sexta-feira, 4 de julho de 2014

E o tema é . . . Filmes de Futebol

Oi, povo!

Estão curtindo a semana temática?
Hoje resolvi fazer um “E o tema é...” sobre filmes de futebol. Mas não torçam o nariz! Selecionei 5 filmes que agradam até a quem não é fã do esporte ;)



Um Time Show de Bola (Metegol, 2013) [Argentina]

Para começar, essa divertida animação argentina sobre Amadeo, um garoto apaixonado por pebolim que, já adulto, terá de enfrentar seu rival de infância, que se transformou em um astro do futebol egocêntrico e vingativo. No meio da disputa pelo coração da mocinha e pela posse da cidade, o estopim de tudo: a velha mesa de pebolim.

A história é bem simples e o ponto forte são os peculiares jogadores de brinquedo que ganham vida e precisam superar as diferenças entre os times adversários e os dramas individuais em nome de um objetivo maior: ajudar Amadeo a vencer o esportista falastrão. Ri muito com as personalidades dos bonecos (o “bicho-grilo”, o vaidoso que fala de si mesmo em 3a pessoa, o capitão durão com coração de manteiga). Não sei como é a versão dublada em português, mas a dublagem em espanhol é sensacional. Uma opção para toda a família.

O Milagre de Berna (Das Wunder von Bern, 2003) [Alemanha]

O futebol – mais precisamente, a conquista da Copa do Mundo de 1954 pela desacreditada seleção alemã – é o pano de fundo dessa história emocionante que se passa em uma Alemanha arrasada pela Segunda Guerra. Acompanhamos as dificuldades da família Lubanski durante a readaptação do patriarca, ex-prisioneiro de guerra que retorna depois de uma ausência de mais de 10 anos e trata a todos como se ainda estivesse no campo de batalha.

É um filme muito bonito, que mistura a paixão do caçula da família pelo futebol (e suas superstições sobre o jogo), seus sentimentos conflitantes em relação ao pai que nem conhecia e que chega impondo regras e ameaçando os filhos, a tristeza da esposa que criou a família sozinha durante a prisão do marido e agora é jogada para escanteio, o filho mais velho que abraça os ideais comunistas e quer cruzar o Muro de Berlim para viver esse sonho. Para todos que gostam de histórias de superação.

Heleno (Heleno, 2011) [Brasil]

Filme brasuca sobre a trajetória de Heleno de Freitas, importante jogador do Botafogo dos anos 30-40, conhecido por seu talento inigualável e também por seu temperamento explosivo. Misturando cenas do fim da vida do astro, internado em um hospital psiquiátrico, com momentos marcantes de sua carreira e vida pessoal (em uma linda fotografia em preto e branco), o filme presta uma homenagem a esse gênio da bola.

Não conheci o verdadeiro Heleno de Freitas, mas, pelo que li, Rodrigo Santoro incorporou perfeitamente o jogador bonitão e mulherengo que não aceitava ser contrariado. Com uma habilidade descomunal, poderia ter tido uma carreira brilhante, mas sua tendência à boemia e às drogas, bem como sua incapacidade de controlar a raiva, acabaram por arruinar seu casamento e suas chances de sucesso no esporte. Recomendo a fãs de futebol ou apenas curiosos de plantão.

Driblando o Destino (Bend it Like Beckham, 2002) [Quênia]

Esse é mais no estilo Sessão da Tarde e tem tudo para agradar à mulherada: Jesminder é uma garota indiana que tem o sonho de seguir os passos de seu ídolo, David Beckham, e jogar futebol profissionalmente. Claro que isso não é bem visto pela família dela, que acha que esse esporte não é coisa de meninas e faz de tudo para que ela mude de ideia e se dedique a arranjar um bom casamento.

Embora a trama seja bem clichê, com Jesminder disputando o coração de um garoto com a melhor amiga e tendo que escolher entre sua paixão pelo esporte e os costumes tradicionais da família, é um filme gostoso de ver só para relaxar. O representante teen da lista.
[#vejamaismulheres]



Fora do Jogo (Offside, 2006) [Irã]

Grupo de garotas iranianas loucas por futebol faz de tudo para entrar no estádio e assistir a uma partida do seu time do coração, contrariando a lei do país que proíbe as mulheres de participarem de eventos desse tipo. Como fã que é fã não mede esforços, elas se disfarçam de meninos e arriscam o pescoço para realizar esse sonho. 

Lembro que assistir a esse filme no cinema (em alguma mostra, provavelmente) e gostei muito. A história é bem simples e consiste em acompanhar as meninas em sua aventura para ver o jogo, misturando cenas de tensão (elas podem ser presas e/ou mortas se descobertas) com empolgação juvenil e crítica bem-humorada ao opressor sistema iraniano. Um olhar diferenciado sobre uma paixão mundial.

Outros filmes sobre futebol que já passaram por aqui:

2 comentários:

Lígia disse...

Boas indicações!
Tenho muita vontade de ver Um time show de bola. Adoro animações e adoro pebolim. :3
Não conhecia esse último filme e me pareceu bem interessante.

Michelle disse...

Lígia,
Você vai curtir a animação então. O outro é bem diferente.