sábado, 12 de julho de 2014

Música: Me First And the Gimme Gimmes - Are We Not Men? We Are Diva!


Os anos 90 são minha época favorita, musicalmente falando. Eu comecei a deixar para trás uma fase mais metal e a me dedicar mais ao punk/hardcore. Grande parte dessa influência veio dos meus amigos skatistas, dos shows underground que passei a frequentar e dos clássicos CDs que acompanhavam revistas como Trip e Fluir. O fato é que foi assim que descobri um filão de músicas divertidas que caiu de vez no meu gosto: as covers em ritmo punk/hardcore. E, claro, a banda que mais produziu pérolas do estilo é o “Me First And The Gimme Gimmes”. Por isso, assim que descobri que o disco novo dos caras havia caído na rede, fui correndo ouvir. O resultado? Sensacional, como sempre.

Para quem não conhece, o Me First And the Gimme Gimmes é uma banda californiana formada por membros de outras bandas de punk/hardcore (tem cara do Re-Volts, NOFX, Lagwagon e ex-No Use For a Name) e que grava somente covers. Pois é. Se você acha que cover é sinônimo de encheção de linguiça para quando o artista não sabe o que tocar em uma apresentação ou tapa-buraco em um disco com faixas insuficientes, repense. Há covers muito bons. Alguns, inclusive, melhores do que suas versões originais.

O Gimme Gimmes lançou 8 álbuns até hoje, e cada um deles recria canções de determinado tema (por exemplo: já teve CD dedicado a clássicos dos anos 60, ao R&B, à country music, etc). O trabalho mais recente dos caras homenageia as divas da música e o título do CD, "Are We Not Men? We Are Diva!" faz uma brincadeira com o famoso álbum do Devo: “Q: Are We Not Men? A: We Are Devo!”.

As faixas escolhidas não podiam ser melhores: Começa com o hino “I Will Survive” da Gloria Gaynor, passa por “Straight Up” da Paula Abdul e “Believe” da Cher, continua com “Beautiful” de Christina Aguilera, vai fundo em “My Heart Will Go On” da Celine Dion, resgata “I Will Always Love You” da Dolly Parton e “Top of the World” dos Carpenters, vem para o presente com “Speechless” da Lady Gaga, volta aos anos 80 com “Karma Chameleon” do Culture Club e “Crazy For You” da Madonna, chega a “On the Radio” da Donna Summers e finaliza com “The Way We Were” da magnânima Barbra Streisand. Coisa fina.

Eu sou suspeita para falar porque gostei do CD inteiro, mas destaco “I Will Survive” (não é minha versão preferida, mas é muito boa), “Beautiful” (que se mostrou uma ótima música!), “I Will Always Love You” (entraria fácil em um filme adolescente), “Karma Chameleon” (que já é naturalmente grudenta e ficou na minha cabeça por dias!) e “On the Radio” (outra que eu nunca tinha prestado muita atenção).

Para mim, o que essas versões conseguem fazer é mostrar que por baixo de arranjos meio bregas ou de interpretações de cantores que não gostamos muito existem músicas muito bacanas e letras legais que passam batido por puro preconceito ou implicância mesmo. É uma forma de descobrir grandes tesouros ou apenas curtir uma roupagem diferente. Adoro!!

OUÇA O CD NOVO AQUI!

Nenhum comentário: