quarta-feira, 22 de dezembro de 2021

Resenha: O natal dos fantasmas


Doze histórias natalinas de fantasmas, de doze autores diferentes e com estilos diversos. Alguns fazem uso da violência física, outros evocam imagens e sons discretos. Há quem trabalhe mais no campo da angústia mental e também quem prefira explorar o pavor causado por elementos palpáveis. E existe até aqueles que recorrem ao humor (como é o caso de Jerome K. Jerome, autor de “Ceias Fantasmagóricas”, cujo trecho inicia a postagem – e que foi um dos meus favoritos). Independente do caminho escolhido, todos os autores são habilidosos criadores de atmosfera, algo fundamental em narrativas de terror. Fui lendo aos poucos para poder saborear cada texto e me diverti bastante com a leitura.

E tenho que falar sobre a edição da Wish, que é um primor. Além de bonita, tem um trabalho cuidadoso de seleção, tradução, revisão e edição. Traz uma introdução sobre a história no Natal e a tradição de contos de fantasmas nessa época do ano, um breve perfil de cada autor e sinopse de cada conto. Coisa fina.

Já quero uma edição natalina em 2022 ;)

“Sempre é véspera de Natal em uma história de fantasmas, a véspera de Natal é a noite do grande baile dos fantasmas. Na véspera de Natal, eles fazem sua festa anual. Na véspera de Natal, todo mundo da Fantasmalândia que é alguém – ou melhor, falando em fantasmas, acho que devemos dizer todo mundo que é ninguém – aparece para se mostrar, para ver e ser visto, para passear e exibir os lençóis ondulantes e as roupas de enterro uns para os outros, para criticar o estilo uns dos outros e para desdenhar do tom de pele uns dos outros”.

Nota: 4/5 

Nenhum comentário: