terça-feira, 11 de janeiro de 2011

Séries de Fim de Ano

Olás, povo!


Dando um tempo nos filmitchos para contar sobre os seriados de fim de ano.
O primeiro é um dos meus seriados favoritos: Dexter.

Para quem nunca assistiu, o resumo da ópera é mais ou menos assim: Dexter leva uma vida dupla. Durante o dia, é apenas mais um nerd caladão que trabalha como especialista em análise de manchas de sangue no Departamento de Polícia de Miami. Profissional competente, embora considerado estranho, sua ajuda é essencial para solucionar crimes complexos ocorridos na região. No entanto, quando a noite cai, Dexter mostra seu lado mais obscuro e interessante: o de serial killer. Apesar disso, torcemos por ele, já que ele não mata ao acaso. Ele segue um estrito código de conduta imposto por seu pai, um ex-policial que o ensinou como e quem matar e como proceder para não ser pego. Assim, seu alvo geralmente são criminosos que, de um jeito ou de outro, acabaram livres da prisão e acham que podem sair por aí aproveitando a vida como se nada tivesse acontecido. Para complicar um pouco mais a história, no mesmo departamento de polícia trabalha sua meia-irmã, Deb. Ela luta para ser reconhecida como uma boa investigadora e se desvencilhar da sombra do ótimo policial que foi seu pai, tentando ainda se destacar nas comparações feitas com seu brilhante irmão. O formato da série é um pouco diferente de outros títulos do gênero, como, por exemplo, CSI e Criminal Minds. Em Dexter, há um crime principal, cuja resolução dura a temporada toda, e outros casos menores que aparecem no decorrer da trama.

Voltando agora à temporada que vi no fim de ano: a quinta. Venho acompanhando a série com empenho desde a primeira temporada. Quem assistiu sabe que, além de ter sido a melhor de todas, a quarta temporada tem um final absurdamente sensacional, que faz você ficar pensando ‘E agora?’ e se contorcer tentando imaginar como seria a temporada seguinte, enquanto aguarda pacientemente sua estreia (na internet, lógico, porque ter que aguardar a estreia na TV é pedir demais). Então que achei a quinta temporada legal, mas incomparavelmente inferior à sua antecessora. Nesta última temporada, vemos mais uma faceta de Dexter, que se mostra cada vez mais “humano”, embora continue com sua eterna angústia da busca por seu lugar no mundo.

Se você se interessou, recomendo que comece a assistir desde a primeira, não só para ter detalhes de casos anteriores que são comentados nas temporadas mais recentes, mas também para perceber a evolução dos personagens. Pelo que eu sei, Dexter está passando na Fox e na Rede TV (dublada) e no FX e Liv (ou A&E?) (legendada). Cada canal apresenta uma temporada diferente. Há também a possibilidade de comprar ou alugar os boxes ou baixar da net e dar uma espiadinha.

A segunda série que vi no fim do ano foi a super aclamada e esperada The Walking Dead.

A trama é a seguinte: Homem acorda em um hospital e, ao sair do quarto, percebe que algo estranho aconteceu: há dezenas de corpos espalhados pelo chão e zumbis por todo lado. Ele não sabe o que se passou, só sabe que precisa achar sua família. Em sua busca, ele vai descobrindo partes da história e conhecendo as raras pessoas que não morreram nem viraram zumbi. Nesse mundo caótico, eles tentam sobreviver para chegar a um lugar seguro e encontrar a cura da epidemia.

Minha opinião: O que uma boa jogada de marketing não faz, não é mesmo? Criou-se tanta expectativa sobre a história, os efeitos especiais, o lançamento mundial e... nada. Embora a ideia de acordar sozinho num mundo devastado sem saber o que aconteceu não fosse original, poderia ter sido mais bem desenvolvida. Existem inconsistências absurdas na trama logo no primeiro episódio (que foi considerado o melhor de todos por alguns). Sabendo disso, ao terminar o primeiro episódio, pensei: ‘Se este era o melhor de todos, não quero nem ver o que vem pela frente’. Mas, como quem está na chuva é pra se molhar e como a série tinha apenas 6 episódios, decidi continuar. E minha previsão, infelizmente, se confirmou: a história degringolava a cada episódio. O último deu uma melhorada (veja bem, eu não disse que foi bom), provavelmente tentando segurar o público para a já anunciada segunda temporada que, não por acaso, teve todos os roteiristas trocados. É esperar para ver.

2 comentários:

Nice disse...

Não tenho coragem de assistir Dexter. Não sei por que...Walking Dead eu assisti toda a temporada...Não é nenhuma Brastemp, mas a curiosidade pra saber o que acontecerá depois....

Nice disse...

Opa...como poderei te encontrar no show da Amy...?