quarta-feira, 19 de setembro de 2012

Exposição: Georges Mèliès, o Mágico do Cinema

Cartaz

Sábado fui ao MIS conferir o penúltimo dia da exposição Georges Méliès, o Mágico do Cinema. Lá, vi de perto fotografias, desenhos, figurinos e objetos do pai dos efeitos especiais. As peças vieram da Cinemateca Francesa e também do acervo pessoal da neta de Méliès. Para quem não está ligando o nome à pessoa, uma dica: sua história é contada na oscarizada produção de Scorsese: A Invenção de Hugo Cabret (já falei do filme AQUI).

Não conhecia muito da produção de Méliès, mas desde que assisti ao filme de Scorsese, me apaixonei pelas ideias revolucionárias desse francês que foi não só diretor de cinema, mas também mágico, diretor de teatro, cenógrafo, ator, técnico e produtor. Fraco o cara, né?
Objeto de cena

O legal é que no MIS, além de ver as peças expostas, também foi possível assistir a alguns de seus filmes, dentre eles o famoso “Viagem à Lua”. Impressionante o que Méliès conseguiu realizar com seu imenso talento e criatividade bem no comecinho da história do cinema, entre o fim do século XIX e início do século XX. Apesar de parecerem simples hoje em dia, as produções de Méliès deixaram muita gente de boca aberta nos seus anos de glória e ainda hoje fascinam o público.
Ilustração original

O museu também preparou uma sala com um cenário ao estilo de Méliès e que os visitantes podiam utilizar, mediante inscrição prévia, para gravar seu próprio vídeo em stop motion. Muito bacana!
Cenário

Ainda acha que não conhece nada do Mèliès?
Então visite o HOTSITE da exposição e veja de onde saiu a inspiração para o vídeo de Tonight, Tonight, do Smashing Pumpkings.

Beijo e até a próxima!

Um comentário:

Kamila Raupp disse...

Oi Mi!
Muito bom seu post, não conheço o Mèliès, mas achei as fotos e a ideia da exposição muito boas!

Beijos, Kamila
www.vicio-de-leitura.com