sexta-feira, 31 de maio de 2013

Top Ten Tuesday: Dez palavras/tópicos que me fazem escolher um livro


Hoje não é "Tuesday", mas vou responder uma tag interessante que vi no “Por essas páginas" já faz um tempinho e que faz parte do “Top Ten Tuesday”, iniciativa criada pelo blog “The Broke and the Bookish”. Com vocês, “Dez palavras/tópicos que me fazem escolher um livro”.

1) São Paulo / Espanha - Adoro reconhecer os lugares mencionados em histórias que se passem em São Paulo. Ao ler, percorro o caminho junto com os personagens, e a cidade se torna também um elemento vivo da trama. Se o cenário for a Espanha, também já me interesso, pois é um dos países que morro de vontade de conhecer.

2) Animais (especialmente gatos) – Eu sei, histórias de animais geralmente são tristes e os protagonistas morrem no final... mas e daí? Uma boa trama não se faz apenas de surpresas. Às vezes, tudo o que eu quero é acompanhar uma narrativa tocante, que tenha momentos divertidos e que mostre superação e amizade incondicional. E, nesse quesito, livros com animais são imbatíveis.

3) Monstros – Eu gosto dos clássicos: vampiros, lobisomens, zumbis, alienígenas... mas, por favor, nada de modernizações sem sentido com sanguessugas gerando herdeiros, lobisomens domesticados, zumbis apaixonados, alienígenas amigáveis. Se é para ler histórias de monstros, eu quero ver é sangue e entranhas voando para todo lado.

4) Guerra/pós-guerra – Eu não gosto do combate em si (acho um tédio), mas tenho forte queda pelas histórias dos sobreviventes, pelas famílias destroçadas, pelos amores interrompidos, pelas mudanças no cotidiano. Sim, bem dramático, mas eu curto.

5) Autores favoritos – Nem tem muito o que dizer: se é livro do Nick Hornby, Stephen King, Saramago, Daniel Galera, já quero ler, independente do tema. E nem precisa ser um autor que eu conheça a fundo. Se na primeira obra eu sinto que temos uma ligação especial, viro fã e quero saber mais. Nesse tipo de amor à primeira vista eu acredito.

6) Orientais – Uma paixão herdada dos filmes e confirmada nos livros. A delicadeza e a força em um equilíbrio difícil de encontrar em outras obras, a calma, as descrições detalhadas... ou a violência desmedida. Não importa. Histórias orientais são sempre marcantes.

7) Comida – Mais um tema que aprecio nas telas e nos livros. A comida, mais do que saciar o corpo, alimenta a alma. E a atração não é tanto pelos pratos em si, mas por tudo o que envolve sua preparação, seus ingredientes e histórias envolvidas. Literatura realmente saborosa.

8) Livros que viraram filmes – Noventa por cento dos filmes são inspirados em livros. OK, não sei ao certo a porcentagem, mas sem dúvida é grande. E se uma história saiu das páginas e ganhou a tela, pode ter certeza que vou querer conferir as duas (ou mais) versões e compará-las.

9) Livros sobre livros – E quando o gosto pela leitura é tão grande que não basta apenas ler um livro qualquer? Então leio um livro que fale sobre livros! Acho tão bacana quando os personagens de uma história têm suas vidas mudadas pela leitura! Ou quando o cenário é uma biblioteca. Ou quando um exemplar raro e misterioso é encontrado. Ou... deu para entender.

10) Alfaguara Os livros dessa editora me ganham pelas capas. Uma mais linda que a outra! E ainda combinam com títulos pra lá de inspiradores. Para completar o pacote da tentação, autores de prestígio fazem parte do catálogo. Como resistir?

E para vocês, qual o tema/palavra mais recorrente na estante?

Beijo!

5 comentários:

Angélica Roz disse...

Oi Michelle!

Eu adorei o post!!
Eu ainda não tinha pensado sobre isso... as temáticas que mais me atraem.

Amooo livros que misturam culinária com a trama! Você já leu "Como água para chocolate" da Laura Esquível e "Chocolate" da Joanne Harris?
Eu adoroo esses livros! \o/

Quanto aos lugares onde se passam as histórias... Não resisto quando a história acontece na França, Espanha e Itália! Ah e também adoro os orientais! Histórias que se passam na China e no Japão também costumam ser muito interessantes!

Nunca li nada do Nick Hornby. O.o Quanto ao Saramago e ao King, também sou fã!!

Beijos!! :)

Michelle disse...

Angélica,
Só vi os filmes desses 2, mas já comprei o livro do 1o para conferir. Ah... esses lugares devem ser tão lindos! Valem a viagem (nem que seja por meio de livros). E eu piro em histórias orientais. Hornby é bem legal, viu?

Lany disse...

Olá,
Adorei a sua lista!^^
Eu também adoro ler livros sobre cidades que eu conheço. Fica muito mais fácil imaginar os lugares...
E eu adoro animais, principalmente gatos! Eles são tãooo fofos! Pena que, como você disse, normalmente os livros são tristes. Mas nem precisa ter um animal como tema central, só dos personagens possuírem algum animal eu já fico feliz!
Um dia eu comprei um livro só porque tinha "Cupcake" no nome! *-* E da mesma autora tem um sobre uma loja de chocolates em Paris, então bem... Eu também gosto de livros com comidas hahaha!
Beijos,
Lany
http://poressaspaginas.com

Michelle disse...

Lany,
Para mim, o legal de cidades conhecidas é identificar os lugares e me imaginar neles, reconhecendo detalhes como se fosse um segredo só meu e do autor, sabe?
E é verdade, o animal nem precisa ser protagonista para chamar minha atenção.
Haha... imagino. Um livro que junta Paris e comida. Você deve ter pirado, né?
bjo

Anônimo disse...

Uhm, difícil essa, hein? Sou muito atraída por guerra, por histórias reais (não exatamente a biografia de uma só figura), e pela ficção científica à la Isaac Asimov. Não ando com paciência para romancinhos (acho que nunca a tive).