segunda-feira, 2 de maio de 2022

Resenha: Irmãos Grimm em Quadrinhos


Tendo como base a versão original dos contos dos Irmãos Grimm (ou seja, histórias contadas por gente simples que foram reunidas ao longo de anos a fim de preservar essas narrativas orais, e que não tinham como alvo o público infantil), um time de quadrinistas brasileiros não só traduz essas histórias para um formato que combina texto e imagens como ainda dá uma leve atualizada nelas.

Eu já havia lido este livro em 2013 (segundo o Skoob), mas não tinha escrito sobre ele. Então, achei que era um bom momento para uma releitura. Com traços bem variados, os artistas apresentam histórias sombrias e violentas sobre pessoas de outros tempos e como elas se relacionavam entre si e com os animais, em castelos ou em casinhas no campo. Minha adaptação preferida foi "A Branca de Neve". Com um estilo bem minimalista, tanto no desenho quanto na quantidade de texto dos balões, Rafael Coutinho me assustou e me fez rir. Outras que figuram entre as minhas histórias favoritas deste livro são as versões de Roberta Lewis para o conto “Margaret Esperta”, de Eduardo Filipe para “O Rei Barbicha”, e de Allan Alex para “O Velho Sultão”.

Nota: 3/5


(Publicado originalmente no Instagram em 10 de outubro de 2021)

Nenhum comentário: