domingo, 29 de janeiro de 2023

Resenha: Espinhela Caída


Produzida durante a fase mais crítica da pandemia, “Espinhela Caída” é um quadrinho intimista de Tiago Holsi, que usa como matéria-prima suas lembranças de infância misturadas com preocupações cotidianas e planos para o futuro, dosando momentos divertidos com outros tensos, muitas vezes resultantes da pressão para criar e da necessidade de gerar renda num período em que o mundo estava de cabeça para baixo e as perspectivas não eram nada animadoras.

É fato que a pandemia afetou a saúde física, mental e financeira de muita gente, e isso foi potencializado em quem vive de trabalho independente. Além do medo de adoecer havia ainda o medo de não conseguir pagar as contas, levando a pessoa a aceitar o maior número de trabalhos possível quando eles apareciam para garantir uma grana, tendo como resultado o esgotamento – tudo isso foi espertamente traduzido em imagens no “Jogo do Burnout”.

Eu me identifiquei muito com essa HQ porque, embora eu não sofra a pressão de criar conteúdo, todo o resto se aplica ao meu dia a dia de profissional independente, com todas as angústias envolvidas nesse sistema que suga toda a sua energia e saúde. Mas não foi só nos infortúnios dele que me vi: como Tiago, também fui uma criança criada à base de Biotônico Fontoura (na época em que tinha teor alcoólico maior do que de uma cerveja) e frequentei benzedeiras (a descrição que ele faz da casa de uma delas reavivou minha memória olfativa e me transportou para alguns lugares que eu visitava com a minha avó).

Na parte final, o quadrinista fala de seu processo criativo e de sua experiência com eventos on-line e presenciais, e ainda compartilha momentos familiares. Gostei muito dessa viagem pela mente do artista e do visual da HQ. Recomendo demais.

Nota: 4/5

Nenhum comentário: