segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

Prato do Dia: Melancia

Segunda-feira é um dia complicado de fazer almoço, já que o que tinha de comida acabou no fim de semana e a feira é só na terça. Além dos zilhões de laudas para entregar num prazo curto, está chovendo sem parar e não tenho nenhuma disposição para sair de casa e comprar alguma coisa pra comer.

E eis que a única coisa disponível na geladeira era um mega pedaço de melancia.
“É isso!”, digo a mim mesma. O almoço de hoje será melancia. Uma rápida pesquisa na internet e tchãrã:
A entrecasca da melancia virou um refogado com soja.

Pode fazer sem medo que tanto o aspecto quanto gosto passam fácil por chuchu, ou seja, não tem gosto de nada. É só temperar como quiser que vai ficar uma beleza!

A melancia pode ser completamente aproveitada. Da polpa (parte vermelha) se faz suco e carpaccio. Com a entrecasca (parte branca) dá para fazer cozido, refogado, salada, doce e picles. A casca (parte verde) pode virar uma farofa nutritiva.

Receitas e inspiração para testar novas possibilidades não faltam, mas minha melancia e meu tempo acabaram. Fica pra próxima!

2 comentários:

Sarah disse...

Mi, como assim??? Vc é mega criativa na cozinha! Eu nem sabia que a parte branca da melancia chamava entrecasca... Já sei, vou te chamar pra fazer o jantar aqui de casa de vez em quando. Topas?? :P

Sam disse...

A cara estava maravilhosa! Vou fazer um teste com essa receita aqui em casa! Inovar, já que por ser vegetariana há uma limitação no que comer e os legumes (alguns deles) já estão me enjoando! kkk
Adorei a ideia, muito boa.
beijos