quinta-feira, 29 de dezembro de 2022

Retrospectiva 2022 - HQs

Li 9 HQs no total, e minhas preferidas foram:


- “Chico Bento – Verdade” (Orlandeli) [Essa segunda recriação do personagem pelo Orlandeli para a Graphic MSP me arrebatou tanto quanto a primeira. Já falei desse quadrinho aqui].
- “Anésia e Dolores” (Will Leite) [Finalmente li no formato impresso histórias dessa dupla de velhinhas maravilhosas que eu acompanhava pelas tiras online. E elas me conquistaram. Também falei desse quadrinho aqui no blog].
- “Deslocamento – Diário de uma Viagem” (Lucy Knisley) [Mais uma HQ tocante que li em 2022 e resenhei aqui].

Vamos ver se ano que vem retomo o projeto #HQdeDomingo no Instagram, porque a pilha de quadrinhos voltou a crescer e preciso dar um jeito nisso...rs

quarta-feira, 28 de dezembro de 2022

Retrospectiva 2022 - Livros

Vou começar o balanço de 2022 pelas leituras. Este ano foi um dos piores nesse quesito. Li bem pouco e sem muita empolgação, resultado de muito trabalho e momentos ruins da vida. Mas enfim...

Li 17 livros no total (já contando com um que devo terminar nos próximos dias e excluindo os quadrinhos). Três deles, lidos no começo do ano, foram excelentes e entraram no meu pódio de 2022, sem ordem de preferência:


segunda-feira, 26 de dezembro de 2022

Filme - A rena do nariz vermelho


Rudolph é uma jovem rena que nasceu com uma característica bem peculiar: seu nariz é vermelho e acende. Depois de ser ridicularizado pelos coleguinhas e excluído do treinamento de renas puxadoras de trenó pelo Papai Noel, ele decide ir embora da vila. Quem o acompanha em sua viagem é Hermey, um elfo que não gosta de fabricar brinquedos e sonha em ser dentista. Em sua aventura, eles enfrentam o Abominável Homem das Neves, conhecem o garimpeiro Cornelius e vão parar na Ilha dos Brinquedos Desajustados.

quinta-feira, 22 de dezembro de 2022

Filme - Tokyo Godfathers


Na noite de Natal, três sem-teto encontram um bebê abandonado. Gin e Miyuki querem entregar logo a criança à polícia, mas Hana os convence a deixar para o dia seguinte. E assim fazem. Quando nasce o sol eles decidem buscar a mãe da criança para saber o que houve, e, em sua peregrinação pela Tóquio gelada, vão encontrando pessoas dispostas a ajudar e velhos conhecidos que os fazem lembrar do passado e do que os fez ir morar nas ruas.

segunda-feira, 19 de dezembro de 2022

Filme: Scrooge - Um Conto de Natal (2022)


O tema da terceira semana de filmes natalinos de 2022 é Animações. Comecei com “Scrooge – Um conto de Natal”, mais uma adaptação do clássico de Dickens, desta vez em animação 3D produzida pela Netflix. Quando se tem uma história tão conhecida, fica difícil fazer algo digno de destaque. Alguns conseguem trazer novidades e manter a essência de uma trama tão querida e importante, outros não.

sexta-feira, 16 de dezembro de 2022

Filme - Lembra-se Daquela Noite?


Lee é uma experiente ladra que é pega e levada a julgamento pouco antes do Natal. Jack é o promotor que, graças a um mal-entendido, acaba mandando a moça para a cadeia, onde ela aguardará o final do julgamento, após o feriado. Ele sente pena dela ao saber que passaria a data sozinha e decide tirá-la de lá e levá-la com ele até a fazenda de sua família. E esse é o ponto de partida altamente improvável de “Lembra-se Daquela Noite?”, um romance dramático natalino.

quarta-feira, 14 de dezembro de 2022

Filme: Indiscrição


Elizabeth é uma jornalista que escreve numa coluna de culinária de uma revista popular. Suas receitas apetitosas e seu estilo de vida rústico fascinam milhares de leitores fiéis. Um deles é o herói de guerra Jefferson, que virou seu fã enquanto se recuperava de ferimentos de combate no hospital. Uma das enfermeiras com contatos na revista consegue fazer com que ele seja convidado para passar o Natal em Connecticut, na fazenda de Elizabeth, com ela, seu marido e seu filho. Só que Elizabeth é solteira, sem filhos, totalmente cosmopolita e não sabe nem fritar um ovo. Para evitar um escândalo que acabaria com sua carreira e com a de seu editor, eles armam um esquema com um chef de restaurante e com um sujeito que é apaixonado por Elizabeth e que concorda em ceder sua fazenda se ela se casar com ele. E a confusão generalizada está formada.

segunda-feira, 12 de dezembro de 2022

Filme: Duas Vidas se Encontram

"Filmes de Outros Natais" é o tema dos posts temáticos da segunda semana de dezembro. E comecei com "Duas Vidas se Encontram", um melodrama que traz Janet Leigh no papel de uma jovem viúva que trabalha fazendo compras em lojas de departamento concorrentes para comparar preço e qualidade dos produtos, o que não era algo bem visto no ramo. Poucos dias antes do Natal, ao devolver uma dessas compras numa loja, ela é desmascarada pelo vendedor de brinquedos, interpretado por Robert Mitchum. Ele deveria denunciá-la, mas ao saber que ela criava o filho sozinha, decide não contar nada aos seus superiores e, por isso, é demitido. Leigh tem um relacionamento de 2 anos com um cara bacana, vivido por Wendell Corey, que pretende se casar com ela no Ano Novo. Só que a entrada de Mitchum na vida deles complica a situação.

sábado, 10 de dezembro de 2022

Filme: Noite Infeliz


É noite de Natal e o Papai Noel está enchendo a cara no bar, mijando na neve e vomitando na cabeça das pessoas lá do alto, em seu trenó. Ele está decepcionado com seu trabalho, com crianças que só pedem videogames e eletrônicos. Ao entrar numa mansão para deixar presentes, ele nota que a família virou refém de um grupo de criminosos, e o chamado de uma garotinha toca seu coração. Daí em diante é uma mistura de “Duro de Matar” com “Esqueceram de Mim”, só que mais gore.

sexta-feira, 9 de dezembro de 2022

Filme - Spirited: Um Conto Natalino


Clint Briggs (Ryan Reynolds) ganha a vida criando notícias falsas e desinformação e estimulando o ódio nas redes sociais. Sim, ele fez disso a base do sucesso de sua empresa. Portanto, apesar de ser considerado irredimível pela equipe do Além que cuida da recuperação de humanos desprezíveis, o Fantasma do Natal Presente (Will Ferrell) decide, como sua última missão antes de se aposentar e voltar para a Terra, que fará o sujeito se redimir. Mas como seus colegas de trabalho já haviam previsto, a tarefa não será nada fácil.

quarta-feira, 7 de dezembro de 2022

Filme: Uma Quedinha de Natal


O tema da primeira semana de filmes natalinos de 2022 é Saindo do Forno, com produções que acabam de ser lançadas. E a primeira que vi dessa nova safra foi "Uma Quedinha de Natal", uma comédia romântica de fim de ano que celebra a volta de Lindsay Lohan às telas.

segunda-feira, 2 de maio de 2022

Resenha: Irmãos Grimm em Quadrinhos


Tendo como base a versão original dos contos dos Irmãos Grimm (ou seja, histórias contadas por gente simples que foram reunidas ao longo de anos a fim de preservar essas narrativas orais, e que não tinham como alvo o público infantil), um time de quadrinistas brasileiros não só traduz essas histórias para um formato que combina texto e imagens como ainda dá uma leve atualizada nelas.

terça-feira, 12 de abril de 2022

Filme: Metal Lords


Um apaixonado por metal que sonha em entrar para o panteão dos deuses desse estilo musical. Um nerd que não manja nada de rock, mas que está disposto a aprender a tocar bateria para formar uma banda com o melhor amigo. Uma violoncelista com dificuldade para controlar a própria raiva. Três integrantes de uma improvável banda que disputará um importante campeonato da escola.

sexta-feira, 8 de abril de 2022

Resenha: O melhor que podíamos fazer


Thi está em trabalho de parto. Nesse momento especial, quer sua mãe ao seu lado. Mas estranhamente a mãe não consegue permanecer no quarto. Quando finalmente o bebê nasce, ela deixa de ser apenas filha e passa a ser também uma mãe. E então Thi começa a pensar em tudo que sua mãe deve ter passado ao fugir, com 4 crianças, do Vietnã nos anos 70, após um longo período conturbado em sua terra natal. Esse é o ponto de partida para uma viagem às raízes familiares de Thi, e que leva a muitas descobertas interessantes.

terça-feira, 22 de março de 2022

Resenha: Bartlebly, o escriturário


A história é narrada pelo chefe de Bartleby. Apesar de viver uma rotina de trabalho intensa, ele diz que a melhor maneira de viver é encarar tudo com tranquilidade. Isso ajuda a entender, em parte, suas reações diante da inércia do escriturário Bartleby, que começa no escritório de advocacia como um copista ideal: dedicado, capaz de realizar um trabalho impecável, silencioso, discreto… uma sombra. Seu jeito de ser contrasta com o dos seus dois colegas de repartição: um que era cortês de manhã e insolente à tarde, e outro que sofria do estômago de manhã e era afável depois do almoço. Isso mostra que eram previsíveis, o que o chefe apreciava.

terça-feira, 15 de março de 2022

Resenha: Clube da luta 2


spoilers aqui, então continue lendo por sua conta e risco.

A continuação de “Clube da Luta”, agora no formato de HQ, se passa quase uma década após o encerramento do livro. O narrador, Sebastian, agora está casado com Marla, e eles têm um filho de 9 anos que, como Tyler, gosta da química do dia a dia e faz uns experimentos meio esquisitos. Tyler, aliás, saiu de cena, já que Sebastian toma um coquetel de drogas para mantê-lo longe. Eles parecem uma família normal e feliz. Só que Marla está entediada e voltou até a frequentar os grupos de apoio. Para agitar um pouco as coisas, ela troca o conteúdo das cápsulas do marido por açúcar, trazendo a personalidade destrutiva de Tyler de volta. E isso, obviamente, gera o caos.

domingo, 13 de março de 2022

Filme: Um Jantar Sangrento


Finalmente consegui assistir a esse clássico trash. É tanta coisa acontecendo ao mesmo tempo que fica até difícil resumir. Mas vamos lá. Em linhas gerais, é a história de dois irmãos que, na infância, recebem do tio a missão de ressuscitar uma deusa egípcia milenar. Quando chegam à idade adulta, eles vão lá desenterrar o tio (que agora é um cérebro com olhinhos e mora num jarro com formol) e dão início aos preparativos de um banquete para trazer de volta à vida a tal deusa.

quinta-feira, 10 de março de 2022

Resenha: Confissões

Quase 10 anos depois de ter visto o filme, finalmente li o livro. E todas as imagens voltaram à minha mente. “Confissões” é a história de vingança de uma professora cuja filha foi morta intencionalmente por dois alunos seus. Em seu último dia de aula, a professora resolve contar à classe tudo que descobriu sobre o suposto acidente que ceifou a vida de sua filhinha e como já colocou em ação um plano para acertar as contas com os culpados. Ela também revela, ainda que sem citar nomes, que os dois são daquela turma. Além da professora, o livro também dá voz aos assassinos, à mãe de um deles e a uma outra aluna. É assim que montamos o quebra-cabeça nessa história que fala de vingança, mas também da pressão que os professores sofrem, de preconceito contra mães solteiras, da busca pela atenção, do medo da mediocridade, da violência entre jovens. Foi uma ótima leitura, mas é um dos casos em que prefiro o filme.

segunda-feira, 7 de março de 2022

sexta-feira, 4 de março de 2022

[Do fundo do baú] E o tema é... Filmes de ficção científica


Hoje tem mais um post da coluna 'Do fundo do baú', em que resgato textos meus publicados originalmente em outros blogs. O tema de hoje é Filmes de Ficção Científica, e escolhi 5 produções que tratam de assuntos diferentes dentro do gênero Sci-Fi. Preparados?

quarta-feira, 23 de fevereiro de 2022

Resenha: Assim na terra como embaixo da terra


Numa colônia penal prestes a ser desativada, presos aguardam a chegada daquele que cuida da papelada para autorizar a transferência dos homens. Mas antes mesmo de seu encerramento oficial, o lugar já tinha sido esquecido e abandonado havia tempos. Do lado de dentro daqueles muros de 6 metros de altura encimados por cerca eletrificada havia um mundo à parte, com regras rígidas criadas e aplicadas conforme o humor do oficial responsável, Melquíades, que gostava de se gabar do fato de nunca um detento ter conseguido escapar dali.

domingo, 20 de fevereiro de 2022

Resenha: Escafandro - Viúva Veneno

A trama se passa em Minas Gerais, entre 1919 e 1969. A protagonista, Madeleine Maria da Silva, era uma moça pobre que se envolveu com o filho dos patrões de sua mãe, engravidou e foi forçada a ir para longe. O que começou como desventura pode ter um final feliz?

sexta-feira, 18 de fevereiro de 2022

Filme: Wendy e Lucy (#52FilmsByWomen / Veja Mais Mulheres)


Wendy decide ir para o Alasca atrás de emprego. Ela é uma garota pobre que tem poucas coisas para chamar de suas: algumas roupas gastas na mochila, um carro velho e o amor de Lucy, sua fiel companheira canina. Um dia, Wendy tem um imprevisto com o carro e, para piorar, Lucy desaparece. A menina que tinha pouco agora não tem mais nada. E acompanhar sua busca desesperada pela amiga de quatro patas é de cortar o coração.

terça-feira, 15 de fevereiro de 2022

Resenha: Morra, amor


A protagonista é uma mulher casada que tem um bebê de seis meses. Ela mora com o marido, o filho e o cachorro numa casa isolada de interior. Sem contato com outras pessoas e sobrecarregada pelos afazeres domésticos e pelos cuidados incessantes com a criança, ela se sente exausta, frustrada, sozinha, enraivecida e cheia de sentimentos conflituosos. Um retrato realista e cruel da maternidade e de uma mulher que sofre por sentir que não se enquadra no papel idealizado e imposto de esposa amável, dona de casa perfeita e mãe carinhosa e exemplar. Um mergulho na mente confusa dessa personagem. Muito bom.

domingo, 13 de fevereiro de 2022

Resenha: Capitão Feio - Identidade


Um dos poucos vilões criados por Mauricio de Sousa, Capitão Feio ganhou uma HQ para chamar de sua. Em “Identidade” descobrimos sua origem e vemos a história se desenrolar do ponto de vista dele. Mais do que um cara malvado que quer destruir e emporcalhar o mundo, Feio é um sujeito solitário e incompreendido. Ele ao mesmo tempo busca companhia e repele qualquer um.

sexta-feira, 11 de fevereiro de 2022

Filme: Bombay Rose (#52FilmsByWomen / Veja Mais Mulheres)


Kamala é uma moça hindu que mora com o avô e a irmã menor e vende flores nas ruas de Mumbai, depois de ter escapado de um casamento arranjado. Para que a caçula receba uma educação de qualidade, ela também trabalha à noite e está juntando dinheiro para ir para Dubai, onde lhe prometeram um emprego de faxineira, com remuneração melhor. Sua vida é dura, e são seus sonhos com um príncipe de outras terras que lhe dão ânimo para seguir em frente. Um dia, ela percebe que, do outro lado da rua, há um rapaz muçulmano parecido com aquele de seus sonhos, e que ele está interessado nela.

quarta-feira, 9 de fevereiro de 2022

Filme: O fio invisível


Adaptação do romance "Distância de Resgate", da escritora argentina Samanta Schweblin, o thriller tem roteiro criado pela própria Samanta junto com a diretora peruana Claudia Llosa, que já nos brindou com ótimos filmes, como “A teta assustada” e “Madeinusa”. Como no livro, a narrativa é toda fragmentada e avança e retrocede no tempo, desorientando o espectador, que tem que prestar muita atenção no que vê e no que é dito para montar o quebra-cabeça.

segunda-feira, 7 de fevereiro de 2022

Resenha: Deslocamento - um diário de viagem

Após o término de um relacionamento, a jovem Lucy pensou que seria ótimo embarcar num cruzeiro de 7 dias para o Caribe com os avós: era a chance perfeita de fugir do frio de Nova York e ainda passar mais tempo com seus parentes que via pouco. Mas viajar com duas pessoas de 90 e poucos anos se mostrou uma tarefa mais complicada do que ela imaginara.

quarta-feira, 2 de fevereiro de 2022

Resenha: Os Outros Dois


Alice Waythorn, que já foi Alice Haskett e Alice Varick, está em seu terceiro casamento. Das uniões anteriores ela traz uma filha pré-adolescente e o domínio da arte da maleabilidade. Quando pouco depois do mais recente matrimônio a garota adoece e passa a receber visitas do pai (o primeiro marido de Alice), o Sr. Waythorn se vê numa situação desagradável, piorada quando o destino o faz assumir, no trabalho, o caso do segundo ex da esposa.

terça-feira, 1 de fevereiro de 2022

Filme: The House (#52FilmsByWomen / Veja Mais Mulheres)


Nessa animação em stop motion, três histórias se desenrolam em épocas diferentes, tendo como ponto de ligação a mesma casa. Na primeira delas (dirigida por Paloma Baeza, da Inglaterra), uma família humilde e feliz mora numa casinha simples, mas parentes esnobes os diminuem e deixam chateados. Um dia, surge na porta deles um sujeito que diz representar um velho rico e bondoso que oferece à família uma casa enorme toda mobiliada só para realizar seu sonho de criar projetos ousados. Eles aceitam, é claro. Só que coisas estranhas começam a acontecer na casa nova e, quando se dão conta de que pagaram um preço alto demais pelo presente, já é tarde.

segunda-feira, 31 de janeiro de 2022

Resenha: O Chamado de Mpoue


Jacques é professor e realiza uma importante pesquisa na área de física de materiais. Um dia, durante a apresentação dos resultados do seu estudo, ele enxerga olhos flamejantes o encarando no fundo do anfiteatro e acaba desmaiando. Aquela não era a primeira vez que ele via tais olhos; eles pertenciam a Mpoue.

quarta-feira, 26 de janeiro de 2022

Resenha: Incidente em Antares


Dividido em duas partes, o livro usa a fictícia cidade gaúcha de Antares como um microcosmo do Brasil, e escancara todo tipo de mazela do país com uma prosa ácida que mescla fatos históricos com acontecimentos inventados, fazendo o leitor refletir e também gargalhar.

segunda-feira, 24 de janeiro de 2022

Série: Amor & Anarquia (2020)


Sofie é uma consultora de negócios contratada para melhorar os processos internos e as vendas de uma pequena editora. Max é o moço do TI nessa empresa. Logo em seu primeiro dia no lugar, Sofie se desentende com o rapaz. E ele, por acaso, acaba flagrando a nova integrante da equipe numa situação constrangedora também no primeiro dia. O que parecia ser apenas um caso de chantagem acaba se transformando num jogo divertido, porém arriscado.

domingo, 23 de janeiro de 2022

Resenha: Anésia & Dolores


Anésia e Dolores são duas amigas de temperamentos opostos: enquanto a primeira é mal-humorada, sarcástica e sem papas na língua, a segunda é um docinho, otimista e gentil. São décadas de amizade improvável à primeira vista. Além de ser rabugenta com Dolores, nas tirinhas Anésia também dá respostas atravessadas à filha, zoa o neto (no caso, o Will), manda a real para outras velhinhas do grupo, tesoura admiradores e, com isso, arranca risos do leitor. Suas tiradas são hilárias.

sexta-feira, 21 de janeiro de 2022

Filme: Uma Vida Doida (#52FilmsByWomen / Veja Mais Mulheres)


Depois de anos adiando, Alex e Noémie finalmente decidem ter um filho. No entanto, o que seria um momento de alegria se torna o início de uma fase turbulenta do casal. O motivo: Suzanne, mãe de Alex, começa a se comportar de maneira estranha. O que a princípio parecia ser apenas excentricidade e vontade de chamar a atenção, logo revela ser uma realidade dolorosa que afetará a vida de todos.

quinta-feira, 20 de janeiro de 2022

Filme: A última noite


Um grupo de amigos se reúne numa casa de campo. Correria para terminar a preparação da ceia a tempo, briguinhas de crianças, lembranças da juventude, antigos desafetos. Parece apenas um natal como outro qualquer, mas tem um detalhe: este será o último antes da extinção dos humanos.

quarta-feira, 19 de janeiro de 2022

Resenha: Rinha de galos


“Certa noite, a barriga de um galo estourou enquanto eu o carregava nos braços como se fosse uma boneca, e descobri que aqueles homens tão machos que gritavam e atiçavam para que um galo rasgasse o outro de cima a baixo tinham nojo da merda, do sangue e das vísceras do galo morto. Assim, eu passava essa mistura nas mãos, nos joelhos e no rosto, e eles pararam de me importunar com beijos e outras idiotices.

Diziam ao meu pai:

– Sua filha é um monstro.”

domingo, 16 de janeiro de 2022

Resenha: Nijigahara Holograph

Nijigahara é um terreno nos fundos de uma escola onde existe uma espécie de túnel. Há lendas sobre o lugar. Dizem que um monstro mora lá. Dizem que houve mortes ali. Uma garota escreve num diário sobre a área. O que surgiu primeiro: os textos da menina ou os rumores? O fato é que algo violento aconteceu no local e afetou a vida de vários alunos e professores. O que acompanhamos são fragmentos da história do ponto de vista de vários personagens, apresentados sem identificação do narrador e com trechos de passado, presente e futuro dessas pessoas. Ao leitor cabe encaixar esses cacos e formar o mosaico.

sábado, 15 de janeiro de 2022

Filme: A Filha Perdida (#52FilmsByWomen/ Veja Mais Mulheres)


Leda é uma professora universitária de férias numa praia grega. Ela chega sozinha, trazendo na mala seus livros e cadernos. Sua paz logo é abalada por uma numerosa e ruidosa família que se espalha pela areia. Entre aquelas pessoas está Nina, uma jovem mãe com sua filha pequena. Quando a garotinha se perde, o pânico toma conta de todos na praia, e Leda ajuda na busca. Assim, ela é arrastada involuntariamente para aquele universo conturbado dos desconhecidos e de volta ao seu próprio passado doloroso.

sexta-feira, 14 de janeiro de 2022

Veja Mais Mulheres / 52FilmsByWomen (2022)

Em 2016 fiz o desafio #52FilmsByWomen / #vejamaismulheres pela primeira vez. Desde então, todos os anos assisto a pelo menos 52 filmes dirigidos por cineastas do sexo feminino. As listas com todos os filmes que vi e postei aqui nos 3 primeiros anos podem ser acessadas clicando nos links correspondentes:

- Ano 1 (2016)

- Ano 2 (2017)

- Ano 3 (2018)

quarta-feira, 12 de janeiro de 2022

Livro vs Série: Nove Desconhecidos / Nine Perfect Strangers

LIVRO: 

Nove desconhecidos se encontram no Tranquillum House, um spa de alto padrão que tem uma clientela escolhida a dedo. A intenção de todos eles era descansar um pouco e reorganizar as ideias e, se no processo perdessem alguns quilinhos, melhor. Ou pelo menos é esse que eles pensam que seja seu propósito ali. Em maior ou menor grau, todos estão passando por um momento difícil, e o retiro é o último recurso que eles têm para botar suas vidas nos trilhos outra vez.