segunda-feira, 12 de dezembro de 2022

Filme: Duas Vidas se Encontram

"Filmes de Outros Natais" é o tema dos posts temáticos da segunda semana de dezembro. E comecei com "Duas Vidas se Encontram", um melodrama que traz Janet Leigh no papel de uma jovem viúva que trabalha fazendo compras em lojas de departamento concorrentes para comparar preço e qualidade dos produtos, o que não era algo bem visto no ramo. Poucos dias antes do Natal, ao devolver uma dessas compras numa loja, ela é desmascarada pelo vendedor de brinquedos, interpretado por Robert Mitchum. Ele deveria denunciá-la, mas ao saber que ela criava o filho sozinha, decide não contar nada aos seus superiores e, por isso, é demitido. Leigh tem um relacionamento de 2 anos com um cara bacana, vivido por Wendell Corey, que pretende se casar com ela no Ano Novo. Só que a entrada de Mitchum na vida deles complica a situação.

Confesso que escolhi o filme só para ver Mitchum fazendo um cara decente e fofo, nada a ver com os sujeitos sem escrúpulos que costumava interpretar nos filmes noir. E foi uma boa surpresa, não só com esse papel diferente dele, mas com o filme como um todo. Temos o drama da viúva que se apega ao marido morto por medo de magoar o filho pequeno e por ter que mudar de vida, a relação de proximidade que ela tem com o noivo (um cara lavando prato num filme dos anos 40, e ainda mais para uma mulher que nem era sua esposa? taí algo raro), o ex-vendedor da loja que realmente tem um coração bom e ajuda mãe e filho a superarem seus medos.

Mas também há momentos engraçados (como a conversa constrangedora entre os dois homens ao se conhecerem e uma cena na delegacia, quando Leigh é chamada para confirmar a história contada por Mitchum, acusado de roubo) e também os sentimentais (como quando o do garotinho tenta devolver o presente).

Uma pérola que vale a pena ser descoberta. A história foi refilmada em 1996, mas aí já não garanto.

“Duas Vidas se Encontram” (1949)
De: Don Hartman
Disponível no site Internet Archive (archive.org)

Nenhum comentário: