quarta-feira, 11 de janeiro de 2023

E o tema é... Filmes de Verão


Faz tempo que não faço posts temáticos. Então, trouxe aqui uma seleção de 5 Filmes de Verão.

Rebeldes de Verão (Tina Saková, 2020) [Eslováquia]

Jonas foge de casa para passar o verão com o avô. Só que o avô está desanimado e ranzinza. Ainda bem que ele faz amizade com Alex, a garota do apartamento ao lado. O filme tem um visual lindo e é tão gostosinho quanto os antigos filmes da Sessão da Tarde.





O Mar Mais Silencioso Daquele Verão (Takeshi Kitano, 1991) [Japão]

Shigeru é um coletor de lixo surdo que acha uma prancha quebrada. Ele a conserta e decide aprender a surfar. Uma vizinha também surda passa a segui-lo por toda parte. Assim nasce um relacionamento que dispensa palavras. É um filme bem contemplativo, em que seguimos a dupla apenas observando e ouvindo os sons do ambiente. Muito bonito.





Verão de 85 (François Ozon, 2020) [França]

Depois de ser salvo por David no mar, Alexis parece ter encontrado um amigo para a vida toda. Eles vivem o amor e fazem um pacto. Só que Alexis tem que cumpri-lo antes do que imaginava e acaba numa enrascada. O filme é uma mistura de romance e suspense embalada pela ótima trilha dos anos 80 e pintada com as cores vivas do verão.




As Luzes de um Verão (Tran Anh Hung, 2000) [Vietnã]

Três irmãs preparam o almoço especial em memória da falecida mãe. Entre panelas e temperos, elas falam sobre comida, amor e sexo. É um filme extremamente sensorial que nos transporta para aquele ambiente quente e ensolarado, nos permite ouvir os sons da água, o canto das aves, o barulho dos insetos, nos faz sentir os aromas vindos da cozinha e quase sentir o gosto daqueles pratos. Um banquete para os sentidos.



A Máfia Só Mata no Verão (Pif, 2013) [Itália]

Mostrando como a máfia sempre o afetou, Arturo relembra sua vida desde sua concepção, na lua de mel dos pais, até o dia em que, já como jornalista, finalmente conseguiu beijar a garota por quem era apaixonado desde pequeno. Eventos reais envolvendo a máfia em Palermo, de 1969 a 1992, são o pano de fundo de uma história de amor cheia de trapalhadas desse jovem. Bem divertido.





Neste post aqui, já trouxe outros 5 filmes sobre a estação mais quente do ano:
- O verão de Skylab
- O último verão da boyita
- O verão dos peixes voadores
- Verão
- Verão 1993

Nenhum comentário: