quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

DL2013: Maldito Karma (David Safier)



Kim Lange é uma famosa apresentadora de um programa de debates da TV alemã que, na noite da premiação que consagraria sua carreira, é atingida pelo banheiro de uma estação espacial russa e morre. No entanto, devido ao seu mau comportamento enquanto viva, Kim não consegue simplesmente morrer, e então volta à Terra para se redimir de tudo o que fez de ruim a outras pessoas. Detalhe: ela volta reencarnada no corpo de uma formiga.


“- Siddharta Gautama – disse afavelmente a formiga gorda.
- Como? O quê? – perguntei, totalmente abalada.
- Esse é o meu nome.
Aquela sentença desviou minha atenção do meu corpo trêmulo. Siddharta? Não era aquele filme com o Keanu Reeves?”

Kim era uma mulher de trinta e poucos anos que tinha tudo o que alguém poderia desejar: um marido amoroso, uma filha saudável e inteligente e uma carreira de sucesso. Todavia, de todas essas coisas, ela só dava valor à última. Além disso, ela era aquele tipo de pessoa deslumbrada e convencida, que adora bajulações e que só se importa com coisas materiais. Para piorar, ainda era rude com as pessoas que trabalhavam com ela, traía o marido com o apresentador de um programa da emissora concorrente e preferia fazer qualquer outra coisa não fosse “desperdiçar” seu tempo com as bobeiras infantis de uma criança de 5 anos.

Então, quando sofre o acidente inusitado e morre, Kim encontra Buda, que explica a ela o motivo de sua reencarnação como formiga: esse inseto era o nível mais baixo na hierarquia do karma (exceto pelas bactérias intestinais, que eram uma categoria especial destinada a políticos corruptos, ditadores e afins) e, para que pudesse finalmente descansar em paz e atingir o nirvana, Kim deveria acumular bom karma até que seu saldo de ações negativas estivesse zerado.

Daí em diante acompanhamos as peripécias de Kim, que reencarna diversas vezes, sempre ascendendo na escala dos animais, com o propósito de corrigir seus erros e se aproximar da família que finalmente passou a valorizar.

Uma das coisas mais divertidas do livro são as notas de rodapé do ‘Diário de Casanova’ (sim, aquele escritor italiano sedutor e libertino, que viveu no Século 18 e foi personagem de uma fuga espetacular das masmorras de um palácio veneziano). Ele é uma das pessoas reencarnadas que Kim conhece no formigueiro e que passa a ser seu companheiro ao longo as reencarnações. Suas observações sobre o comportamento humano e as invenções de outros séculos são muito engraçadas.

Uma história leve e bem-humorada que nos faz refletir sobre nossas prioridades e atitudes.

* Livro citado em “Maldito Karma”: “O Senhor dos Anéis”  (dica para quem procura um livro citado em outro para o Desafio Realmente Desafiante – item 7).
* "Maldito Karma" também pode ser usado para o mês de março do DL2013: Animais Protagonistas.

Este post faz parte do Desafio Literário 2013 - Mês de Fevereiro: Livros que Nos Façam Rir. Para ver a lista de obras selecionadas e outros posts do DL2013, clique AQUI.

9 comentários:

Flávia disse...

Eu ia lê-lo para o mês de março, mas não encontrei (eu acho, nem lembro mais o porquê) e acabei substituindo pelo "A vida de Pi" que estou com muita vontade de ler.
Não sabia que ele poderia se encaixar no mês dos meses engraçados. Ah, que legal!! Ela deve ter passado maus bocados como formiga, hein?? Não sabia que ela ia passando para outros animais!!

Beijos

Unknown disse...

Não conhecia.
Philip Rangel
Entrando Numa Fria
www.entrandonumafria.com.br

Versificados disse...

Não conhecia esse livro. Fiquei curiosa, a autora tem um currículo interessante e o livro parece ser inovador <3

http://revistainnovative.com

Gustavo disse...

Nossa! Atingida por um banheiro da estação espacial russa!!! Desde o começo o livro já é inusitado rsrs.
E que livro versátil! Se enquadra em vários desafios! rsrs.
Acho legal sua dedicação aos Desafios!

Um abraço

Gustavo

Agatha Borboleta disse...

Ahhhhh Adorei *.*
Quero ler, deve ser muito bonitinho alem de engraçado ^^

Indira Hansen disse...

Oi Michelle!
Muito legal a resenha, e o livro parece ser ótimo! Humor com um enredo bem trabalhado, adorei!
Provavelmente vou odiar a personagem principal no início... rs. Mas vai entrar para minhas leituras.

Unknown disse...

Mi,
Esse livro deve ser incrível,rs.Tem cara de ser muito engraçado,numa opotunidade vou le-lo.
bjs,
Luana

Lígia disse...

Não conhecia esse livro, parece ser hilário! :D

Flávia disse...

Huahuahauhuahua, que incrível. Em fevereiro quando li sua resenha, comentei que queria ler para o Dl de Março mas não tinha achado o livro e eis que nos 45 do segundo tempo o Submarino coloca esse livro naquela promo louca de 3 por 30 reais e yeah, consegui ler!!