sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

Filmes de Fim de Ano - Parte II

Olha eu aqui de novo!

Voltei para dar continuidade ao post de filmes do fim de ano.
Esta parte da lista inclui o que eu vi de melhor (os dois primeiros da lista) e de pior.
Vamos lá:

- Tetro (Tetro): O melhor filme do meu fim de ano. Não vou contar muito sobre o filme, só algumas palavras que resumem porque vale a pena assistir essa obra-prima: Francis Ford Copolla, Fotografia magnífica, História de conflitos familiares e guerra de egos contada de forma tocante, Drama, Suspense, Comédia, Locações na Argentina. Perfeito!!! Se você puder escolher apenas um desses filmes para assistir, eu recomendo que seja este.
A origem (Inception): Este eu já havia começado a assistir antes, mas o DVD estava com problemas, então acabei baixando e assistindo no fim do ano. Leonardo diCaprio é o protagonista dessa história que envolve a invasão da memória de outras pessoas e roubo de informações. No entanto, em determinado momento, seu grupo é contratado para fazer o que até então era considerado impossível: criação de memórias dentro da cabeça das pessoas por uma equipe de arquitetos. Paralelamente, o personagem do Leonardo diCaprio tenta voltar para seus filhos e fazer as pazes com seu passado. A história pode parecer meio confusa no começo, mas nada que não melhore conforme o filme progride. E o visual é fantástico. Me arrependi de não ter ido ver no cinema.

- Um jantar para idiotas (Dinner for schmucks): OK, o nome por si só deveria ser um alerta para manter distância desse filme, mas eu sou mega fã do Steve Carell (o chefe sem-noção da versão americana de The Office). A premissa é simples: ao abrir uma vaga na empresa, Tim, personagem de Paul Rudd, deseja subir de posição na empresa e a oportunidade perfeita aparece. No entanto, há uma pegadinha: para assumir o cargo ele deve participar de um jantar com a alta cúpula da empresa e levar um idiota que será ridicularizado no evento. É aí que entra o Steve Carell, um loser que faz miniaturas com ratos empalhados. O filme tem uma boa mensagem no final, de que devemos respeitar as diferenças e tal e de que, em algum momento, todos agimos como idiotas, mas não foi tudo o que poderia ter sido. Tentou ser uma comédia romântica e acabou não sendo nem uma coisa nem outra.

- Os substitutos (Surrogates): Lembro que vi o trailer desse filme no cinema e mentalmente o coloquei na lista de “Filmes a talvez serem vistos”. Acabou que no fim do ano o filme passou na HBO e eu assisti. A ideia até que era boa: no futuro, a humanidade não precisa mais sair de casa para nada, basta conectar-se ao seu substituto, um robô que vive no mundo real as experiências que você vivencia apenas virtualmente. Algumas questões que preocupam as pessoas atualmente foram solucionadas: não há violência, todos podem ser jovens eternamente e ter a aparência que quiserem. Mas...(sempre tem um “mas”), fiquei pensando: qual a vantagem disso tudo se as pessoas ainda assim têm que continuar fazendo as mesmas coisas de sempre: acordar todos os dias, sair para trabalhar, preparar sua comida, etc? A única diferença é que elas não fazem isso diretamente, e sim por meio dos substitutos. Grande coisa!

Voltando à história, há um grupo de resistência de humanos que não quer viver dessa forma e monta um acampamento onde se vive sem essa tecnologia toda. Por fim, há também uma arma que é usada contra os substitutos e acaba fritando o cérebro do humano de quem o conduzia, gerando mortes violentas que até então eram consideradas extintas. Enfim... o filme tinha potencial e acabou não dando em nada. Perda de tempo total.

E em breve os seriaditchos do fim de ano.
Bjo!

2 comentários:

Nice disse...

Gostei do filme A Origem. Baixei Tetro e ainda não assisti. Valeu pelas dicas, honey.

Sarah disse...

Nossa Mi, quanto filme! Tô mega curiosa pra ver A Origem faz tempo... Cinema é artigo de luxo pra mim, mas vou alugar.
Jura que Substitutos é ruim?? Puutz... que decepção, a história até que é intessante...
Ah! Postei os vídeos do Bento jogando o boliche, quando der vai lá ver. Esqueci de comentar no email com as fotos sobre aquela em que ele está com um sorrisão todo feliz. Quando ele abriu o pacote e viu o brinquedo, imediatamente exclamou "patááá", porque reconheceu o Patati Patatá, que ele vê na escola e adora. heheh!!
Brigadão de novo viu? Depois me conta o que achou dos videos.
bjos!