sábado, 27 de abril de 2013

Selinho 2013 Literário


Oi, gente!

A Maura, do Blog da Maura Parvatis, me indicou este selinho e vou deixar aqui minhas respostas, OK?


As regras são as seguintes:

1. Citar o nome e o link de quem te enviou.
2. Indicar dois livros (no mínimo) que leu em 2012 e gostou.
3. Listar três livros (no mínimo) que deseja ler em 2013.
4. Oferecer para mais dez pessoas ou blogs e avisá-los.

Vamos lá?

1. Já coloquei nome e link do blog ali no início do post.

2. Eu fiz uma lista com 11 livros para o Retrospectiva Literária 2012. Dessa lista, destaco cinco que mexeram muito comigo e cuja leitura recomendo fortemente:

 

- A Elegância do Ouriço (Muriel Barbery): Levou o prêmio de "Melhor de 2012" entre as minhas leituras daquele ano. A história é sobre a amizade improvável entre uma zeladora cinquentona e mal-humorada que é apaixonada por literatura e uma adolescente muito inteligente e com grande potencial artístico, mas que tem problemas para se relacionar socialmente. Uma história linda sobre amizade, aparências e filosofia!

- Admirável Mundo Novo (Aldous Huxley): Um daqueles clássicos que morava na minha estante há anos e que eu sempre empurrava para o fim da lista. Como me arrependo de ter feito isso! Um dos livros mais incríveis que já li e, com certeza, inspiração de 90% dos filmes e livros distópicos.

- Quarto (Emma Donoghue): Muita angústia e delicadeza nessa história narrada por um garotinho de cinco anos cujo universo se resume a um pequeno quarto onde vive preso com a Mãe. Absolutamente maravilhoso!

- Do Outro Lado (Natsuo Kirino): Eu adoro histórias de suspense e policiais, e esse livro é sobre quatro amigas que se unem para praticar uma série de crimes. A coisa começa meio por acaso e ganha proporções absurdas! Foi o primeiro livro que li da autora e já coloquei outros dela na minha lista de querências.

- O Complexo de Di (Dai Sijie): Eu não sabia nada sobre a história ou o autor, mas precisava de um livro de autor oriental para o Desafio Literário 2012 e pedi esse em uma troca. Ri muito acompanhando as trapalhadas do “primeiro psicanalista chinês” que procura uma virgem para ser trocada pela liberdade da amada. Foi uma ótima surpresa e, de quebra, descobri que o autor é o mesmo de "Balzac e a costureirinha chinesa" (que também dirigiu sua adaptação para o cinema). Virei fã!

3. Como sempre, minha lista de leitura é formada basicamente por livros de desafios literários. Minhas maiores expectativas para 2013 são:


1. O Amor nos Tempos do Cólera (Gabriel García Márquez):  Me apaixonei por Gabo com “Cem Anos de Solidão” e desde então tenho procurado conhecer melhor sua obra. Esse livro já está na minha estante há um tempinho, e agora vou aproveitar que o tema de maio do DL2013 é “Livros citados em filmes” para finalmente lê-lo. Para quem não sabe, ‘O amor...’ é citado no filme “Escrito nas Estrelas” (já falei dele AQUI).

2. Carrie, a Estranha (Stephen King): Esse mora na minha estante há anos e faz parte da minha amada coleção do mestre do terror, mas até hoje não consegui ler. Já vi as duas adaptações para o cinema e aguardo ansiosa a terceira, então vou lê-lo para o mês das histórias de vingança do DL2013.

3. A Máquina de Fazer Espanhóis (Valter Hugo Mãe): Mais um que vou ler para o DL2013, no mês dos escritores portugueses contemporâneos. Tudo bem que o autor é tecnicamente angolano, mas mudou-se para Portugal bem criança, então suas obras são aceitas no desafio. E eu comprei esse livro para ler no DL do ano passado, mas não tive tempo, ou seja, P-R-E-C-I-S-O ler essa história este ano.

4. Vou trapacear e deixar o convite para quem quiser participar. Quem se animar, pode deixar as respostas nos comentários também.

Beijo e até+!

2 comentários:

Maura C. disse...

Michelle, fiquei mais animada em ler Admirável Mundo Novo!
Desde a primeira vez que ouvi falar desse livro, quando a Pitty explicou o significado da música: Admirável Chip Novo me interessei pelo livro, mas já comecei a ler duas vezes e não terminei :(
Desse ano, não passa!

Quero muito, muito, muito ler Carrie, a Estranha, mas acho que vou deixar para o ano que vem :\

Os demais livros citados por você, já foram parar no caderninho de querências, rs.

Beigos!

Michelle disse...

Maura,
Eu não costumo ler ficção científica e também tive essa dificuldade com os primeiros livros desse estilo. Só consegui ler "Fim da Eternidade", por exemplo, na terceira tentativa. O começo é sempre arrastado, com muita informação e detalhes para criar um universo específico. Mas não se apegue a pormenores, vá lendo sem se preocupar muito com os termos inventados e as definições e, quando perceber, estará envolvida demais na história para abandonar a leitura.
Nada como aumentar a lista de querências dos amigos...rs