tem vários livros publicados por aqui. Indico posts de duas obras dela: 'A Princesa de Gelo’ e ‘Gritos do Passado’, ambos resenhados pela Hannah, superfã dos escandinavos.

Um outro nome importante da literatura sueca é Henning Mankell, que teve impressionantes 11 livros traduzidos para o português. A Luara, do blog ‘Ao rés do chão’, falou sobre ‘Assassinos Sem Rosto’. Para quem não quer ficar sofrendo com lançamentos fora de ordem e sem previsão, indico o sueco Mons Kallentoft e sua série de títulos de estações do ano – é só clicar no link para ver uma resenha de ‘Verão’.

Saindo da Suécia, outro celeiro de escritores de suspense é a Noruega, que lançou nomes como Anne Holt, com 8 livros publicados – apenas os volumes 1 e 8 foram traduzidos para o português (veja a resenha de ‘1222’), Karin Fossum (link na matéria sobre a escritora no ‘Jornal do Brasil’) e Jo Nesbo, que tem publicado em português os volumes 3 ao 7 (confira a resenha de ‘Boneco de Neve’, o livro mais recente do autor).

Não posso esquecer dos islandeses, representados por Arnaldur Indridason, com livros publicados no Brasil pela Companhia das Letras (leia a resenha de ‘O Silêncio do Túmulo’), e Yrsa Siguroardóttir, autora cujo primeiro livro foi publicado por aqui pela Suma de Letras (veja a resenha de ‘O Último Ritual’). A Dinamarca marca presença com Lene KaaberbØl, autora da trilogia da mala - o primeiro volume da série, ‘O Menino da Mala já deu as caras em terras brasucas.

Por fim, mas não menos importante, David Hewson, autor britânico que levou para os livros a série policial dinamarquesa ‘Forbrydelsen’. O volume 1 de 'The Killing', o livro, foi lançado no Brasil em 2013. A série ganhou uma versão americana (já falei dela AQUI), que, até o momento, conta com três temporadas (a quarta e última está a caminho). E já que estou falando de séries nórdicas, vou indicar (de novo!) aquela que é a minha preferida: Broen/Bron/The Bridge (já falei das temporadas 1 e 2 aqui no blog).

Veja outros posts do especial Mês do Suspense!

E vocês, têm algum autor/título escandinavo para indicar?
Beijo e até+!

3 comentários:

  1. Michelle, seu texto vai virar texto de referência! Incrível sua pesquisa e mergulho nesse universo.
    Não saberia dizer de onde ele é, mas gostei muito de "Deixa ela entrar", achei incrível aquela história, aqueles personagens e aquela narração. Ele é um dos meus livros top, que indicaria sem medo (embora com ressalvas, vc já leu?)

    beijo grande,
    Maira

    ResponderExcluir
  2. Adorei as dicas! Dos nórdicos só conheço o Stieg Larsson e tenho muita vontade de conhecer outros. É raro eu ler suspense, mas sempre que leio me pergunto por que não leio com mais frequência.

    ResponderExcluir
  3. Maira,
    O Lindqvist é sueco. Ainda não li o livro, mas vi as duas adaptações para o cinema e adorei. Aliás, meu interesse pelos nórdicos começou com essa história. Só não coloquei aqui porque achei que se encaixava mais em 'terror' do que suspense, mas é uma ótima lembrança e indicação ;)

    Lígia,
    Eu gosto muito de suspenses e, desde que conheci os nórdicos, eles viraram meus favoritos. Se tiver chance, leia sim.

    ResponderExcluir

Obrigada pelo comentário!
Respondo todos por aqui mesmo, OK?
Pode demorar um pouquinho, mas não deixo de responder ;)