domingo, 22 de janeiro de 2023

Resenha: Tina - Respeito


Depois de ter passado anos escrevendo para publicações escolares e em seu próprio blog, a recém-formada Tina enfim realiza seu sonho de trabalhar numa redação de verdade. Só que a realidade da vida a atinge pouco depois do início de sua carreira de jornalista e ela tem que lidar com uma situação terrível que, infelizmente, assombra as mulheres: o assédio.

Em “Tina – Respeito”, vemos Tina e suas colegas de redação enfrentando o medo cotidiano tão presente no universo feminino, desde o simples fato de andar na rua até o ambiente de trabalho tóxico, bem como o incômodo de comentários não solicitados sobre suas aparências.

É triste e revoltante pensar em quantas mulheres, que já têm que provar sua capacidade em dobro para conseguir as mesmas vagas que um homem e muitas vezes ainda ganham salários menores, acabam desistindo de seus sonhos e de suas carreiras ao se depararem com situações como aquela em que Tina se vê. Ainda bem que a personagem conta com o apoio familiar, dos amigos e de colegas de trabalho e consegue seguir em frente.

Mas falando do visual aquarelado da graphic novel, achei lindo demais. Funciona tanto nos momentos mais alegres, quanto naqueles mais sombrios. Gostei especialmente das páginas que trazem uma conversa de Tina com Pipa e Rolo, na qual eles imaginam a amiga atuando como uma detetive de romance policial. Aliás, adorei ver como esses personagens foram recriados pela Fefê Torquato.

“Tina – Respeito” aborda um assunto sério, mas também tem momentos leves e fofos. Foi uma ótima leitura.

Nota: 4/5

Nenhum comentário: