quarta-feira, 10 de julho de 2013

Top Ten Tuesday: Top 10 Livros Mais Intimidantes

Oi, gente!

Hoje vou responder mais uma tag do Top Ten Tuesday: Top Dez Livros Mais Intimidantes, criada pelo blog The Broke and the Bookish e traduzida/publicada pelo blog Por Essas Páginas (como sempre, me recuso a publicar no dia certo... rs). Vale qualquer motivo de intimidação: autor consagrado, tamanho do livro, assunto espinhoso. Eu selecionei só os livros que já tenho aqui em casa e que vivem me encarando cada vez que escolho outro título para ler.


1. Anna Karenina
Sou louca para ler esse livro. Já vi uma das adaptações para o cinema (a de 1948) e acho a história incrível, mas o tamanhão do bicho me assusta. Tinha até separado o coitado para ler para o DL2013, mas não consegui encarar. Vai ficar para 2014.

2. O Mundo de Sofia
O primeiro livro que li do Jostein Gaarder foi “O vendedor de histórias” e gostei bastante. Além de “O Mundo de Sofia”, tenho na estante mais 4 obras do escritor, mas cadê a coragem de ler seu best seller? O medo de encarar a "filosofia acessível" me afasta desse livro cada vez que tento me aproximar.

3. O Senhor dos Anéis / Guerra dos Tronos
Dois universos maravilhosos criados por dois gênios da literatura. Adoro as versões gravadas (filmes/série) de ambas as histórias e não me canso de vivenciar essas aventuras na tela da TV. Quanto aos livros, estão ali na estante (não são meus), me amedrontando com seus vários volumes. Mas eu passo e finjo que não os vejo, pois sei que não sou capaz de acompanhar essas tramas com um número infinito de personagens e seus nomes impronunciáveis. Já confundo todo mundo olhando para a carinha dos atores, imaginem lendo? Não, não é para mim.

4. Dom Quixote
Clássico da literatura mundial sobre o homem dividido entre sonho e realidade. Sem dúvida, uma história merecedora da alcunha “clássico”. E, por isso, mesmo, amedrontadora.

5. Moby Dick
E aqui está outra obra-prima da literatura que morro de curiosidade para ler e, na mesma medida, morro de medo de não conseguir captar suas metáforas. Seus dois volumes que totalizam quase 900 páginas não colaboram em nada para diminuir a apreensão.

6. Livros do Mia Couto / Coetzee
São dois autores africanos que estão em evidência nos últimos tempos. Todo mundo comenta, todo mundo ama. Pelas sinopses que li, as histórias parecem realmente ótimas e tenho uma vontade enorme de ler algo deles. Mas e se eu não gostar? Expectativas altas demais podem ser desastrosas. Então, o medo da decepção me faz adiar sempre meu encontro com esses autores.

7. Grandes Esperanças
Outro “tijolão” da minha estante. Assisti à minissérie baseada nessa história do Dickens e pirei! Quero muito ler, mas a grossura do livro é assustadora.

8. Livros da Virgina Woolf
Mais um membro da lista de escritores "obrigatórios", quero muito conhecer sua escrita. No entanto, seu fluxo de consciência já deixou no limbo leitores muito mais experientes que eu. Outro dia, alguns amigos sugeriram uma ordem para começar a adentrar esse universo. Vou tentar seguir. Torçam para eu sobreviver!

9. A Divina Comédia
Esse eu já comecei a ler, mas abandonei. Claro que a história é interessante, cheia de comentários irônicos e imagens impactantes. Mas o negócio é todo escrito em versos e, definitivamente, essa não é a minha praia. Talvez um dia eu tome coragem para me jogar nessa leitura novamente (ou descubra uma versão em prosa bem bacana... hehe).

10. Livros do Philip K. Dick
Não sou grande fã de ficção científica, mas, a cada resenha ou sinopse que leio sobre as histórias desse autor, minha vontade de ler algo dele só aumenta. Como não gostar de alguém que escreveu “O Vingador do Futuro” e “Minority Report”? Só conheço as obras do autor pelas adaptações cinematográficas, e isso já é motivo suficiente para querer ler as histórias originais. Mas e o medo de não entender nada?

E vocês, têm medo de encarar quais livros?


11 comentários:

Sarah disse...

Que legal essa tag Mi!
Da sua lista, concordo 100% com Anna Karenina. Sou doida pra ler desde que vi uma adaptação pro cinema mais antiga. Ainda não tenho em livro, mas quero muito. Vou economizar uns cobres pra comprar uma edição capa dura linda que vi com vc na Fnac, lembra?
Dom Quixote é outro que tb me intimida, mas que ainda quero ler um dia. Mundo de Sofia já li mas faz tempo, pretendo reler. Guerra dos Tronos eu tenho e está na fila. Mia Couto, na fila. Virgina Woolf e Philip K. Dick, wishlist. De todos esses só li Senhor dos Anéis! E te falo, não é tão assustador assim. Eu lembro de dar umas perdidas nas descrições de espécies e paisagens, mas nada comprometedor. Pra quem encara autores suecos com aqueles nomes impronunciáveis, tá tranquilo!!
bjo!

Anônimo disse...

Vários desses me assustam...
Mas não tenha medo de "O mundo de Sofia". Eu amo.

0 disse...

Oi Michelle! Só livrão nessa lista, não?
Anna Kariênina encarei num só fôlego! Era um livro que queria ler há tempos, mas cismei que só leria na edição da Cosac Naify. Foi só o tempo de adquiri-lo e então mergulhar de cabeça. Um que vem me intimidando é o "Guerra e Paz", também do Tolstói, e me impus a mesma resolução: só leio numa edição caprichada, até lá fico me remoendo e arranjando desculpas.
Já tive muita vontade de ler O Mundo de Sofia, mas quanto mais o tempo passa, menos inclinada eu me sinto a pegar e ler de vez. Acho que no fim vou acabar sem lê-lo mesmo.
Fantasia ♥ Guerra dos Tronos e SdA é o tipo de livro que intimida pelo tamanho, mas que você nem percebe que leu até já ter acabado a última página. Acrescento também O Nome do Vento e O Temor do Sábio, que apesar de serem tijolões, é uma leitura mais rápida do que muito livro curtinho.
Grandes esperanças é um sonho de consumo! Um dia tomo coragem e inicio a leitura, assim como A Divina Comédia, Moby Dick e Dom Quixote.

No mais, concordo muito com a sua lista! No meu caso os que mais me "assustam" são os do Ken Follett. Os Pilares da Terra e a trilogia "O Século" são livrões enormes, com letrinhas miúdas que só de raspar o olhar, mudo a direção hahaha Mas estou resolvida a ler pelo menos um até o fim do ano, até porque me parecem sensacionais e gosto muito do gênero.

Beijos, Mi!!

Jacqueline Braga disse...

Oie Mi
adorei a TAG
GOT é super intimidante. Ainda não acredito que o autor tenha quase superado meu amor por Senhor dos Anéis, que é outra leitura super intimidante.
Quero muito ler os livros da Virginia, mas já me disseram que a maioria é melancólica ao extremo (eu adoro)
bjos

Melissa Padilha disse...

Oi Michelle!
Nossa apesar de ter comprados 6 Virginia Woolf esse ano tenho um medo de lê-la que tenha dó, outro tb que acho intimidante é Philip Roth, acho que os livros dele parecem tão denso que parecem impossíveis de serem lidos, mas eu vou lê-los algum dia e vencer essa intimidação!
bjos
Melissa

Nathália Pedroza disse...

Olá, acompanho o blog a um tempão, então não estou entendendo seu medo com relação algumas obras, pois você, a meu ver, esta supper preparada!!!

Tati disse...

Nossa, que lista difícil para se fazer viu? Da sua lista acho que posso copiar A divina comédia e Dom Quixote, porque comecei a ler ambos e não consegui ir adiante :( E o pior, Dom Quixote é um dos livros preferidos do meu pai, imagine a responsabilidade rsrs
Agora perde o medo já de O senhor do Anéis e Guerra dos Tronos. Também sou péssima em decorar os nomes dos personagens e fiquei assustada quando vi os mapas e coisa e tal, mas é só fachada, sério. No primeiro terço do livro você já está super ambientada. O problema é deixar de sonhar com a Terra Média depois :)
Beijo Mi :)
Tati

Vania disse...

Oi Michelle! Adorei sua lista!! Anna Karenina eu também tenho receios, embora vivam me dizendo que eu vou adorar... mas ugh! Olha, Senhor dos Anéis não tem taaaaantos personagens assim, eu acho que dá pra encarar, especialmente se você é bem familiar com os filmes. Já Guerra dos Tronos... honestamente, eu não sei quem é quem lá. Quando sai um livro novo, eu tenho que ir em alguma wikia pra refrescar a memória, é muita gente com nomes esquisitos haha

Boa sorte!!

Abraços, Vania
http://poressaspaginas.com

Unknown disse...

Ja li o mundo de Sofia. Ele e meio cansativo, mas, é muito bom voce vai amar! Comece por ele...
bjos
http://valmedrado16.blogspot.com.br/

Anônimo disse...

Meu pai tinha comprado ‘O Mundo de Sofia’, então, li assim que lançou. Eu gostei e tenho vontade de reler (e comprar um exemplar para mim ^^). ‘O Senhor dos Anéis’ eu tinha começado depois de assistir ao 1ª filme no cinema, mas abandonei. A escrita do Tolkien não me agradou na época. Hoje não tenho vontade de ler. Já ‘As Crônicas de Gelo e Fogo’ só li ‘A Guerra dos Tronos’ *excelente* (Michelle, eu também sou péssima para nomes). Coetzee, ‘Grandes Esperanças’ e Virgina Woolf (me recomendaram começar por ‘Flush: Memórias de um Cão’) também estão na lista de desejados. Pois é, expectativa é uma faca de dois gumes.
Abraços!

Michelle disse...

Sarah,
Aquela edição é um sonho. Eu tenho uma simples, e já é bem assustadora, viu? Vou ler mais autores suecos antes de encarar Guerra dos Tronos... hehe

Julia,
Pois é. Recomendações é que não faltam. Só coragem mesmo.

Taciele,
Sabe que talvez uma edição caprichada dê o empurrãozinho que falta? Vi uma edição lindíssima de "O retrato de Dorian gray" (que é um livro que já li 2 vezes e não gostei) e fiquei tentada a ler de novo. E os "tijolões" me fazem tremer...rs

Jacque,
Já estou programando minha lista de leitura do ano que vem. Tenho que vencer o medo de pelo menos 3 desses livros!

Melissa,
Philip Roth... pronto achei mais um que me intimida.

Natalie,
Que bom que você me acha preparada! Mas o medo é meio irracional, sabe? Como medo de inseto? É bem assim.

Tati,
Que pressão, hein? Mas você vai se sair bem! Vamos usar o grupo como apoio e fazer todo mundo vencer seus medos literários?

Vania,
Eu acho que em Guerra dos Tronos eu me perderia de qualquer forma. Até olhando mapas...

Val,
Acho que vou gostar mesmo. É só respirar fundo e começar!