sexta-feira, 10 de outubro de 2014

TAG: Animações

Oi, gente!

Com o Dia das Crianças se aproximando, resolvi tomar vergonha na cara e postar uma tag sobre animações que vi há um tempão no ‘Randomicidades Aleatórias’. A ideia é escolher três títulos de cada categoria e comentar brevemente sobre cada escolha. Nem todas as opções são voltadas para o público infantil, mas não há como negar que é sempre nos pequenos que pensamos quando se trata de animações. Então, vamos lá!



1.                  Animações da Disney [Estados Unidos]

Minha primeira escolha é óbvia: “A Bela e a Fera”, o filme sobre a garota ‘estranha’ que adora ler e se apaixona pelo monstro que, no fundo, tem um coração bom. Por que escolhi este filme? Porque o casal principal à primeira vista não combina, os personagens secundários são fofos e/ou divertidos, as músicas são lindas e se relacionam perfeitamente com as cenas.


A segunda escolha fica praticamente empatada com a primeira posição: “O Rei Leão”. Como não se emocionar com a história do leãozinho teimoso que aprende da pior maneira a obedecer aos pais, faz amizades improváveis, desenvolve um relacionamento com a melhor amiga de infância e tem que lutar contra seus medos para assumir suas obrigações reais?


O terceiro colocado é um delírio visual: “A Pequena Sereia”. Quem nunca quis pintar o cabelo de vermelho depois de ver esse filme? Bom, eu pintei... rs. Na verdade, o ponto forte da história nem é a protagonista; o que mais me chama a atenção no filme é a vilã (adoro a Úrsula!), os personagens secundários (Sebastião e Linguado são adoráveis) e as músicas. É só pensar nessa produção e, imediatamente, o tema “Aqui no Mar” começa a tocar na minha cabeça.


2.                  Animações da Pixar

Fico muito dividida ao escolher meu favorito da Pixar, mas vou de “Toy Story” porque, além de ter sido pioneiro, ainda consegue a proeza de manter a qualidade em suas duas continuações. A história de rivalidade e amizade entre os brinquedos é uma graça e desperta a nostalgia e quem já brincou com os itens mostrado na tela. E Buzz é uma figura. Sou #TeamBuzz forever!


O segundo lugar fica com “Monstros S.A.”. Adoro o otimismo de Mike Wazowski e a paciência de Sullivan com o amigo empolgadíssimo. E ainda tem a fofíssima Boo, que faz com que os monstros vejam seu trabalho assustador de um novo ponto de vista. Divertido e emocionante.


O terceiro filme é uma das produções mais ousadas da Pixar, mas parece que, infelizmente, não alcançou o sucesso merecido: “Wall E”. Fiquei hipnotizada pela história do robozinho encarregado de cuidar de montanhas de lixo deixadas para trás, na Terra, quando a humanidade resolveu dar no pé e ir emporcalhar outro planeta. Wall E coleciona ‘tesouros’, se apaixona por uma robô mais avançada e nos faz pensar em como lidamos com a tecnologia e como cuidamos do ambiente. Tudo isso sem ser chato e sem falar uma palavra. Lindo demais.


3.                  Animações Japonesas

Quebrei a cabeça para selecionar as animações japonesas, já que tenho várias anotadas na minha lista de “Vou Ver”, mas assisti a poucas de fato. Enfim... a primeira que me ocorreu foi “A Viagem de Chihiro”, com sua trama à la ‘Alice no País das Maravilhas’. Só lembro que o filme tinha um visual lindo e seres mágicos, nem sempre bonzinhos.


Para a segunda posição, escolhi outro do Hayao Miyazaki: “O Castelo Animado”. O mesmo encantamento que tive ao assistir o filme anterior se repetiu quando vi este. O que mais me impressiona em seus filmes, além do traço, é o caráter humano de seus personagens (e quando eu digo humano quero dizer cheio de falhas, mas tentando se superar sempre).


O terceiro filme que me veio à cabeça foi o clássico “Akira”. Mesmo muitos anos após ter assistido, ainda me lembro da violência entre as gangues, do futuro sombrio do filme e das experiências científicas.


4.                  Animações Francesas

Nem tive que pensar muito para a primeira escolha: “As Bicicletas de Belleville”. Adoro o visual do filme, as musiquinhas, as trigêmeas idosas divertidas...


O segundo escolhido vi recentemente: “Ernest & Célestine”. Fiquei apaixonada pela história de amizade improvável entre uma ratinha questionadora e um urso de grande coração.


Minha terceira escolha é “Um Gato em Paris”. Essa animação tradicional me cativou por apresentar personagens que não são 100% bons nem 100% ruins em sua essência e por contar uma história de superação de perda e amizade destinada o público infantil sem lição de moral.


5.                  Animações em Stop-Motion

No topo da lista, claro que está “O Estranho Mundo de Jack”. Não adianta, sou viciada nesse filme. Pelos personagens, pelas músicas, pelo visual sombrio porém divertido... um clássico absoluto.


Minha segunda escolha não é infantil: “Mary & Max – Uma Amizade Diferente”. Filme emocionante e muito triste sobre uma garotinha solitária que sofre bullying e um quarentão tão sozinho quanto ela que vive isolado em Nova York e luta contra fobias. Lindo, lindo, lindo.


O terceiro escolhido é “A Fuga das Galinhas”, a história das penosas que querem fugir do destino trágico de virar recheio de tortas e que decidem aprender a voar (nem que seja usando uma engenhoca construída por elas e por um galo sabichão).


6.                  Outras Animações 3D

O primeiro escolhido é “Meu Malvado Favorito”. Não tem como não se envolver com o rabugento Gru, o vilão que quer roubar a lua e acaba conquistado por três garotas órfãs. E ainda tem os coadjuvantes mais adoráveis de todos os tempos: os minions!


A segunda escolha é um filme que fez um sucesso tremendo na época do lançamento: “A Era do Gelo”. Sid, a preguiça, rouba a cena com sua falta de noção e ainda há os momentos hilários do esquilo Scratch perseguindo sua noz.


Minha terceira opção é “Shrek”. Embora a franquia não tenha conseguido manter o nível nas continuações, o primeiro filme é muito divertido, com um protagonista que passa longe dos ideais de herói e/ou mocinho. Além disso, os coadjuvantes (o Burro e, a partir do segundo filme, o Gato de Botas) dão ainda mais graça à história.


7.                  Outras Animações 2D

São tantas possibilidades... como estou tentando fazer escolhas de estilos diferentes, vou ficar com “Persépolis”, por contar uma história de revoluções pessoais e políticas pelos olhos de uma garota iraniana. Os traços são bem simples, mas a trama é excelente. [Irã]


Minha segunda escolha é uma animação brasuca não-infantil: “Uma História de Amor e Fúria”, sobre um homem que atravessa os séculos em busca da amada, em uma mistura de ficção científica, aventura, romance e História com M maiúsculo. [Brasil]


Mais uma animação incrível voltada ao público adulto: “Chico e Rita”, sobre um pianista de jazz e uma garota que queria ser cantora. Acompanhamos a história deles ao longo dos anos, desde a ensolarada Havana até a cinzenta Nova York, com todos os altos e baixos próprios de um relacionamento amoroso. O que torna o filme memorável: trilha sonora, visual deslumbrante e fortes críticas sociais. [Espanha]


8.                  Curtas de Animação

Não tenho o hábito de assistir a curtas, mas selecionei três que merecem ser vistos.

O primeiro é “The Lost Thing”, sobre um sujeito que encontra uma ‘coisa’ animada na praia e decide dar a ela um lar. O problema é que, embora a ‘coisa’ seja uma gracinha, ninguém quer perder um minuto para prestar atenção ao que o homem está dizendo.


Minha segunda escolha é “Contre Temps”, um homem obcecado pelo tempo que coleciona relógios e mora em uma cidade submersa. Um dia, em uma de suas buscas por relógios perdidos, ele encontra uma garotinha que o faz perceber o quanto estava valorizando as coisas erradas.


Por fim, “O Avião de Papel”, aquele do cara que se apaixona à primeira vista pela garota bonita na estação de trem e passa a tentar falar com ela desesperadamente, ao notar que ela está no prédio ao lado de onde ele trabalha.



E vocês, curtem animação?

2 comentários:

Lígia disse...

Gostei muito das suas escolhas (principalmente dos filmes franceses ♥).
Ainda não assisti "Chico e Rita" nem "Uma história de amor e fúria", quero muito ver!

alineaimee disse...

Que TAG linda!
Tem muitos filmes que amo aí na sua lista. Vou salvar o post pra ir baixando os que não conheço.

Obrigada!!!