sábado, 24 de julho de 2021

Tag das Frutas

 


Tenho postado no meu perfil do Instagram breves comentários sobre os livros que leio e até criei meu próprio desafio este ano: ler 1 HQ por semana e falar sobre essas leituras aos domingos (#HQdeDomingo). Também tenho postado por lá imagens dos filmes que assisto para o 6º ano da minha participação no #52FilmsByWomen/ #VejaMaisMulheres (desde 2018 venho criando listas no Letterboxd). Mas sinto falta dos blogs, de escrever sem limites de caracteres, de inserir fotos mais facilmente, de deixar o post disponível para quem quiser chegar e ler, sem depender dos algoritmos. Enfim, faz tempo que quero ressuscitar este espaço e acho que chegou a hora. E a culpada é a dona Claudia, que postou a #TagDasFrutas por lá e despertou minha nostalgia dessas brincadeiras.

A ideia é bem simples: você pede uma fruta a quem fez o post, e a pessoa escolhe uma para você. Claudia me deu: PÊSSEGO. Agora tenho que indicar um livro para cada letra do nome dessa fruta. Eis minhas escolhas:

PPequenos incêndios por toda parte (Celeste Ng): Mãe solteira chega com a filha adolescente a uma comunidade onde tudo parece perfeito. Seu estilo de vida abala a ordem do lugar e incomoda principalmente uma família que é tida como exemplar. Livro muito bacana que fala sobre preconceitos e, de quebra, ainda envolve um mistério. Virou uma ótima minissérie da Amazon.

EEnterre seus mortos (Ana Paula Maia): Homem simples, que trabalha recolhendo animais atropelados em estradas e os levando para o incinerador da prefeitura, é envolvido em um jogo de empurra quando encontra corpos humanos ao executar seu serviço. Uma trama existencial com um quê apocalíptico pelas estradas brasileiras. Mais um grande livro da Ana Paula e mais um reencontro com Edgar Wilson, um dos meus personagens favoritos da literatura.

SSobre os ossos dos mortos (Olga Tokarczuk): Um suspense que tem como protagonista uma excêntrica senhora mística que atua como defensora dos animais e traduz poesias nas horas vagas. Um estilo bem diferente de tudo que já li. Também virou filme. (Bem legal, por sinal).

SSempre vivemos no castelo (Shirley Jackson): Duas irmãs moram num casarão com um tio inválido e um gato. Há uma história sinistra no passado da família. Um terror psicológico incrível. Também já falei dele AQUI.

EEu sou a lenda (Richard Matheson): Uma epidemia mundial transforma as pessoas em criaturas noturnas, mas um homem é imune ao vírus. Ele é o último humano da Terra e tenta descobrir a cura para a doença. No processo, enfrenta não apenas as aberrações que estão por toda parte, mas também seus demônios interiores. Já falei do livro e de suas 3 adaptações para o cinema NESTE POST.

GGarota, interrompida (Susanna Kaysen): Uma garota não se comporta como esperado e é mandada para um hospital psiquiátrico, onde encontramos várias outras moças que, embora tenham personalidades diversas, de algum modo também não agiam como ditavam os padrões. Baseado na história real da autora e adaptado para as telas no ótimo filme de mesmo nome, o livro revela o triste tratamento destinado às jovens que desde sempre são punidas por serem elas mesmas. A trama se passa nos anos 60, mas toda a história da humanidade está aí para provar que a época é irrelevante quando se trata de opressão feminina.

OOryx e Crake (Margaret Atwood): Primeiro volume de uma trilogia pós-apocalíptica que é uma espécie de quebra-cabeça que aborda inúmeras questões importantes e fala de como interesses religiosos e financeiros ditam os rumos da ciência e da tecnologia. Peraí... onde será que já vi isso acontecer? Tem resenha da trilogia toda AQUI no blog.

Deixarei a tag aqui e postarei lá na outra rede. E vou começar a trazer para cá o que já postei lá e em outros lugares, para deixar organizado.

Quer brincar? É só pedir uma fruta ;)

Nenhum comentário: