Cães abandonados encaram morte quase certa no Japão
Cerca de 70% dos cães que vão parar em abrigos para animais são executados
Cão é visto pela janela de uma câmara de gás chamada “Máquina de Sonho”, antes de ser executado no centro de animais de Tokushima
À primeira vista, os japoneses parecem loucos por bichos de estimação. Nas metrópoles do país, não é difícil encontrar casas de massagem, spas e restaurantes especializados em servir cães. Entretanto, a cultura de comprar cachorros possui um lado obscuro e pouco lembrado: o abandono.
Segundo estimativas da organização ALIVE, 70% dos cães que vão parar em canis públicos japoneses acabam sendo executados. Para termos de comparação, essa proporção na Grã-Bretenha é de cerca de 6 a 9%.
A maioria dos animais que vão parar em abrigos são abandonados pelos donos, enquanto alguns cães de caça são negligenciados logo após a temporada de caça.
De acordo com ativistas pelos direitos dos animais, a ideia de adotar um cão abandonado é algo bem estabelecido em outros países desenvolvidos. No Japão, porém, muitos preferem comprar filhotes com pedigree, pois são símbolo de status.
**************************
Infelizmente, nem sempre países financeiramente desenvolvidos apresentam o mesmo nível de desenvolvimento em outras áreas além da econômica. Triste para os pobres cães japoneses e um péssimo exemplo para os brasileiros subdesenvolvidos, que adoram copiar tudo o que vem de fora, principalmente os maus hábitos de consumo...
Reportagem retirada da Revista Made in Japan
Acesse o site para ver outras matérias e fotos dos cães de abrigos japoneses.
4 comentários:
Nossa meu... não acredito nisso... 70% é muita coisa!! Realmente desolador.
Triste... simplesmente, sem palavras. Não existe algo que possamos fazer??? passeata, abaixo-assinado. eu topo qualquer coisa.
Re,
Se a gente mal consegue ajudar nossos próprios animais no Brasil, imagine tentar mudar algo láááááá no Japão. Não sei se tem algum movimento, abaixo-assinado ou algo do tipo rolando, mas se tiver eu te passo, OK?
Se vc descobrir algo, me avise.
Bjo!
Confesso que estou absurdamente chocada!!! Não fazia idéia de que o Japão era assim... Aliás, tinha idéias bem diferentes em relação a isso, pensava que os japoneses eram diferentes, que gostavam dos animais e os tratavam com respeito. Alguns amigos que moraram lá disseram que até seguro de vida para animais eles fazem, então, eu realmente tinha uma outra idéia...
Sabia que é uma sociedade extremamente consumista, isso sim. Nos moldes dos norte-americanos... Massss, não sabia que o "consumismo" se estendia aos animais.
Lamentável... Deplorável... Decepcionante... Revoltante...
Postar um comentário