sexta-feira, 12 de julho de 2013

E o tema é . . . Filmes de Rock!


Amanhã é o Dia Mundial do Rock!
Para comemorar, nada melhor que fazer um TOP 5 de filmes com trilha sonora arrasadora. Lógico que se eu fosse colocar em um post todos os filmes desse tema que eu gosto, ele seria, no mínimo, um TOP 20. Mas selecionei os mais “populares” ou aqueles a que assisti o maior número de vezes até hoje. Preparados? Então aumentem o som!

1. Alta Fidelidade (High Fidelity, 2000) [Inglaterra]


No topo do pódio, essa adaptação do livro do Nick Hornby que reúne duas paixões em um só filme: músicas e listas. Rob Gordon (John Cusack) é o dono de uma loja de discos meio falida que só vende vinis. O que ele tem de conhecimento musical, lhe falta em traquejo nas relações amorosas. Ele é um cara normal, cheio de defeitos e meio canalha, mesmo assim, há algo de tão real nele que o torna interessante. Além disso, ele tem uma mania deliciosa de fazer listas com Top 5 de tudo! Para completar, ainda tem o Jack Black como o funcionário da loja que fica indignado com a falta de conhecimento musical dos clientes e resolve dar uma lição neles.
Ouça a trilha sonora AQUI.

2. Vida de Solteiro (Singles, 1992) [Estados Unidos]


Foi uma disputa acirrada com o número 1 do meu TOP 5. Provavelmente deve ser o segundo filme desta lista que mais vi na vida. Quem não viveu a invasão de camisas de flanela causada pelo grunge nos anos 90 talvez não entenda a importância desse filme. Para mim, ele marcou a adolescência. A trama gira em torno de vários jovens na casa dos 20 e poucos anos que buscam realização profissional e também amorosa. O ponto forte do filme é a trilha sonora recheada de clássicos do grunge e a participação de alguns nomes de peso da cena musical como atores: os caras do Pearl Jam interpretando membros da banda do protagonista vivido por Matt Dillon e o Alice in Chains tocando em uma das cenas. Simplesmente perfeito!
Ouça a trilha sonora AQUI.

3. Quase Famosos (Almost Famous, 2000) [Estados Unidos]


Não tem como não se envolver com as aventuras vividas pelo garoto que descobre um mundo novo por meio dos diversos discos deixados para trás pela irmã mais velha que saiu de casa. A paixão do jovem fã de rock (uma autobiografia do diretor, Cameron Crowe) extrapola todos os limites dos sonhos quando ele é convidado a escrever para a Rolling Stone e passa a viajar com a fictícia banda Stillwater, um pastiche de várias bandas com quem Cameron teve contato durante os anos 70. Um filme divertido, emocionante, debochado, dramático... e com uma trilha sonora de primeira.
Ouça a trilha sonora AQUI.

4. Escola de Rock (School of Rock, 2003) [Estados Unidos]


Versão rock n’ roll de “Um tira no jardim de infância”. Jack Black vive um músico expulso de sua própria banda que aceita trabalhar como professor de música em uma escola tradicional para pagar as contas. Em pouco tempo, ele começa a ensinar clássicos do rock para a pivetada e monta com eles uma banda para disputar um campeonato infantil, sem que os pais ou a direção da escola desconfiem do seu plano. Engraçado e com músicas que dão orgulho de ver a molecada tocando.
Ouça a trilha sonora AQUI.

5. Rock of Age (Rock of Age, 2012) [Estados Unidos]


Este filme é novíssimo em comparação com os outros da lista. Relutei em assistir porque detesto o Russel Brand e porque não estava botando fé no Tom Cruise bancando o rockstar egocêntrico à la Axl Rose, mas me surpreendi. A história é sobre uma típica garota do interior que vai para L.A. atrás do sonho de ser uma cantora de sucesso. Claro que no decorrer da história ela vai se apaixonar e ser humilhada e reatar com o garoto bonitinho e talentoso, mas isso não importa. O mais legal do filme são os mashups de canções que marcaram os anos 80, bem como o visual exagerado e cheio de laquê, o estilo de videoclipe meio brega... enfim, viagem divertidíssima pelo túnel do tempo.
Ouça a trilha sonora AQUI.

E para vocês, qual seria o Top 5 de filmes do rock?

Beijo e até+!


9 comentários:

Anônimo disse...

Michelle, eu só não assisti ao último, mas quero muito ver, acho que vai ser divertido. Os demais, adoro todos. Singles é um filme tão fofo, e eu nem fui geração grunge, mas peguei um pouco por causa da minha irmã mais nova. Acabou que hoje em dia gosto muito de Pearl Jam. =)

Anônimo disse...

Um filme que marcou minha época foi "Quanto mais idiota melhor". Muito bom!

Anônimo disse...

Putz, que difícil. Amo trilhas, mas confesso que as que mais me marcaram foram instrumentais (O Tigre e o Dragão, Senhor dos Anéis - A Sociedade do Anel).
Bom, mas posso indicar a trilha do Drácula 2000, que é bem rock and roll. Não tem nomes muito conhecidos, mas é muito legal :)
Beijos!

Eliana Lee disse...

Todos filmes óteeemos, mas não consigo gostar de Escola de Rock. É porque não vou com a cara do Jack Black, não tem jeito. E não sei nem explica porque kkkkkkkkk

Eliana Lee disse...

Ah! Lembrei de The Wonders também. É maravilhoso *-*

Luara Cardoso disse...

Oi Michelle!
School of Rock é um filme marcante. Vejo sempre que passa e eu tenho tempo pra ver, NUNCA enjoa. Ótima pedida para o dia de hoje.
Claro que Almost Famous não deixa a desejar também. :)
Tenho muita vontade de ver de Rock of Age, disseram que é MUITO bom!

Um beijo,
Luara - Estante Vertical

Unknown disse...

olá,
Nao gosto muito de musica - mentira eu detesto! - Mas se eu fosse gostar de algum gênero seria o rock.
bjos
http://valmedrado16.blogspot.com.br/

Maura C. disse...

Só assisti "Escola do Rock" e um pedação de "Quase Famosos" mas não considero como assistido... Os outros quero ver há anos, Singles principalmente.
Fiquei mais animada para ver "Rock of Age" após ler seus comentários sobre ele ^^
"Alta Fidelidade", livro e filme estão na lista de desejados, você já leu o livro?! (:
Eu não tenho ainda um top 5 de filmes de rock, mas "The Wonders" entraria... por ter marcado minha infância e ter a Liv Tyler <3

Beigos!

Michelle disse...

Lua,
Acho que você vai gostar do Rock of Ages, viu? Nos anos 80 eu estava no início da adolescência, uns 11-12 anos, então no auge da minha vida teen foi durante a explosão do grunge. Bons tempos...

Luciana,
'Quanto mais idiota melhor' tem a melhor cena com trilha de rock ever! Os caras cantando Bohemian Rhapsody no carro é icônica!

Gi,
Sério que a trilha de 'Dracula 2000' é boa? Porque eu detestei tanto o filme que tudo o que eu queria era que terminasse para eu sair logo do cinema. Nem prestei atenção na música!

Eliana,
É... Jack Black é um daqueles casos de amor ou ódio. The Wonders é maravilhoso! Estaria no meu top 10, com certeza!

Luara,
Assista sim! Os mashups são muito bons!

Val,
Sério que você não se liga em música? Tenho uma amiga que também não curte muito. Interessante.

Maura,
Já li sim. Estou a fim de ler de novo e fazer uma sessão do filme na sequência. Ambos são ótimos! Eu gosto dos trabalhos da Liv Tyler!