segunda-feira, 23 de maio de 2011

Filmitcho: Um Crime Americano (An American Crime)

Decidi assistir este filme por acaso, depois de dar uma olhada no guia de programação e ver que tinha uma história interessante em um horário assistível.
E que filme!
Contando com a ótima Ellen Page (a eternamente "Juno", que também fez "Menina má.com" e, mais recentemente, "A Origem") no papel da protagonista e com a maravilhosa  Catherine Keener (indicada ao Oscar por "Capote" e parte do elenco de "Quero ser John Malkovich" e "Em busca da natureza selvagem") no papel da antagonista, o filme conta a história real da jovem Sylvia Likes, que pode não ser tão conhecida no Brasil, mas chocou os Estados Unidos nos idos dos anos 60. Ela e sua irmã mais nova, Jennie, são deixadas provisoriamente pelos pais, que trabalham num circo/feira itinirante, aos cuidados de Gertrude Baniszewski, uma mãe solteira que tem 7 filhos para cuidar. O acordo parecia ótimo: Gertrude olharia as duas meninas por alguns meses e em troca receberia US$20,00 por semana. Para quem já tinha tantas crianças para cuidar, ser responsável por mais 2 não seria nada demais, e, ainda ganharia uma graninha.



No começo tudo vai bem. As crianças se entendem, fazem amizade, estudam e brincam juntas. Aos poucos, o lado violento de Gertrude começa a aflorar e, para ela, qualquer coisa é desculpa para bater e humilhar as hóspedes: pagamento atrasado, falsa acusação de roubo, falsa acusação de fofoca, sua condição delibitada de asmática, etc. Os castigos e humilhações vão aumentando de forma aterrorizante e o alvo principal é Sylvia, que assume parte da punição da irmã para protegê-la, já que a irmã mais nova era mais frágil e tinha sequelas da poliomielite.


[PAUSA] - Alerta de Spoiler
Se vc não quer saber mais detalhes sobre a história, pare de ler aqui. É que não tenho como contar o que vem em seguida sem revelar partes importantes da trama.
Eu já fiz posts aqui sobre outros filmes violentos. Apesar de banalizada, alguns aspectos da violência são mais fáceis de tolerar que outros. Não porque sejam menos importantes, mais leves ou nada do tipo. Mas é que tem coisas que me chocam mais e, uma delas, é a violência praticada por crianças. Vejam bem, eu disse "POR" crianças, não "CONTRA" crianças (não que violência contra crianças seja menos pior), mas é que faz parte do inconsciente popular dizer que "crianças são puras, sinceras e inocentes". Bem, nem sempre. O caso verídico contado neste filme está aí para mostrar.
[DESPAUSA]

Como se já não fosse absurdo o bastante ver tudo o que Gertrude faz com Sylvia, ainda somos brindados com tortura e maus tratos praticados pelas próprias crianças contra a menina. Sim, Gertrude incitava os filhos a baterem, chutarem, queimarem e a fazer o que quisessem com Sylvia para "ensinar uma lição a ela".
Mas a coisa não para por aí. Os filhos de Gertrude levavam os amiguinhos da escola para "se divertirem" com Sylvia. É sério. Horrivelmente pertubador, mas é verdade. Várias crianças desciam ao porão para torturar a menina a troco de nada.

O desfecho é trágico, como não poderia deixar de ser. Mas o que fica martelando na cabeça é: por que ninguém fez nada para ajudar Sylvia? Os filhos de Gertrude tinham medo da mãe, então é meio que compreensível que eles fizessem o que a mãe mandava. Eu disse que é "meio" compreensível, pois alguns eram pequenos (uns 7, 8 anos) e provavelmente não entendiam direito o que se passava, mas outros eram adolescentes de 13, 15 anos, ou seja, sabiam perfeitamente o que estavam fazendo. Além disso, vários outros jovens que torturaram Sylvia também já eram adolescentes e tinham noção do que acontecia ali. NINGUÉM, em momento algum, disse que não queria participar. Por que? NINGUÉM, em momento algum, avisou os pais, professores, vizinho, polícia ou sei lá mais quem. Mesmo os vizinhos de Gertrude, que ouviam Sylvia gritar desesperadamente, NUNCA pensaram em chamar a polícia. Se limitavam a virar as costas, fingir que não ouviam e ir cuidar da própria vida.

O mais triste de tudo é que esse caso acabou com a vida não só de Sylvia, mas de grande parte dos envolvidos. Muitas das crianças que participaram das sessões de tortura foram para o reformatório, os maiores foram julgados e condenados à prisão, Gertrude foi condenada à prisão perpétua. Mesmo aqueles que pegaram penas "mais leves", de um jeito ou de outro tiveram suas vidas marcadas para sempre, pois vários nunca se recuperaram, caíram no mundo do crime e se afundaram cada vez mais...
Um filme que agride os olhos, mas faz pensar.
Bjo e até a próxima!

2 comentários:

Nice disse...

Tentei assistir esse filme mas não consegui...as cenas de tortura me deixaram muito perturbada...triste é saber que tudo foi verdade...

Michelle disse...

Perturbador ao extremo!