terça-feira, 2 de fevereiro de 2016

O que rolou... Janeiro/2016

Olás! 
Aqui estou eu para a primeira retrospectiva do ano.
Janeiro, como sempre, é um mês dedicado aos filmes, já que o Oscar acontece no próximo mês e costumo assistir ao máximo possível de indicados. Mesmo focando mais nos filmes, não abandonei as leituras. Só as séries ficaram meio largadas...
Mas chega de enrolação. Vamos ver o que rolou em janeiro!


Livros
Em janeiro li 6 livros (dentre eles 2 que eu estava lendo desde o ano passado: ‘O Crime do Padre Amaro’ e ‘Carol’ e 1 quadrinho). Fiz as pazes com ‘O morro dos ventos uivantes’ e mais duas leituras sensacionais. Está tudo aí:


- Carol (Patricia Highsmith): meu 3º livro da autora e, embora tenha uma temática diferente dos que eu havia lido, achei muito bom. Minha resenha está no site do Leia Mulheres.
- O crime do Padre Amaro (Eça de Queirós): demorei meses para ler e achei o começo meio enfadonho, mas da metade para o final fiquei completamente envolvida com a história. Simplesmente maravilhoso!
- Americanah (Chimamanda Ngozi Adichie): li para o Leituras Compartilhadas dos Espanadores e gostei bastante. A resenha está aqui no blog.
- Syngué Sabour – Pedra-de-Paciência (Atiq Rahimi): esse eu queria ler fazia tempo e, felizmente, não criei expectativas em vão - uma das melhores leituras dos últimos tempos. Vi o filme também. Pretendo fazer um post em breve.
- O fantasma de Anya (Vera Brosgol): HQ de uma adolescente e os dramas típicos da idade que faz amizade com uma garota morta. Também já foi resenhado aqui.
- O morro dos ventos uivantes (Emily Brontë): acho que já devo ter mencionado esse livro em alguma tag de piores livros que já li. Bem, retiro o que eu disse. Reli o clássico para o Leia Mulheres de SP e vi a obra com outros olhos. A resenha já está pronta e deve aparecer por aqui semana que vem.


P.S. – Para quem estiver estranhando um livro 5 estrelas ali na foto: Este ano adotarei uma pontuação máxima de 5 estrelas, em vez de 4 como costumava fazer, tanto para livros quanto para filmes.

Filmes
Em janeiro vi 20 filmes. Decepções do mês: ‘Volcano Zombies’, ‘Os Oito Odiados’ e ‘Carol’. Surpresas agradáveis: ‘Expurgo’, ‘Orgulho e Esperança’ e ‘A Grande Aposta’.

- Volcano zombies: Tinha muito potencial: Danny Trejo, vulcão em erupção e zumbis flamejantes! Pena que o eterno Machete só permaneça poucos minutos na tela e o apocalipse da zoeira não se concretize...
- A estrada 47: Achei interessante esse filme sobre participação dos soldados brasileiros na Segunda Guerra, mas continuo não sendo fã do tema.
- Divertida mente: Muito criativo. Adorei quando eles entram na área do Pensamento Abstrato. E ri muito com a pilha de Justin Biebers e com a mente dos gatos. [Oscar 2016]
- As sufragistas: O primeiro que li e resenhei para o projeto #vejamaismulheres. Fala sobre o movimento pelo direito ao voto feminino entre o fim do Século XIX e início do XX na Inglaterra deixando de ser pacífico e arrebatando para a causa até aquelas que nunca haviam se importado.
- O segredo das águas: Mais um do #vejamaismulheres - Um corpo aparece no mar de uma tranquila comunidade japonesa. Diante do fato inusitado, dois adolescentes tentam desvendar o mistério enquanto aprendem a lidar com questões de vida e morte.
- Os oito odiados: Sempre crio grandes expectativas com filmes do Tarantino, mas esse deixou um pouco a desejar. Os diálogos afiados estão lá, o sangue esguichando pra todo lado também está lá, mas não sei... faltou algo. Parecia que eu estava vendo um filme que já tinha assistido antes, mas que agora estava em um cenário inédito. Demorou muito para engrenar. [Oscar 2016]
- Perdido em Marte: Não me animei para ver esse filme quando estava no cinema, mas decidi assistir diante de tantas especulações sobre possíveis indicações ao Oscar. Bem, pode ter inúmeras qualidades técnicas, mas achei insípido. E longo. E com soluções de problemas dignas de McGyver. Pra mim, não deu. Um passatempo OK apenas. [Oscar 2016]
- O crime do Padre Amaro: Inspirado no livro de Eça de Queirós, o filme transporta a ação de Portugal do Século XIX para o México do Século XXI. A época é outra, o cenário é outro, os personagens são um pouco diferentes, os padres agora estão envolvidos com narcotraficantes e guerrilheiros, a mocinha não é tão ingênua assim... No entanto, a essência dos problemas é basicamente a mesma: hipocrisia e corrupção continuam rolando soltas na igreja e Amaro ainda é um cretino egoísta e aproveitador (gatinho, mas cretino). Não é tão bom quanto o livro, mas tem Gael; sempre vale a pena.
- Carol: Como adorei o livro, estava bem ansiosa para ver esse filme, principalmente porque tem a Cate Blanchett interpretando Carol. Infelizmente, não foi bem como eu esperava. Parece que tudo acontece muito rápido e muito fácil entre elas. As angústias e dúvidas de Therese, que, para mim, eram bem importantes, ficaram totalmente de fora. Enfim... mais um que poderia ter sido ótimo, mas foi apenas bonzinho. [Oscar 2016]
- Inch’Allah: Filme muito bacana que retrata os conflitos entre israelenses e palestinos do ponto de vista de uma médica estrangeira. Assisti por acaso e adorei. [#vejamaismulheres]
- Expurgo: Um ótimo drama finlandês, adaptação do romance de Sofi Oksanen. Tem suspense, tem amor impossível, tem segredos, tem sacrifício e redenção. Recomendo muito!
- As memórias de Marnie: Bonita história que fala de amizade, autoaceitação, confiança e novos começos. Gostei, mas não acho que seja um dos melhores filmes do Studio Ghibli. [Oscar 2016]
- Orgulho e esperança: Filme incrível sobre a greve dos mineiros do Reino Unido, em 1984, que recebe o apoio inesperado de ativistas GLBT. Baseado numa história real, tem personagens carismáticos e uma trilha sonora ótima. Um dos achados de janeiro.
- A grande aposta: Filme sobre a bolha imobiliária dos Estados Unidos em 2008. Um monte de termos de economia. Dúvidas sobre se iria entender alguma coisa. Com pitadas de humor que aliviam a dureza do assunto e um ritmo ágil que prende a atenção, em apenas alguns minutos de filme eu já estava convencida de que seria ótimo. E foi mesmo. Meu preferido do Oscar até agora. E ainda tem uma trilha rock n’roll sensacional. [Oscar 2016]
- Herencia: Não resisto a uma trama que envolva culinária. Combinada a uma produção argentina então... perfeito. Daqueles filmes gostosinhos para se sentir bem depois de assistir. [#vejamaismulheres]
- Creed: Nascido para lutar: Eu já disse que tenho uma atração inexplicável por filmes de boxe, né? Então... é claro que não poderia deixar de ver mais essa continuação da série Rocky. O esquema é aquele de sempre: sujeito com um passado difícil encontra no boxe um motivo para viver, sofre rejeição, prova que é bom, perde a cabeça, se arrepende e vai buscar redenção na luta final. Previsível, mas continuo gostando... hahaha [Oscar 2016]
- Straight outta Compton – A história do N.W.A.: Adoro cinebiografias e essa é muito boa. Conhecer um pouco mais do início de uma história que já sei como termina é sempre interessante. Destaque para o cara que interpreta o Ice Cube. Parecido demais! [Oscar 2016]
- A pedra de paciência: Depois de me apaixonar pelo livro, eu precisava ver o filme, que tem roteiro e direção do próprio autor e é igualmente impactante. Recomendo muito.
- Mudança de hábito: Quem nunca se divertiu com as insubordinações de Deloris e cantou as músicas desse clássico da Sessão da Tarde? Estava começando na TV e não resisti a uma reprise.
- Trumbo – Lista negra: Filme sobre o famoso roteirista de Hollywood que, junto com outros companheiros simpatizantes do comunismo, sofreu perseguição do governo americano. Walter White Bryan Cranston arrasa na pele do protagonista. [Oscar 2016]

Séries
Comecei a ver a segunda temporada de ‘The Leftovers’ no fim do ano passado e não avancei nada. Também comecei a assistir ‘House of Cards’ e estou achando maravilhosa, mas pausei para me dedicar aos filmes.

Diversos
Em janeiro fui conferir a exposição da Frida Kahlo e assisti à montagem moderna de Macbeth no Sesc. Dois ótimos passeios!

E foi isso.
O que vocês fizeram de bom no primeiro mês do ano? 
Beijo e até +!

3 comentários:

Lígia disse...

Uau, quantos filmes! :O
Faz tempo que estou pensando em pegar um livro do Atiq Rahimi na biblioteca. Bom saber que você gostou.
Não costumo acompanhar o Oscar muito fervorosamente, mas nesse ano vou tentar assistir a alguns filmes antes da premiação (quero pelo menos ver todas as animações).

Jacqueline Braga disse...

Oie.
Menina, inveja gospel do seu mês movimentado rs
meu mês foi xoxo em leituras, e não consegui assistir a nenhum indicado para o Oscar, embora ame fazer maratona com os filmes indicados. Espero que eu consiga assistir pelo menos O regresso.
Enfim, suas leituras foram produtivas. Eu amo O morro dos ventos uivantes.
Geralmente quando não gosto de um livro, nunca dou uma nova chance a ele. Aconteceu em janeiro de dar essa segunda chance, e não ter mudado minha opinião rs
Amei os comentários sobre os filmes. Vou filtrar o que assistir. Quanto as séries, parei com todas. Sei lá, mas me bateu preguiça. A única que finalizei em janeiro foi Dowton Abbey. Mas ainda não tive coragem de assistir ao series finale.
bjos
www.mybooklit.com

Michelle disse...

Lígia,
Eu tento ver o maior número possível de indicações, mas tenho tido certa preguiça nas últimas edições (ai, rimou!).

Jacque,
Hahaha... adorei "inveja gospel".
Tem horas que fica tudo travado, né? Um saco!
Nunca vi Downton Abbey, acredita? Quem sabe agora que a série terminou eu me anime?