quinta-feira, 12 de fevereiro de 2009

Ensaio Sobre a Cegueira

Ontem tive uma experiência surreal que fez com que eu me sentisse parte do filme “Ensaio sobre a cegueira”. Sabe aquela parte em que as pessoas saem do confinamento e começam a andar às cegas tropeçando no monte de lixo? Então... era eu tentando sair do prédio em que trabalho.

Que a escada da saída de emergência não seria útil em caso de incêndio eu já sabia, pois já a conhecia de outros carnavais (leia-se impaciência após esperar o elevador por mais de 10 minutos). As pessoas não se preocupavam muito com questões de segurança antigamente (e pelo jeito, hoje em dia também não).

Eu trabalho no 13o andar de um prédio antigo, no centro de São Paulo. A escada da saída de emergência não é como as de hoje, com degraus retangulares e uniformes e com um patamar quadrado para se descer com cautela. É uma escada antiga, com degraus triangulares (aqueles que são mais estreitos de um lado do que do outro) e que vão descendo em caracol.

Pois bem... ontem faltou luz no edifício e, na hora de ir embora, lá fui eu para a tal escada. Quando chego lá, a escada era uma penumbra total. Havia luz de emergência só no corredor, mas não na escada. Toca abrir a mochila e desenterrar o celular, que não ajudava muito, mas era melhor que nada. Para completar, o pessoal da faxina, na falta de lugar melhor para armazenar o lixo até a hora de colocá-lo na rua, decidiu que a escada era um local apropriado. Ou seja, desci 13 andares no escuro total, tentando não escorregar nos degraus bem calculados e ainda tive que pular alguns sacos de lixo.

Em caso de emergência, o jeito é usar essa saída:

5 comentários:

Art by Lu disse...

Passando para conhecer seu blog :- ) ... Gostei e voltarei.
Abraços,

Lu

PS: situação chata essa da escada, eim?

Sarah disse...

Afff, fala sério...
Coisas de centrão de SP.
Em tempo: adorei Ensaio sobre a Cegueira... Os dois, livro e filme. Pra mim não tem muita comparação de qual é melhor, são mídias diferentes... Os dois valem a pena!

Ped 2009.2 disse...

Nossa! que situação!

Bom final de semana.

Bj

Cryz disse...

Fala, Micha! To sumida mesmo... recebi seu email e estou eu, no momento, desviando dos escombros para arrumar tempo pra te escrever. Desculpe... aliás, nem desculpas valem mais, ne? Saudades.... Tem blog novo! Check it out, peer: http://natacrisf.wordpress.com/

Ice disse...

às vezes essa é a melhor "saída" mesmo..rs



bjs chuchu!