terça-feira, 24 de agosto de 2010

Bem passado, por favor!

Nada como um filé bem passado, não é mesmo?


Alguns devem estar se perguntando por que diabos eu estou colocando foto de filé no blog. Podem ficar sossegados que a foto acima é do meu famoso filé de tofu. Todo mundo olha e acha que é filé de frango e quando eu digo que é de tofu, fazem cara feia.

“Tofu não tem gosto de nada”, podem argumentar alguns.

É verdade. Não tem gosto de nada. E por isso mesmo é legal. É um alimento versátil e saudável que pode ser usado tanto em pratos salgados quanto doces. E ainda substitui o ovo como espessante em algumas receitas.

A receita de hoje é a mais simples possível. É só cortar o tofu em fatias não muito finas (mais ou menos um dedo de espessura) e tirar o excesso de água. Há várias formas de tirar o excesso de água do tofu. Uma forma bem fácil e rápida é colocar em um prato fundo (ou outro recipiente que possa armazenar a água liberada) e levar ao micro-ondas por 1 minuto. Retire o excesso e coloque mais 1 minuto, se necessário. Depois é só apertar de leve as fatias entre 2 folhas de papel toalha.

O próximo passo é colocar o tofu em uma frigideira antiaderente e temperar lá mesmo. Eu coloco um pouquinho de azeite, sal, orégano, pimenta calabresa e alho frito (desses que já vêm frito em saquinhos). Daí é só ir apertando as fatias com uma escumadeira para que a água restante saia. Quando começar a sair fumaça e você pensar "Caramba, estraguei tudo!" está na hora de virar as fatias e deixar mais um pouquinho para dourar o outro lado. E é isso.

Difícil, não?

4 comentários:

Art by Lu disse...

Ai que fooooome me deu!!! = )
Adoro filé de tofu!! rsrs
Quando não tiver tofu, da pra fazer "bife" de aveia, já experimentou?

Bjão!! = )

Sarah disse...

Eita Mi, que vc tá se saindo uma cozinheira de mão cheia! Adorei, nunca tinha ouvido falar em filé de tofu!!
Lembro que uma vez comi um doce de tofu com bluberries que era TU-DO. Nunca mais comi igual. Realmente, comidinha versátil essa não??

Lilian disse...

Uaaau o prato inteiro é criação sua (esse da todo de baixo)???? Aiii q delícia Mi, vc sabe q eu já tentei fazer hamburger de tofu mas não deu certo justamente pq eu não tirei o excesso de água, aí ficou aquela coisa estranha, comível mas não delicioso... preciso comprar tofu... valeu pela dica!!

Michelle disse...

Lu, super quero a receita do bife.
Sarah, eu sou o orgulho da mamãe...hehe.
Consuelo, sim, fiz o prato todo. Eu sempre faço hamburguer de tofu. Qualquer dia coloco a receita aqui.