segunda-feira, 7 de fevereiro de 2022

Resenha: Deslocamento - um diário de viagem

Após o término de um relacionamento, a jovem Lucy pensou que seria ótimo embarcar num cruzeiro de 7 dias para o Caribe com os avós: era a chance perfeita de fugir do frio de Nova York e ainda passar mais tempo com seus parentes que via pouco. Mas viajar com duas pessoas de 90 e poucos anos se mostrou uma tarefa mais complicada do que ela imaginara.

Nesta HQ autobiográfica, a autora usa o bom humor e a delicadeza para relatar sua experiência de viajar com idosos. Mais do que mudar de ares, a viagem foi para ela um momento em que se viu diante da fragilidade da vida e das dificuldades enfrentadas em atividades aparentemente simples do dia a dia, aprendeu a respirar fundo e desacelerar. Também foi uma ocasião em que pôde lidar com os próprios temores relacionados à velhice, e se surpreendeu com pequenos gestos de carinho numa família que não costumava demonstrar afeto. E, enquanto equilibrava as exigências do presente, ela conhecia mais sobre o passado do avô por meio de seu diário e pensava em seu próprio futuro.

Achei a narrativa bem sincera e tocante. A quadrinista conseguiu expressar muito bem as angústias relacionadas à decadência do corpo e da mente, a exaustão de ter que estar sempre alerta às necessidades alheias, a sensação de impotência e o medo de perder alguém querido. Gostei bastante.

Nota: 4/5

Nenhum comentário: