segunda-feira, 12 de abril de 2010

Cães abandonados encaram morte quase certa no Japão


Cerca de 70% dos cães que vão parar em abrigos para animais são executados

 
Cão é visto pela janela de uma câmara de gás chamada “Máquina de Sonho”, antes de ser executado no centro de animais de Tokushima
 
À primeira vista, os japoneses parecem loucos por bichos de estimação. Nas metrópoles do país, não é difícil encontrar casas de massagem, spas e restaurantes especializados em servir cães. Entretanto, a cultura de comprar cachorros possui um lado obscuro e pouco lembrado: o abandono.


Segundo estimativas da organização ALIVE, 70% dos cães que vão parar em canis públicos japoneses acabam sendo executados. Para termos de comparação, essa proporção na Grã-Bretenha é de cerca de 6 a 9%.

A maioria dos animais que vão parar em abrigos são abandonados pelos donos, enquanto alguns cães de caça são negligenciados logo após a temporada de caça.

De acordo com ativistas pelos direitos dos animais, a ideia de adotar um cão abandonado é algo bem estabelecido em outros países desenvolvidos. No Japão, porém, muitos preferem comprar filhotes com pedigree, pois são símbolo de status.

**************************

Infelizmente, nem sempre países financeiramente desenvolvidos apresentam o mesmo nível de desenvolvimento em outras áreas além da econômica. Triste para os pobres cães japoneses e um péssimo exemplo para os brasileiros subdesenvolvidos, que adoram copiar tudo o que vem de fora, principalmente os maus hábitos de consumo...

Reportagem retirada da Revista Made in Japan
Acesse o site para ver outras matérias e fotos dos cães de abrigos japoneses.

4 comentários:

Sarah disse...

Nossa meu... não acredito nisso... 70% é muita coisa!! Realmente desolador.

Renata disse...

Triste... simplesmente, sem palavras. Não existe algo que possamos fazer??? passeata, abaixo-assinado. eu topo qualquer coisa.

Michelle disse...

Re,
Se a gente mal consegue ajudar nossos próprios animais no Brasil, imagine tentar mudar algo láááááá no Japão. Não sei se tem algum movimento, abaixo-assinado ou algo do tipo rolando, mas se tiver eu te passo, OK?
Se vc descobrir algo, me avise.
Bjo!

Art by Lu disse...

Confesso que estou absurdamente chocada!!! Não fazia idéia de que o Japão era assim... Aliás, tinha idéias bem diferentes em relação a isso, pensava que os japoneses eram diferentes, que gostavam dos animais e os tratavam com respeito. Alguns amigos que moraram lá disseram que até seguro de vida para animais eles fazem, então, eu realmente tinha uma outra idéia...
Sabia que é uma sociedade extremamente consumista, isso sim. Nos moldes dos norte-americanos... Massss, não sabia que o "consumismo" se estendia aos animais.
Lamentável... Deplorável... Decepcionante... Revoltante...