quarta-feira, 8 de janeiro de 2014

Filme: Sound City


Sound City é o documentário produzido e dirigido por Dave Grohl sobre o lendário estúdio de Los Angeles onde inúmeros álbuns de ícones do rock foram gravados. Durante quase duas horas, somos guiados por um passeio pelo nascimento do local, suas fases de glória e decadência, seus funcionários e estrelas da música que tiveram a honra de gravar por lá.

O prédio

A estreia de Dave Grohl como diretor foi uma ótima surpresa. É um trabalho feito por quem ama música para pessoas que partilham da mesma paixão. Um olhar carinhoso de quem fez parte da história e quer prestar uma homenagem. E emociona. Muito!

A imponente mesa Neve

A trama se desenvolve a partir da gigantesca mesa de som que, nos idos dos anos 70, custou a bagatela do dobro de uma casa média americana e foi o diferencial do Sound City. Ao longo de décadas, o equipamento foi reverenciado, considerado obsoleto, redescoberto e ganhou um novo lar no estúdio de Grohl. Junto com as tendências de cada época, o sobe e desce da popularidade do estúdio.

Fleetwood Mac

Adorei conhecer as origens do local, uma antiga fábrica de amplificadores transformada no lar de diversos músicos, produtores, engenheiros de som, telefonistas. Grande parte do encanto do documentário está em mostrar a importância do fator humano, das individualidades, da transformação do sentimento bruto e instintivo em arte. Todos estavam ali para experimentar, ousar, aprender.

Tom Petty

A tecnologia que fez a fama do estúdio também foi responsável por sua derrocada: a limpidez dos diversos canais que atraiu os artistas dos anos 70 foi considerada ultrapassada na década seguinte, quando todos queriam gravar com bateria eletrônica e sintetizadores, mas as gravações orgânicas, sujas e imperfeitas dos anos 90 resgataram o estúdio do limbo, até que a retirada do mercado de um dos principais fornecedores de fitas para gravação dos discos e os programas de edição de som jogaram a última pá de terra sobre o Sound City. Felizmente, no comecinho dos anos 2000 as pessoas começaram a entender que os avanços tecnológicos devem ajudar a produção, mas jamais substituirão o talento.

Paul McCartney arrasando

Das entrevistas mais marcantes, destaco o tocante pedido de desculpas de Rick Springfield, as colocações de Trent Reznor e as lembranças do próprio Dave Grohl sobre sua primeira impressão sobre o estúdio e sobre a emoção de voltar lá tempos depois e dar de cara com o disco de platina do Nirvana na parede. Da parte final, já durante a gravação do disco Real to Reel, não tem como não gostar da gravação com Stevie Nicks e não se arrepiar com a participação de Paul McCartney.

Maravilhoso! Por que demorei tanto para ver?


Ouça o álbum AQUI

Nenhum comentário: