segunda-feira, 27 de setembro de 2010

A resposta inesperada (Ou como fazer alguém parar de te encher de perguntas)

Hoje, por acaso, assisti ao filme Surpresas do Amor (Four Christmases), sobre um casal formado por Kate (Reese Witherspoon) e Brad (Vince Vaughn) que tem suas vidas mudadas após terem sua viagem de fim de ano cancelada e serem obrigados a fazer quatro visitas de natal, uma para cada um de seus pais divorciados.


O mais divertido para mim são as cenas iniciais (OK, a cena do pula-pula é hilária), quando Kate e Brad estão fazendo aula de dança de salão. No fim da aula, outros casais perguntam quando eles se casarão. Para espanto dos outros casais, eles respondem "Nunca" e começam a fazer uma lista de tudo o que há de errado com casamentos. A mesma surpresa pode ser vista no rosto de alguns parentes quando o casal Brad e Kate é questionado sobre quando desejam ter filhos e respondem como anteriormente.
Depois disso o filme vira aquela coisa clássica de filmes de natal, com as brigas e tumultos familiares, mas tudo acaba bem. Mas isso não é relevante.

Achei válido comentar sobre o filme só para introduzir o assunto que realmente me interessou: a surpresa de uma resposta inesperada.

Eu sou campeã nesse quesito. Às vezes de propósito, só para ver a reação das pessoas, outras vezes, involuntariamente. Eu nunca me enquadrei nas regras sociais. Lembro que uma das primeiras vezes que pude me divertir com a surpresa de uma pessoa frente à minha resposta inesperada foi quando estava naquela idade trágica, às vésperas de fazer 15 anos. Ao contrário da maioria das minhas amigas, eu não quis festa de quinze anos. Sempre achei aquele circo todo muito exagerado. Vestidos, danças, salão... Enfim.

Um dia, uma amiga da minha avó me perguntou como ia ser minha festa de 15 anos e eu respondi que ia ser como todas as outras: um bolo, salgadinhos, docinhos e alguns amigos. Ela ficou indignada e soltou uma das minhas frases-feitas preferidas: “Mas só se faz 15 anos uma vez na vida!” Vendo a bola levantada ali na minha frente, não pude deixar de chutar no gol: “Todos os aniversários que faço são só uma vez na vida. Só fiz 13 uma vez, só fiz 14 uma vez e só farei 15 uma vez”. Minha avó me deu aquele olhar fulminante de “não seja malcriada”. Eu achei engraçada a cara da sujeita e ela não perguntou mais nada.

Desde então já tive o prazer de desmanchar expectativas alheias a meu respeito muitas vezes.
“Como assim não vai ter formatura?”
“Como assim não vai ter casamento?”
“Como assim não quer ter filhos?”
“Como assim não quer ter um carro?”
E por aí vai...

Qualquer dia conto outros casos espetaculares de “Como assim você não....”

Imagem retirada DAQUI

Um comentário:

Sarah disse...

Hahahhaha, muito bom! Também não tive festa de 15 anos, vc definiu bem: circo total! Igual festa de casamento, mil preparativos... É bom ir como convidados hehe!!
Pode contar mais causos aí que fiquei curiosa!
bjos!