terça-feira, 23 de agosto de 2011

Clássicos&Cults: Cinema Paradiso

Cinema Paradiso é um daqueles filmes clássicos que estavam na minha lista há anos e que agora, sendo lançado na Coleção Folha Cine Europeu, finalmente consegui assistir. O filme se passa logo após a Segunda Guerra Mundial em uma cidadezinha italiana sem muita opção de diversão, na qual o cinema passa a ser a válvula de escape dos tipos mais pitorescos do local. Entre eles está Totò, menino que visita o cinema diariamente não só para viajar nos filmes apresentados, mas também pela amizade que acaba desenvolvendo com Alfredo, o projecionista.


No decorrer da história, acompanhamos Totò na infância, quando encontra no cinema diversão e em Alfredo a figura paterna; na adolescência, quando descobre o amor; e na fase adulta, transformado em um cineasta de sucesso. Conseguimos ainda acompanhar a evolução do próprio Cinema Paradiso: de um local pequeno e com filmes censurados pelo padre, passando por reforma e modernização e se tornando um passatempo disputado e, por fim, sendo abandonado e demolido em nome do progresso da região.

O filme é emocionante, seja pelas relações humanas desenvolvidas, seja pelo prazer cinéfilo de ver a sétima arte reverenciada nas cenas de filmes consagrados que são apresentados na tela do Cinema Paradiso. Entretenimento de primeira!

2 comentários:

júpiter disse...

Olá Michelle!
Já ouvi falar muito desse filme, e muito bem por sinal! Sou louca para ver mas sempre acabo esquecendo. Agora você me lembrou de novo e já anotei aqui para baixar ^^

beijos!

O Neto do Herculano disse...

Declaração de amor ao cinema,
vi garoto e ainda emociona.