quarta-feira, 19 de outubro de 2016

Resenha: Vigor Mortis Comics


‘Vigor Mortis Comics’ são 8 histórias curtas que se interligam de alguma maneira e que levam para as páginas da HQ o universo trash e surreal das peças de teatro da Companhia Vigor Mortis, criada no ano de 1997 em Curitiba, Paraná, pelo diretor teatral Paulo Biscaia Filho. Embora alguns personagens tenham saído diretamente dos palcos, não é necessário ter visto nenhum trabalho do grupo para mergulhar no livro. Apesar de todo o sangue e violência, ‘Vigor Mortis Comics’ consegue arrancar risadas com suas situações inusitadas e personagens bizarros.

Já faz um tempinho que comprei esta HQ, movida, principalmente, por meu interesse por histórias de terror. Eu de fato queria ter tido a oportunidade de ver alguma peça da companhia ou de, pelo menos, ter conferido o filme ‘Morgue Story – Sangue, Baiacu e Quadrinhos’ antes da leitura, mas acabou não rolando. Decidi ler assim mesmo para o especial #MesDoArrepio e, felizmente, não ter conhecimento prévio do trabalho do grupo não fez nenhuma diferença.

Neste trabalho, Biscaia se une aos quadrinistas José Aguiar e DW Ribatski. O resultado é uma HQ de visual único, que acertadamente utiliza apenas as cores preto, branco e vermelho para contar histórias que têm uma ambientação noir, com garotas sensuais e nada bobas, monstros clássicos como um zumbi, assassinos saídos diretamente das lendas urbanas brasucas como o Homem do Saco, super-heróis ao estilo Marvel e muito mais.

Como eu disse, as histórias são bem sanguinolentas, mas os eventos são tão insanos que acabam se tornando engraçados, como nos melhores exemplares de 'terrir'. Por exemplo, na primeira trama temos um zumbi apaixonado – o que por si só já é cômico – mas o que surpreende é a namorada que ele arranja (uma garota que consegue ser mais estranha e repulsiva que ele e que ainda tem umas preferências sexuais... digamos... peculiares). 

Já em ‘Corra, cataléptico, corra’, um vendedor de seguros que sofre de catalepsia acorda no necrotério e corre contra o tempo para salvar da cadeira elétrica um inocente que foi condenado por sua causa. ‘Ursula unchained’ mostra em cada quadro um detalhe, como closes de uma câmera, gerando fragmentos que devem ser unidos pelo leitor para formar a imagem total, e conta a história de um fã que sequestra uma atriz pornô que admira e a trata como se ela fosse uma das personagens que interpretou – o que ele não fazia ideia é que ela não poderia ser mais diferente das moças que havia encarnado nas telas.

Enfim, indico muito para quem procura uma HQ diferente que consegue, ao mesmo tempo, criar tensão, causar repugnância e fazer rir. 

Nota: 4/5

Assista ao teaser!

2 comentários:

Nice disse...

Oi Michelle.

Vou procurar essa pra ler.
Deixo uma dica de uma HQ que li e gostei muito: O Rei Amarelo.

Michelle disse...

Nice,
Eu tenho o livro de O rei amarelo aqui para ler. Bom saber que existe uma HQ também :)