quinta-feira, 28 de janeiro de 2016

Veja Mais Mulheres - Filme #4: Herencia


Olinda é uma italiana que chega a Buenos Aires logo após a Segunda Guerra em busca do amado. O romance não se concretiza, mas ela se apaixona pela cidade e abre um restaurante em um bairro simples. Agora, muitos anos depois, entra pela porta de seu estabelecimento Peter, um jovem que acaba de chegar da Alemanha atrás da moça que ele acredita ser o amor de sua vida, mas com quem não tem contato há uns bons meses. Alguns contratempos fazem com que os caminhos desses dois estrangeiros que migraram seguindo o coração se cruzem e que eles estabeleçam uma relação de amizade.


Ao entrar no restaurante por acaso, Peter é recebido com uma pratada na testa e desmaia. Olinda, que discutia com seu funcionário por causa da quebra constante de pratos, se sente mal por ter atingido o rapaz e oferece um jantar a ele, embora o restaurante já tivesse encerrado o expediente. Peter agradece e explica que estava em busca de uma garota. Isso faz a dona do lugar lembrar de sua juventude e, antevendo a decepção do moço, ela o aconselha a voltar para casa.


Quando retorna para seu quartinho de hotel, Peter percebe que foi roubado e que não tem dinheiro nem lugar para ficar. Desesperado, pede ajuda a Olinda, única pessoa que conhece na cidade, mas ela o manda embora. Apesar de a dona do restaurante ser a típica italiana que fala alto, gesticula demais, reclama de tudo e parece sempre pronta a bater em alguém, tem um grande coração de manteiga e acaba deixando o rapaz passar as noites ali, até encontrar a amada ou chegar o dia do regresso à terra natal. Mas sabem como é o destino, esse fanfarrão que adora arruinar os planos alheios...


Faz tempo que eu queria ver esse filme, já que não resisto a uma trama que envolva culinária. Apesar dessa característica não ter sido tão forte quanto eu tinha imaginado, o restaurante é crucial para a trama e é a comida que acaba por selar o destino de Olinda e Peter.


“Herencia” é um daqueles filmes que considero típicos argentinos: histórias de gente comum que lida com problemas cotidianos em um ambiente corriqueiro. A trama não tem nada de mirabolante, não há efeitos especiais nem reviravoltas – ou seja, é fácil se conectar com os personagens, com seus dramas e com as situações. Simplicidade que agrada. Sempre.

Nota: 3,5/5
**********************
Sobre a diretora:

Paula Hernandéz nasceu em 1969 em Buenos Aires, Argentina. É roteirista e diretora de cinema e TV e professora na Escola de Cinema, Televisão e Teatro de Buenos Aires. “Herencia” foi seu primeiro de cinco longas-metragens. Entrevista com a diretora AQUI.

Este post faz parte do projeto Veja Mais Mulheres, criado pela Cláudia Oliveira. Para ver o post de apresentação que inclui minha lista de filmes e os links para as respectivas postagens, clique AQUI. 

2 comentários:

Claudia Oliveira disse...

Não conhecia o filme. Também gosto bastante de filmes relacionados de alguma forma com comida.

amulherqueamalivros

Michelle disse...

Cláudia,
Sabe que eu tenho uma lista só de filmes relacionados a comida? (é sou dessas, cheia de listas). Esse fazia parte dela :)