sábado, 22 de fevereiro de 2014

12 Livros, 12 Receitas: Vanillekipferl (Áustria)

Continuando minha viagem literária e gastronômica pelo mundo, a parada de hoje é na Áustria. Minha escolha foram os deliciosos biscoitinhos de baunilha com avelã, os tradicionais "Vanillekipferl".


Segundo consta, o formato original simboliza a lua crescente da bandeira da Turquia, pois foram criados para celebrar a vitória dos húngaros, em Viena, sobre o Império Otomano. É uma receita muito comum nos cafés vienenses e também na Alemanha, Hungria, República Checa, Romênia e Eslováquia como parte das comemorações natalinas.

Foto da Wikipedia

Bom, estamos bem longe do natal, mas um docinho sempre cai bem, não é? Ainda mais um que é bem fácil e rápido de preparar. Aproveitei que milagrosamente o tempo deu uma virada e refrescou para me jogar na cozinha e assar os biscoitos.

Em vez do formato tradicional mostrado na foto, fiz uma meia lua mais cheinha e mais fina, para assar mais rápido. Segui direitinho a receita, só substituindo o açúcar de confeiteiro por açúcar comum. Ah... usei essência de baunilha e avelãs e também não coloquei a massa na geladeira (conforme as instruções do site). O cheiro de Nutella dos biscoitos assando perfumou a casa toda e me deu mais vontade ainda de provar logo o quitute. Nem preciso dizer que ficaram uma delícia e que acabaram rapidinho... rs

Minha versão dos biscoitinhos


O livro que inspirou a escolha da receita foi o “Breve Romance de Sonho”, escrito pelo austríaco Arthur Schnitzler. A resenha do livro, incluindo comentários sobre sua adaptação para a telona pelas mãos do Stanley Kubrick (“De Olhos Bem Fechados”), pode ser encontrada AQUI

Para ver a lista de títulos e pratos que fazem parte deste desafio, clique AQUI.

5 comentários:

Maura C. disse...

Que apetitosos!!!

Mi, preciso me inspirar em você e começar a preparar os meus pratos para o desafio: os livros já li, mas colocar a mão que é bom, nada :P

Beijos!

Anônimo disse...

Adorei. Essa ideia de fazer a receita, ler o livro, ver o filme, ficou muito interessante e inovadora. Estou louca pelos próximos posts e vou tentar fazer os biscoitos. Acho que vou acabar lendo o livro, mas não gostei do filme da primeira vez que vi. Talvez depois que ler o livro eu vá entender e gostar.

Bjs!

Unknown disse...

Nossa, menina eu tava doida vendo essa receita um dia e pensei que fosse bem, bem difícil. Você me animou! Eu fico vendo esse projeto e só penso nos quilos a mais na balança. Se bem que é delicioso sentir novos sabores :)
Esse projeto fez meu marido virar sushi-man! ahahaha

Adorei!
Beijos

Melissa Padilha disse...

Adoro sua organização para cumprir os desafios. Preciso preparar o meu prato do mês.
e esse biscoitinho parece delicioso!
bjos

Michelle disse...

Maura,
Vai fundo! Experimentar pratos novos é uma delícia!

Flávia,
Eu nunca tinha me animado para ver o filme... até ler o livro. Depois me conta o que achou ;)

Quel,
Hahaha... não penso nos quilos não. Só na dificuldade (não gosto de coisa muito elaborada) e em descobrir novas delícias.

Melissa,
Eu tento não deixar atrasar porque daí fico com preguiça e não faço mais nada...rs