quarta-feira, 26 de setembro de 2012

Desafio Literário 2012: A Princesa Que Enganou a Morte - e outros contos (Tradução e Adaptação por Sonia Salerno Forjaz)


“A princesa que enganou a morte” é uma das histórias que fazem parte deste livro de 13 contos mágicos indianos, extraídos de duas grandes obras: o Mahabharata (o equivalente à "Ilíada") e o Ramayana (a "Odisseia" indiana). Com aproximadamente 5 mil anos, as narrativas são baseadas na tradição oral indiana e no folclore e tratam da natureza humana.

“Como o porco que ama a sujeira mesmo num jardim florido, o perverso só vê o mal em meio a um grande bem”.


O que você vem à sua cabeça ao pensar em mitologia? Seja lá o que for, há grandes chances de ser algo oriundo da mitologia grega. Isso é comum, já que a cultura ocidental deve muito à Grécia. Acho tais mitos fascinantes, mas é uma pena que histórias de outras partes do mundo não sejam tão divulgadas por aqui. Quando fiquei sabendo desse livrinho de mitologia indiana, logo me interessei.

Como todo conto de fadas, os mostrados no livro usam metáforas, seres sobrenaturais e deuses para disseminar valores como amizade, coragem, bondade e amor. Há sempre tarefas e provas a serem realizadas pelos personagens para que alcancem o que buscam. Algumas narrativas guardam semelhanças com histórias ocidentais, como, por exemplo, "Manu e o dilúvio indiano" (que lembra a história da Arca de Noé) e "Karna, o Moisés indiano" (como o próprio nome diz, tem a ver com a história de Moisés).

Todavia, uma das principais diferenças que pude observar é que os personagens que são reles mortais têm a oportunidade de dialogar com os deuses e usar a argumentação e o poder da palavra para convencê-los a mudar de ideia. Nas histórias indianas, os deuses não usam seus poderes apenas para castigar e impor condutas; eles também reconhecem as virtudes e recompensam os adoradores que fazem por merecer.

Leitura interessante para quem gosta de mitologia e também para aqueles que gostam de saber mais sobre culturas diferentes.

***********

Este post faz parte do Desafio Literário 2012 - Tema de Setembro: MitologiaPara ver minha lista de livros selecionados e outras resenhas já postadas, CLIQUE AQUI. 


3 comentários:

Karla disse...

Ahhh que legal. Adoro contos indianos...
Realmente parece ser muito bom :)
bjs!

Lígia disse...

A mitologia indiana sempre me pareceu muito rica e fascinante. Valeu pela dica!

Eve Fowl disse...

Estava procurando informações sobre o livro e vim parar aqui!

Adorei a ideia desses contos, e estou com muita vontade de ler. Já li o Ramayana e desde então estou sempre a procura de contos e histórias indianas.

Agora que sei que você já leu, com certeza vou ler também.