domingo, 14 de novembro de 2021

Resenha: A história de uma hora e outros contos

Esta edição dos clássicos bilíngues traz 3 contos de Kate Chopin, publicados entre 1893 e 1894. "O bebê de Désirée" fala sobre um fazendeiro rico que se casa com uma moça enjeitada, que logo lhe dá um filho. Só que o fazendeiro, que amava a criança, de um dia para o outro passa a repeli-la, a evitar a mulher e a ser violento com os escravos. Suas suspeitas arruínam a família, mas numa carta vem a revelação inesperada que o faz cair em si. "Ma'ame Pélagie" é sobre duas irmãs solteironas que moram numa cabana e poupam cada centavo para reconstruir a mansão da família, que foi destruída na Guerra Civil Americana. A chegada da jovem sobrinha abala a dinâmica das tias e as faz ver as coisas por uma nova perspectiva. “A história de uma hora” é sobre uma jovem esposa com problemas cardíacos que recebe a notícia de que o esposo morreu num acidente. Depois de chorar um bom tempo, ela começa a pensar nas mudanças que aquela morte trará à sua vida.

Nos três contos temos mulheres cujos destinos estão nas mãos alheias. Elas vivem pequenas alegrias quando lhes permitem, sonham quando lhes permitem, pensam no futuro quando lhes permitem. Pélagie é a única que tem certo poder de decisão e, mesmo assim, prefere viver presa ao passado, arrastando consigo a irmã mais nova. A reviravolta no finzinho dos contos 1 e 3 é incrível, principalmente no da jovem viúva. Fazia tempo que eu queria ler algo da autora e foi como imaginei. Quero mais. 

“Sua imaginação corria à solta pensando naqueles dias que tinha pela frente. Dias de primavera, dias de verão e todos os tipos de dias que agora seriam só dela. Sussurrou uma breve prece pedindo uma vida longa. E fora ontem mesmo que estremecera ao pensar que sua vida poderia ser longa”.

(Trecho de “A história de uma hora”)

Nota: 4/5


(Publicado no Instagram em 22 de setembro de 2021)

Nenhum comentário: