domingo, 31 de outubro de 2021

Resenha: Dexter


“Dexter” era uma das minhas séries de TV preferidas (até as duas últimas temporadas irem ladeira abaixo e o episódio final estragar de vez um programa que era tão bom - falei um pouco sobre ela AQUI). Depois de longos 8 anos, finalmente decidiram consertar a cagada, e uma nova temporada estreará em novembro. Então, achei que era uma boa hora para ler a HQ.

Essa edição em capa dura inclui 5 volumes que formam uma história completa. Na trama, Dexter continua levando sua vida dupla de pacato analista de respingos da polícia forense de Miami-Dade durante o dia e de serial killer que mata pessoas ruins à noite. Um dia ele recebe um convite para uma festa de ex-alunos do colegial e, arrastado pela esposa, vai ao encontro. E dá de cara com um antigo desafeto, um sujeito que era o valentão da escola, mas que agora é um empresário bem-sucedido no ramo imobiliário e mantém uma instituição de reabilitação de pessoas com algum problema no passado (de dependência química a histórico de violência). Seu instinto infalível de caçador que reconhece o mal em seus semelhantes, carinhosamente chamado por ele de “passageiro das trevas”, percebe na hora que a imagem de “Madre Teresa” do outro é falsa, e que ele deve esconder algum podre.

A história é boa e segue o estilo da série de TV, com detalhes conhecidos pelos fãs (como a coleção de lâminas de sangue de Dexter e lembranças das conversas com o falecido pai). Também estão presentes suas interações divertidas com a irmã, detetive que trabalha na mesma delegacia, embora na HQ Deborah não seja boca suja como na tela. Gostei muito de acompanhar as aventuras do protagonista nesse formato, mas duas coisas me incomodaram um pouco: a narração é feita ora por Dexter, ora por uma terceira pessoa (vamos decidir, gente!); e o final me pareceu meio apressado. Mesmo assim, foi uma ótima leitura.

OBS.: Pelo que vi, um segundo volume foi lançado no exterior, mas nunca foi traduzido para o português. Seria legal se a retomada da série de TV levasse ao lançamento de mais HQs do personagem.

Nota: 4/5

Nenhum comentário: