sexta-feira, 26 de julho de 2013

Série: Les Revenants


Em uma cidadezinha montanhosa e isolada, os mortos começam a voltar do além. No entanto, não são fantasmas nem zumbis. São pessoas que mantêm a mesma aparência que tinham quando morreram e agora despertam como se saíssem de um coma para retomar suas vidas de onde pararam. O problema é que nem todos que voltam são inocentes e nem todos os vivos recebem bem esse milagre.



Já faz um tempo que vi em alguns sites e blogs textos falando sobre a série. Meu interesse foi imediato, mas infelizmente meu tempo disponível para assisti-la não. Agora finalmente consegui ver e... PQP! É simplesmente sensacional! Devorei os 8 episódios em 2 dias e estou aguardando ansiosamente a segunda temporada, prevista para fevereiro de 2014.


O grande diferencial da série é não mostrar os mortos como almas penadas nem monstros comedores de cérebro. Como eu disse, são apenas pessoas que “despertaram” e voltaram para tocar suas vidas. Só que a recepção nem sempre é a esperada. Algumas pessoas ficam felicíssimas com o retorno dos entes queridos, outras acham que enlouqueceram e tomam atitudes drásticas. Ainda há aqueles que se recusam a aceitar, com medo dessa volta ser provisória e de terem que enfrentar novamente a perda.


Como não são todos os mortos que retornam de uma vez, existem aqueles que se ressentem por não terem pessoas queridas de volta; outros se aproximam dos mortos para saber notícias do além; em alguns a esperança se fortalece e em outros o desespero aumenta. Além disso, na leva de ressuscitados há tipos indesejados, como criminosos e indivíduos vingativos.


A série mostra como cada pessoa lida com a perda e com os recomeços, com expectativas frustradas (tanto dos mortos quanto dos vivos), com a rejeição, com a fé, com o medo do desconhecido. Cada episódio foca em um ressuscitado, em sua volta e em sua morte. Aos poucos, vamos conhecendo melhor os personagens e como eles se relacionam.


Além dos personagens enigmáticos, a cidade em si também tem um papel fundamental na história, especificamente a barragem. Há muitos mistérios para serem desvendados e, sinto informar, eles não terminam com o fim da temporada. As peças estão espalhadas nos episódios e também na abertura (lindíssima, aliás). A trilha sonora de toda a série ficou a cargo do Mogwai e a música de abertura fica na cabeça por dias.


“Les Revenants” tem tanta coisa boa que é difícil destacar só alguns pontos. Acho que quanto menos uma pessoa souber antes de assistir, melhor. Só digo uma coisa: baixe agora mesmo!!

Curiosidades:

- O escritor e diretor Emmanuel Carrère (autor do livro "O Bigode" e responsável pelo roteiro/direção do filme baseado nessa obra) elaborou o roteiro de 5 episódios da série.

- O programa também é conhecido como “The Rebound” no Reino Unido, mas teve seu título alterado posteriormente para “The Returned”.

- A série é levemente baseada no filme de 2004, de mesmo título, conhecido como “Eles Voltaram” ou “They Came Back”. No entanto, os mortos-vivos do filme são lentos, com problemas para se adaptar às novas funções ou à escola, por exemplo. O foco também é diferente, deixando de lado as questões mais intimistas e de comportamento, e voltando-se para questões mais práticas e de cunho político: Onde alojar tanta gente sem parente ou cujos parentes não querem recebê-los em casa? Como o governo vai sustentar os desabrigados? A questão do emprego e a criação de funções específicas para os ressuscitados não adaptados. A criação de uma droga nova para controlar os retornados que não dormem jamais. A série é infinitamente superior, mas achei válido mencionar o filme como curiosidade.


Pare tudo o que estiver fazendo e vá assistir!


Veja a abertura AQUI (infelizmente não foi possível incorporar ao post).

Ouça a trilha sonora AQUI.

6 comentários:

Melissa Padilha disse...

Adorei a temática !!! Vou correr pra assistir, é interessante essa forma de pensar diferente sobre "ressurreição dos mortos" além de zumbis e fantasma. Adorei a dica!
bjos
Melissa

Luara Cardoso disse...

Michelle, além de todo o burburinho sobre essa série, eu tenho outro motivo: em um dos últimos livros que li, o "Morra por mim", existem seres que se chamam Revenants, mas não mostra esse lado dos entes queridos, só a parte sobrenatural mesmo.
To super curiosa e vou começar a baixar JÁ!

Um beijo,
Luara - Estante Vertical

schrotz disse...

Se antes eu já tinha vontade de ver essa série, essa vontade triplicou agora! Você viu tão rápido! Deve ser muito boa, só ouvi falar muito bem dela, HAHAHA
Bom fim de semana.
http://literallypitseleh.blogspot.com.br/

Michelle disse...

Melissa,
Só digo uma coisa: é viciante! Não diga que não avisei...rs

Luara,
Não conhecia esse livro, mas fiquei curiosa. Assista e depois diga o que achou ;)

Schrotz,
Eu não conseguia parar de assistir! E vai ser difícil esperar até o ano que vem...

Dany Silva disse...

Comecei a assistir Les Revenants momentos depois de ler sua resenha sobre essa série incrível. Neste momento estou assistindo ao penúltimo capítulo desta trama maravilhosa. Não tem como não gostar dessa série. É ótima! Beijos <3

Michelle disse...

Que bom que gostou, Dany!
Adoro quando as pessoas vão atrás das minhas indicações e voltam para dizer o que acharam ;D