quinta-feira, 19 de janeiro de 2023

Resenha: Convite para um homicídio


“Convida-se para um homicídio, a ter lugar sexta-feira, 29 de outubro, em Little Paddocks, às 18:30. Espera-se a presença de todos os amigos da família; não haverá outra convocação.”

Com esse convite singular publicado num jornal começa a trama, que se passa no pequeno vilarejo inglês de Chipping Cleghorn. A notícia agita os moradores, ávidos por participar daquele jogo de assassinato. Aos poucos e dando uma desculpa qualquer, eles começam a aparecer na hora marcada na residência da Srta. Blacklock, uma senhora que divide a casa com uma velha amiga de escola e que não faz ideia de quem publicou aquele anúncio. De qualquer forma, ela recebe os vizinhos em sua casa. E então o que todos achavam se tratar de uma brincadeira realmente se transforma num homicídio. Quem teria planejado tudo aquilo? E com qual motivação?

Agatha Christie nos conduz pelo cotidiano daquelas pessoas simples, abaladas por aquela primeira morte e outras que se seguem. Graças à sua perspicácia, a adorável Miss Marple é chamada para ajudar na investigação, dando as caras lá pela metade do livro. É uma história gostosa de ler e traz marcas da época em que foi escrita: fim dos anos 40. Há referências a cupons de alimentação e roupas, e são feitas várias observações negativas a respeito de Mitzi, a empregada da Srta. Blacklock, que é estrangeira e considerada mentirosa e desconfiada, além de ter mania de perseguição (o que é bem compreensível, pois é uma sobrevivente da Segunda Guerra).

Quem viu “Glass Onion – Um Mistério Knives Out” vai perceber que é basicamente a mesma trama, só que sem o luxo e as parafernálias tecnológicas. Me diverti com a leitura e, como sempre, suspeitei da pessoa errada. Recomendo para quem quer uma leitura descompromissada.

Nota: 3/5


Lido para o Desafio Conforto Literário Fright das 5 às 7, criado pela Michelle Henriques, do Michelle das 5 às 7, e pela Jéssica Reinaldo, do Fright Like a Girl. Tema de janeiro: Agatha Christie.

Nenhum comentário: