segunda-feira, 7 de março de 2022

Resenha: Chico Bento - Arvorada e Verdade


Hoje falo sobre duas HQs da série Graphic MSP sobre o Chico Bento, ambas pelas mãos de Orlandeli.

“Arvorada” é um tesouro. Um dos meus volumes preferidos dessa série de recriações dos personagens de Mauricio de Sousa por outros artistas, este traz Chico Bento numa história comovente sobre valorizar os pequenos grandes momentos que temos com aqueles que são importantes para nós e que, por um motivo ou outro, às vezes deixamos meio de lado.

Com um colorido sensacional e belas imagens que vez ou outra ocupam a página toda, Orlandeli conseguiu captar a essência das tirinhas do garoto da roça louco por goiabas, indo desde cenas divertidas até outras com toques sobrenaturais, e tudo encaixa perfeitamente e resulta numa HQ inesquecível. Fica aí a sabedoria da Vó Dita traduzida em todo o esplendor da floração do ipê-amarelo: nem tudo pode ficar para depois.

Já em "Verdade", o pai de Chico Bento recebe a visita de um amigo da cidade grande. Ele traz ideias inusitadas, tecnologia e uma enorme amargura. Esbanja senso de superioridade e de dono da verdade. Mas o acaso mostra a ele que a verdade nem sempre é uma só.

Nesta segunda recriação do Chico Bento por Orlandeli, o quadrinista conseguiu me arrebatar de novo, tanto com uma história tocante quanto com sua arte que hipnotiza. Além de falar sobre luto e superação, ainda resgata tradições populares e personagens típicos do folclore brasileiro, tudo isso acompanhado de imagens poderosas que dão vontade de mandar enquadrar.

Recomendo demais os dois quadrinhos.

Notas: 
"Arvorada" - 5/5
"Verdade" - 5/5

*Chico Bento já tinha sido recriado na série MSP Graphics por Gustavo Duarte em "Pavor Espaciar" - falei sobre ela AQUI.

Nenhum comentário: