sexta-feira, 20 de setembro de 2013

TAG: Nacionais da Minha Estante

Oi, pessoas!

Tudo bem com vocês?
Hoje vou responder essa tag, criada pela Gil do "Ler e Pensar". Quem me indicou foi a Maura (tks!!), do "Blog da Maura Parvatis". Veja as respostas dela aqui.


As regras são:
1- Usar o selo da tag no seu post
2- Linkar quem te indicou
3- Indicar no mínimo 3 novos blogs para respondê-la e avisá-los

Preparados ou não, aqui vou eu...

1- Indique 3 livros de autores nacionais que você tenha lido, gostado e que estejam na sua estante.

Vocês já sabem que raramente fico com um livro depois de lê-lo, certo?
Então este item é muito difícil... Mas encontrei 3 nacionais lidos que ainda moram na minha estante:


- O Presidente Negro (Monteiro Lobato): Já falei aqui que o senhor Lobato é o responsável pela minha paixão pelos livros. E esse livro é simplesmente sensacional! Como não gostar dessa história visionária (e premonitória?) que trata dos embates em homens vs mulheres e brancos vs negros em uma disputa pela presidência dos Estados Unidos no longínquo ano de 2228 e que, ainda por cima, conta com um artefato (o porviroscópio) capaz de mostrar o futuro? Distopia de primeira, escrita por um brasileiro, lá nos idos de 1926!
- Feliz Ano Velho (Marcelo Rubens Paiva): Esse foi um dos primeiros livros "adultos" que li, quando tinha uns 13-14 anos. Passada a fase "Coleção Vaga-Lume", comecei a explorar a estante de casa atrás de livros com temas mais variados e me deparei com esse aí. Fiquei abismada com a forma como o autor narra o acidente que o deixou paraplégico e a longa e complicada recuperação, mas sem um tom de lamentação. Gostei tanto que sempre indico a leitura e empresto o livro. Como dá para ver, meu exemplar já passou por muitas mãos e isso me deixa feliz.
- A Mulher que Escreveu a Bíblia (Moacyr Scliar): Li esse livro no ano passado (já falei dele aqui), para o mês dos Vencedores do Prêmio Jabuti do Desafio Literário. Escolhi esse para ler porque eu tinha o livro em casa e, então, não precisaria comprar nada. E foi uma ótima experiência. Vale muito a pena conhecer a história da Feia, uma moça desprovida de atributos físicos, mas que era muito perspicaz e que possuía uma habilidade rara nas mulheres de antigamente: sabia ler e escrever. Aproveitando-se disso, ela elabora planos mirabolantes para vencer as outras esposas do harém do Rei Salomão e conquistá-lo. Achei bem divertido!

2- Um ou 3 livros nacionais que estejam na sua estante, mas que você ainda não leu.

Esse item é o mais fácil de todos. A parte mais complicada foi escolher apenas 3... rs


- Barba Ensopada de Sangue (Daniel Galera): Até agora, só li 1 livro do autor (“Cordilheira”), mas gostei do estilo e quero ler outros. Eu já tinha adicionado esse título à minha lista assim que foi lançado, e algumas resenhas que li aumentaram mais ainda minha vontade. Só sei que a história é sobre com um professor que tem uma doença neurológica e que sai em busca da verdade sobre a morte do avô acompanhado por uma cadela.
- O Cheiro do Ralo (Lourenço Mutarelli): Decidi ler o livro por causa do filme, que adoro. A trama é centrada em um sujeito estranho que tem uma loja de compra e venda de objetos usados e que tem fixação pela bunda de uma certa garota. Só sei que o cara é um grosso e que as situações são bizarras (pelo menos no filme). Tenho dúvida sobre se o livro conseguirá manter o mesmo clima, mas estou louca para descobrir.
- Corações Sujos (Fernando Morais): Da existência desse eu fiquei sabendo na época do lançamento do filme (que ainda não vi, pois quero ler o livro antes). Essa é uma parte desconhecida da história ocorrida com os japoneses que viviam aqui em São Paulo na época da Segunda Guerra. Fala de um grupo que manipulava notícias para vender a ideia de que os japoneses estavam vencendo a Guerra e que matava aqueles que ousassem dizer a verdade. Preciso ler o quanto antes.

3- Um ou 3 livros nacionais que você não tenha na sua estante e que gostaria de ter.

Hum.... muitas opções. Mas vou dizer 3 que pretendo ler em breve.


- Eu receberia as piores notícias dos seus lindos lábios (Marçal Aquino): Só com esse título, já me ganhou. O autor era um dos meus favoritos na época da "Coleção Vaga-Lume", mas ainda não consegui ler nenhum de seus livros adultos. Só sei que já assisti a vários filmes com roteiros assinados por ele ou baseados em seus livros e gostei. A adaptação desse eu ainda não vi, pois quero ler o livro antes.
- A Maçã Envenenada (Michel Laub): Eu nunca tinha prestado atenção no Michel Laub e nem sabia que ele é brasileiro. Mas quando eu li o post da Juliana, dos Espanadores, falando sobre esse livro, pirei. Como assim eu nunca tinha ouvido falar dessa história de amor que ainda bota na mistura o Nirvana? Quero pra ontem!
- Pó de Parede (Carol Bensimon): Esse já faz um tempinho que está na minha lista de querências. Gostei do nome, gostei da capa, gostei de saber que ganhou o prêmio Gauchão de Literatura. Tudo o que sei é que são 3 contos sobre garotas adolescentes que tentam se encaixar. Sei lá, parece bom.

E é isso. A parte de indicar blogs eu prefiro não fazer. Sei que não é todo mundo que gosta de participar desse tipo de brincadeira. No entanto, deixo o convite a todos que quiserem responder. Adoro saber que livros as pessoas curtiram e quais desejam ler!

Beijo e até+!


7 comentários:

mm amarelo disse...

Tenho muita curiosidade para ler a Carol Bensimon, mas ainda não aconteceu. Leio os textos dela para o blog da companhia e sempre me prometo comprar algo dela, rs. E tenho uma versão digital do "Eu ouviria os piores noticias dos seus lindos lábios" (amo esse título também <3), que faz parte do plano de leitura desse mês :O
E Daniel Galera? Outra dívida. Tenho vontade de começar por Cordilheira...
beijo grande,
Maira

Tati disse...

Adorei as escolhas Michelle :)
Feliz Ano Velho é um livro muito especial pra mim, marcou demais minha adolescência e minhas descobertas pré vida adulta hahahaha Acho que o Feliz Ano Velho foi o On the road pra mim, me fez ter vontade de conhecer o mundo.
Tenho muita curiosidade para ler O Cheiro do Ralo, sou fã do filme também, como tudo que o Selton faz :) Aguardo sua opinião pra saber o que vai achar.
Juliana também me faz morrer de vontade de ler o Laub :P Vamos ver seu veredito!
Beijo enorme
Tati

Anônimo disse...

Vi bons comentários sobre “A Mulher que Escreveu a Bíblia”, mas agora que li o seu fiquei com vontade e inclui na minha lista de desejados.
Estou com o filme “Corações Sujos” para assistir, mas não sabia que era baseado num livro de mesmo nome. Boa surpresa!
Beijos, Michelle!

Maura C. disse...

Michelle, adorei as suas respostas!!!
Os três livros lidos por você estão na minha lista de leituras que preciso ler pra ontem, principalmente "O presidente negro" :D
Barba ensopada de sangue e "O cheio do ralo" me interessam demais, e eu sou doida pra ver o filme de "O cheiro...".
Nossa, parece ser muito bom "Corações Sujos", se você chegar a ler em breve, quero saber o que você achou!
Se você não tivesse comentado que o Michel Laub é brasileiro, demoraria para saber por que adiei a leitura da resenha no Espanadores, na verdade, coloquei um sinalizador no e-mail com a resenha e ainda não li =X
Eu receberia as piores notícias dos seus lindos lábios, me dei de presente de aniversário ano passado <3, mas ainda não li :\ e Pó de Parede é um que sou doida pra comprar, eu adoro o catálogo da Não Editora, algum dia espero ver essa editora na Bienal pra gastar todo o salário com eles, rs.

Beigos!

0 disse...

Michelle, acho que nunca vi tantos livros que eu queria numa só lista como vi nesta.
Feliz Ano Velho se tornou um dos meus favoritos, desde que o li através do LV, justo pelo que você comentou: a forma como Marcelo narra o que aconteceu. Mais parece que ele está do nosso lado, conversando com a gente.
O Barba..., Corações Sujos e o Cheiro do RaLo (eu sempre falo e leio do Rabo, não adianta rs) já estão na minha lista tem tempos, por enquanto só fiquei com os filmes, mas quero mudar essa realidade muito em breve!
"Eu receberia as piores notícias dos seus lindos lábios" Gente, que título mais fantástico! Esse é um dos livros que eu quero ler só pelo título. Preciso conhecer o trabalho do Michel Laub, só vejo comentários falando maravilhas dele, especialmente o Diário da Queda.

Enfim, gostei muito mesmo das suas respostas! Deu até vontade de responder também rs. Bjos, Mi! =)

Michelle disse...

Maira,
Eu também leio os textos da Carol no blog da editora. Vamos ver se compro algo dela. É tanta coisa que quero ler...

Tati,
Gostei de Feliz Ano Velho ser o nosso On The Road. Para mim, funciona (melhor do que o On The Road verdadeiro...hehe). Selton é amor!
Vou tentar ler esse logo.

Lulu,
A Mulher que Escreveu a Bíblia me surpreendeu. Eu não esperava nada e adorei. Quero ler outros livros do autor. E tenho altas expectativas para Corações Sujos, tanto o livro quanto o filme.

Maura,
Preciso de umas 5 encarnações para ler tudo o que quero...rs
Eu também não sabia que o Laub é brasileiro. E se você for ler a resenha dos Espanadores, vai sair com mais esse livro na lista de querências, certeza! E queremos Não Editora em promoção na Bienal!!

Taciele,
Que bom! A narração do Marcelo é bem assim mesmo, um amigo contando uma história.
hahaha... se bem que O cheiro do raBo faz sentido também...rs
Responda também! Quero ver suas respostas ;)

Tamara Costa disse...

Poxa Michelle, ficou até complicado de responder essa postagem...é tanto livro bom!
Acho bacana esse lance de tags porque você vê os gostos do povo, compara com os seus...é bem bacana! Vi a tua postagem, a da Maura e a da Maria Valéria (do Torpor Niilista) e é muito interessante ver as diferenças e semelhanças.
Mas vamos lá! Lobato li muito quando criança, mas esse livro que você indicou eu nunca ouvi falar (é daquela coleção adulta dele?). Esse da mulher que escreveu a bíblia fiquei super curiosa depois que a Val resenhou ele no blog e esse feliz ano velho sempre penso em ler por causa da Michelle henriques que também falo uque foi um dos primeiros livros adultos dela (só não comprei ainda, porque só o acho nas edições da Brasiliense e eu as acho feias demais :s).
Dos que tu tem na estante e não leu eu queria MUUUUITO o Barba Ensopada de sangue porque sou apaixonada pelo Galera e esse o cheiro do ralo também fiquei curiosa desde que li o livro.
Da terceira parte eu quero ler o eu receberia as piores...mas desses outros dois eu li resenha do maça envenenada e a capa desse outro é LINDA.

ufa! :P