sexta-feira, 12 de outubro de 2012

E o tema é... 5 Animações Clássicas da Disney


Hoje é Dia das Crianças! E nada me ajuda mais a manter o espírito infantil do que animações com mensagem edificante no final. Então, em homenagem ao estúdio mais tradicional que me presenteou com vários filmes que fizeram minha infância, selecionei minhas 5 animações clássicas da Disney favoritas.

1 – A Bela e a Fera (Beauty and the Beast)
Como não amar um filme que tem uma mocinha que é linda sem ser fútil, que não julga pelas aparências e que ainda é considerada estranha por ser uma leitora voraz? Para completar, nada poderia ser mais diferente de Bela que a Fera, um príncipe enfeitiçado justamente por ter julgado uma bruxa pela aparência e que, desde então, tornou-se arredio e mal-humorado para manter-se isolado. Quebrando a carapaça da Fera, Bela consegue mostrar ao príncipe que o mais importante está no interior das pessoas. Além disso, as canções complementam perfeitamente as cenas e não parecem deslocadas como acontece em certos filmes.
Momento memorável: Quando a Bela e a Fera dançam no salão do castelo ao som da música-tema, cuja letra resume a história do casal.

2 – O Rei Leão (The Lion King)
Esta é a história de Simba, o leãozinho herdeiro do reino. Como todo jovem, ele quer quebrar as regras e mostrar que é inteligente e destemido, mas essa arrogância o coloca em perigo e ele se vê obrigado a pedir ajuda ao pai. Sem perceber, Simba leva o velho pai para a armadilha criada por seu invejoso tio, que queria desde o início assumir o trono. Além de ser uma história muito comovente, a trilha sonora grudenta (quem nunca ficou com “Hakuna matata” martelando na cabeça?) e os personagens secundários (Timão e Pumba) são maravilhosos.
Frase marcante: “Eu rio na cara do perigo...hahaha” (dita por Simba, o destemido).

3 – A Dama e o Vagabundo (Lady and the Tramp)
A clássica história da mocinha rica que se apaixona pelo galã pobretão, porém interpretada por um casal de cães. Contada do ponto de vista de um cão, é interessante notar que os rostos dos humanos raramente são vistos, já que a visão que os cães têm de baixo para cima foca mais nas pernas. Outra coisa é que o casal de humanos é formado por "Querido" e "Querida", a forma como chamavam um ao outro e que o cachorro deduziu que fosse o nome deles. Com uma das cenas românticas mais famosas do mundo (o beijo quando os cães dividem um prato de macarrão), mais de 50 anos depois de seu lançamento, a aventura ainda prende a atenção de adultos e crianças.
Cena inesquecível: obviamente, a cena do beijo, mas também a cena em que o Vagabundo destrói o quarto para salvar o bebê do ataque de um rato.

4 – Mulan (Mulan)
A história da jovem que era a vergonha da família por não conseguir um casamento. Ela era extrovertida demais, um pouco descuidada e não era tão prendada quanto as outras garotas da região. Para fugir de casa e proteger o velho pai, Mulan assume o lugar dele no exército imperial da China na luta contra os mongóis invasores. Tudo o que faltava em físico e habilidade à Mulan, sobrava em coragem e dedicação. Uma das primeiras heroínas da Disney que não fica sentada à espera do príncipe encantado e, literalmente, vai à luta. Um bom exemplo para as jovens espectadoras.
Momento inesquecível: Quando o imperador se curva diante de Mulan para agradecer pelos serviços prestados.

5 – Lilo & Stitch (Lilo & Stitch)
Mais uma prova de que a Disney se esforça para se adequar à realidade nos novos espectadores. Lilo é uma garotinha que vive com a irmã, Nani. Enquanto Nani dá duro para botar comida na mesa e provar à assistente social que é capaz de cuidar da irmã menor, Lilo coleta lixo reciclável na praia para comprar comida para os animais da praia. Quando Stitch, um bandido alienígena procurado pela polícia intergaláctica, chega à Terra, Lilo o encontra e pensa que ele é um cachorro. Percebendo a oportunidade de conseguir o disfarce perfeito, ele decide fingir que é um pet. Com o passar do tempo, se afeiçoa à garota e, com o coração amolecido, transforma-se em uma boa pessoa (ou alien, como preferir).
Frase memorável: “Ohana quer dizer família, e família quer dizer nunca abandonar ou esquecer” (dita por Stitch, o meigo).

8 comentários:

Anônimo disse...

Own *_* a Bela e a Fera
minha infância foi recheada de clássicos da Disney

Anônimo disse...

Ouun, que post mais <3!!

Bela e a Fera foi o primeiro filme que eu vi no cinema! *-* É lindo mesmo, me arrepio até hoje quando eu assisto.

AMO O Rei Leão! Queria ter visto quando relançou no cinema, mas perdi... :/ Pra mim, a frase mais marcante é: "eu estou cercado de idiotas!" Que eu faço questão de usar em alguma situações! Hahahaha!

A Dama e o Vagabundo é tão fofoo! Mas faz tempo que assisti, não lembro muito... ._. Não lembrava dessa parada do querido e querida, por ex., preciso rever... ^^"

Adoro Mulan! Adoroooo! Tenho o cd com a trilha sonora acredita? XDDD~ Escutei tanto, decorei as músicas e sei cantar até hoje... Minha preferida é a que é cantada pelo mocinho quando ele tá lá treinando a galerê!

Ai, gente, Lilo e Stich eu choro, me dá coisas. ;_; Stich é o alien que mais conquistou meu coração, desde E.T., hahaha!

adorei o post!

bjs bjs!

O Neto do Herculano disse...

Não poderia deixar de fazer minha própria seleção:

1) Fantasia
2) Alice no País das Maravilhas
3) Branca de Neve
4) Pinóquio
5) Dumbo

Michelle disse...

Roberta,
A minha também. Tinha um monte de VHS. A infância perfeita, né?

Raíssa,
A Bela e a Fera mora no meu coração. Já vi o filme várias vezes, vi peça, show de patinação no gelo... Adoro!
Eu chorei assistindo ao Rei Leão no cinema e foi zoada por uns pirralhos!

Herculano,
Ótima seleção!
Fiquei muito tentada a escolher Fantasia (acho sensacional, mas não me traz lembranças de infância) e Alice no País da Maravilhas (preciso rever). A Branca de Neve sempre me irritou. De Pinóquio de Dumbo não lembro bem =(
bjo

Cartaz Amarelo disse...

Que delícia de post!
Como não amar a Bela e a fera?! verdade, é uma das melhores animações de todas, é lindo demais.
E o rei Leão? Nossa, maravilhoso tb, adorava o desenho do Timão e Pumba que passava na tv...
Eu tb gosto muito do Alice no país das maravilhas, fica no meu top com certeza.

Adorei o post Mi, Bjaum

Sarah disse...

Opa, animação é comigo mesmo! O assunto vai em alta por aqui há tempos vc sabe heheh...
Eu lembro de quando vi o trailer do Rei Leão no cinema. Juro que lembro! Achei lindo demais, até chorei. Aí dia desses comprei pro Bento e assistimos juntos. Ele gostou também, principalmente do começo, quando Simba nasce, e da cena que ele e Nala fogem do Zazu e cantam "o que eu quero mais é ser reeeei". Essa é minha animação preferida ever.

Agora, é bem diferente analisar as animações do ponto de vista da criança e do adulto. Bento ainda não tem paciência para filmes tão longos. Fora que Disney sempre tem vários trechos de cantoria, e criança que nasceu em tempos de Shrek e afins não curte filme com muita música. Além disso, ele tem outra perspectiva do que acha legal. Por ex., ele tem medo dos tubarões do Nemo e nunca assistiu o filme todo!

Se eu fosse fazer uma seleção perguntando ao Bento, acho que seria assim:
1) Carros (o 1, porque o 2 é chato demais!!)
2) Toy Story (1 também, o 2 ele viu pouco e o 3 nunca)
3) Dumbo (tb comprei recentemente e ele adorou)
O resto da lista iria com animações mais curtas, com episódios rápidos.

Já a minha lista incluiria Rei Leão, Mulan (tb adoro!), Bela Adormecida (amo!), Pequena Sereia, Toy Story e, das mais recentes, Enrolados e Valente. Isso se ficarmos só na Disney né!!
bjos!

Michelle disse...

Cah,
Acho que nunca assisti ao desenho de O Rei Leão na TV. Mas acho que mantiveram a qualidade do filme, não?

Sarah,
Imagino que você deva ser phD em animações atualmente... rs
Interessante o que você disse sobre a perspectiva infantil. Que crianças não têm paciência para ver filmes longos eu já sabia, mas não fazia ideia que elas não curtem as musiquinhas. Todos os filmes que eu escolhi, assisti quando já não era tão novinha quanto o Bento. Aliás, nem me lembro do que eu gostava na idade dele. Ah... Sítio do Pica-pau Amarelo e Toppo Giggio!
De resto, não inclui animações computadorizadas, só old school (embora atualmente elas sejam digitalizadas também, mas enfim... deu para entender, né)
bjo

Sarah disse...

Mi, me empolguei e fiz um post sobre isso tb!! Linkei pra cá tá??
Tá aqui ó:
http://maedobento.blogspot.com.br/2012/10/quando-eu-era-crianca-animacao-era.html
bjos!