sexta-feira, 8 de outubro de 2021

Resenha: O grande Deus Pã


Devido ao seu interesse pelo excêntrico e pelo oculto, Clarke é convidado pelo Dr. Raymond a testemunhar um experimento que permitirá a Mary, a cobaia, enxergar além do véu que esconde outra realidade. O procedimento é bem-sucedido, mas o médico não considerou que há coisas que olhos humanos não foram feitos para ver e, assim, traz para este mundo algo que devia ficar em outro.

Clarke é um sujeito que já frequentou sessões de médiuns famosos e que coleciona documentos sobre assuntos mórbidos, aos quais intitulou “Memórias para provar a existência do Diabo”. Ele tem consciência de que o experimento, feito sem que Mary soubesse o que a aguardava, não é nada correto. Mesmo assim, sua curiosidade é maior que seus escrúpulos. O médico é um homem de meia-idade que, por ter tirado a jovem das ruas, acredita ser dono da vida dela, para usar como lhe aprouver. Mary entra de gaiata na história. Ela não só tem sua vida destruída como também leva a culpa de toda desgraça decorrente porque, afinal, ela é a mulher, o receptáculo do mal, um enigma. Aquela coisa de sempre.

Influência óbvia de Lovecraft, Machen usa como cenário bosques, riachos e ruínas da zona rural do País de Gales, sua terra natal, e elementos pagãos para evocar o horror causado por algo indizível, além da capacidade humana de compreender e descrever. E também aproveita para criticar a decadente sociedade vitoriana. É um livro de importância inegável, mas achei meio arrastado.

 Esta edição traz ainda dois contos extras, introdução do autor e posfácio.

“Tais forças não podem ser nomeadas, não podem ser faladas, nem imaginadas a não ser sob um véu e um símbolo que é, para a maioria de nós, uma fantasia exótica e poética, para outros, uma fábula tola. Todavia, você e eu conhecemos, em todo esse caso, um pouco do terror que pode habitar o lugar secreto da vida, que se manifesta sob a carne humana. Aquilo que não tem forma e que procura uma para si”.

Nota: 3/5


Este post faz parte do 
Desafio Volta ao Mundo em 80 Livros[País de Gales]Para ver a apresentação do projeto e a lista de títulos/resenhas, clique AQUI ou no banner na coluna à direita. 

Nenhum comentário: