quinta-feira, 23 de agosto de 2018

O que rolou... junho e julho/2018


Junho e julho foram meses estranhos, com muitos momentos desanimadores, mas também houve uns eventos bacanas: teve Flipop e Flip, Festival Varilux de Cinema Francês, curso de montagem, de Cinema Noir, sobre Bergman e, no finzinho de julho, comecei o curso sobre Hitchcock. Com tudo isso, ainda consegui ler 4 livros e assistir a 34 filmes!

Livros

Nenhum virou preferido, mas foram boas leituras.


- A noite devorou o mundo (Pit Agarmen): Mais um livro do Martin Page, só que lançado sob pseudônimo. Mas o estilo irônico e cáustico do escritor já fica evidente nas primeiras páginas. Fazia tempo que estava na estante e, como descobri por acaso que o filme ia passar no Festival Varilux, corri com a leitura. É uma história de zumbis, mas com uma pegada mais reflexiva. Gostei muito. [4/5]
- A espuma dos dias (Boris Vian): Outro que estava na estante fazia tempo. E eu enrolando para ver o filme porque queria ler primeiro... rs. A escrita é bem doida, surrealista mesmo. Achei OK. E gostei bem mais do filme. [3/5]
- Era uma vez uma mulher que tentou matar o bebê da vizinha (Liudmila Petruchévskaia): Histórias de horror, no estilo de contos de fada, que trabalham muito bem o fantástico. Fiquei com vontade de ler outros trabalhos dessa senhora excêntrica. [4/5]
- O colecionador (John Fowles): Apesar de soar datado em alguns aspectos, cumpre bem o papel de thriller e ainda consegue abordar de leve o preconceito de classes e o papel da arte. [4/5]
****
- Postada a resenha de De mal a pior (Simon James Green)

Filmes

Vou agrupar por temas. Começando pela miscelânea.


- Eles vivem: Ah, as mensagens subliminares... Gosto muito desse filme.
- Jurassic Park: Vinte e cinco anos desse filme. E eu vi no cinema da primeira vez (e agora de novo) – o que evidencia que estou velha.
- Oito mulheres e um segredo: Adoro filmes de golpe/assalto. Esse não decepcionou.
- Corrente do mal: Ambientação bacana e uma ideia genial, mas não gostei de como se desenrolou.
- Espuma dos dias: Taí um filme melhor que o livro. Para mim, o surrealismo sempre funciona melhor na tela do que nas páginas.
- The heretics: Curti as máscaras e a transformação. O resto é meio méhhh.
- The night of the living Deb: Romance + comédia + zumbis. Eu me diverti.
- Hereditário: Muitas dúvidas e teorias (mas de um jeito bom). Preciso rever. 
- A ganha-pão: Animação que vi para o post que estou para fazer desde o começo do ano só com trabalhos dirigidos por mulheres (até dezembro sai. ou não). Mas o filme é ótimo. [#vejamaismulheres]

- The velvet vampire: Casal é convidado para passar fim de semana na casa isolada de uma mulher misteriosa. Lá, eles começam a ter o mesmo sonho. Visualmente, é bem legal. De resto, é um tanto ingênuo. Mas vale a pena por sua influência. E pela Sra. Le Fanu.
- The love witch: Mais um com visual arrasador inspirado na estética dos anos 60-70 e, obviamente, no filme anterior. A história? Uma jovem que só quer amar... mas as coisas nunca saem bem como ela quer.
- O beijo do vampiro: Um escritor se apaixona por uma moça, mas ela é vampira. Ele está disposto a abrir mão de sua humanidade para ficar com ela. Mas quando a irmã da tal vampira aparece, o mundo perfeitamente gótico do casal é desestabilizado. Está em dúvida se vale a pena? Bem, tem o Milo Ventimiglia (pra mim já é suficiente).
- Quando chega a escuridão: Mais uma história de amor. Quem disse que vampiros não amam? Filme incrível da Kathryn Bigelow que foi ofuscado na época do lançamento por outro filme de vampiro que chegou aos cinemas no mesmo fim de semana (Garotos Perdidos). Mas não deve nada ao clássico dos anos 80, viu?
- Blood & Donut: Esse é da zoeira. Tem vampiro que parece membro do Massacration que volta à vida e se envolve com gângsters, e se apaixona, e é perseguido pela ex... é bizarro, mas me diverti horrores.

Os que vi para o curso/centenário do Bergman (esses dispensam apresentações):
- Morangos silvestres
- A hora do lobo
- Persona
- Juventude
- Gritos e sussurros
- Sonata de outono

Os filmes Noir:
- À beira do abismo: Adoro esses diálogos ligeiros e cheios de duplo sentido. E o casal Lauren Bacall & Humphrey Bogart é maravilhoso demais.
- Pacto de sangue: Eu já tinha visto tantas cenas desse filme que praticamente o conhecia inteiro. Ainda assim, valeu cada minuto.
- Laura: Para fãs de tramas rocambolescas.
- A morte num beijo: Que final foi esse? Para mim, foi totalmente inesperado esse toque sci-fi num noir. Virou um dos favoritos.
- Gilda: Não gostei muito da história, mas Rita Hayworth faz o filme sozinha.
- Império do crime: Diferente dos outros noir que eu já tinha visto. E algumas grandes cenas.

Os do Festival Varilux:
- Marvin: O teatro como via de libertação e transformação de um garoto gay oriundo de uma cidadezinha francesa. [#vejamaismulheres]
- O último suspiro: Thriller/ficção científica com uma pegada apocalíptica e um final muito interessante. Recomendo fortemente.
- A noite devorou o mundo: A adaptação do livro do Martin Page. Achei só OK.
- Carnívoras: Esse thriller sobre uma relação conflituosa entre duas irmãs é bem legal!

Os que vi como colaboradora do Bagulhos Sinistros (os dois primeiros no Festival Varilux):
- Primavera em Casablanca: Histórias entrelaçadas. Sobre lutas individuais e coletivas. Gostei bastante.
- O orgulho: As cenas de preparação da caloura para os debates são divertidas, mas a mensagem final é bem assustadora.
- Sol da meia-noite: Garota com doença rara que a mantém presa em casa se apaixona pelo garoto que passa todo dia diante de sua janela. Você sabe como acaba, sabe que está sendo manipulado para chorar, mas ainda assim se envolve, e torce e derrama lagriminhas.
- Hilda Hilst pede contato: É documentário, é biografia, é ficção... é tudo junto e misturado e incrível. Sensorial é a palavra que define perfeitamente a experiência.

(Vou deixar para postar os do Hitchcock todos de uma vez na retrospectiva de agosto)

Séries

Finalizei ‘Westworld’ (Série incrível e viciante. Estou num misto de ansiedade e medo da segunda temporada).

E (não tão resumidamente) foi isso. E vocês, o que fizeram de bom?
Beijo!

4 comentários:

Gugu Keller disse...

Só os livros nos livram.
GK

Lulu disse...

Realmente aconteceu muita coisa com você nos meses de junho e julho (e espero que os momentos desanimadores tenham cessado).
Quanto às leituras, eu tenho interesse de ler Liudmila Petruchévskaia (acredito que o gatinho preto na capa ajudou na vontade hahaha). Eu gosto da adaptação cinematográfica de “O Colecionador”; agora falta ler o livro que já está na lista de leituras futuras (adquiri a linda edição da Darkside).
Beijos, Michelle!

Michelle disse...

Lulu,
Todas as atividades foram para compensar os momentos desanimadores (e até que deram certo, felizmente). Hahaha... rolou até discussão sobre a capa no clube de leitura e as gateiras de plantão foram unânimes ao dizer que comprariam o livro só pelo gatinho ;) Gostei muito do filme e do livro. A minha edição é aquela antiguinha (ótima pra levar na bolsa!).

Lígia disse...

Esses cursos de cinema que você faz parecem bem legais. :)

Quero muito assistir "A ganha-pão", mas ainda não vi. Parece ser muito bom.

Tenho curiosidade em ler "A espuma dos dias", mas não estou com muita paciência para obras malucas no momento.

Beijos!