quarta-feira, 28 de dezembro de 2022

Retrospectiva 2022 - Livros

Vou começar o balanço de 2022 pelas leituras. Este ano foi um dos piores nesse quesito. Li bem pouco e sem muita empolgação, resultado de muito trabalho e momentos ruins da vida. Mas enfim...

Li 17 livros no total (já contando com um que devo terminar nos próximos dias e excluindo os quadrinhos). Três deles, lidos no começo do ano, foram excelentes e entraram no meu pódio de 2022, sem ordem de preferência:


- “Rinha de Galos” (María Fernanda Ampuero) [Contos pesados sobre o horror do cotidiano muito bem escritos por essa equatoriana que já considero pacas. Postei sobre o livro aqui no blog].

- “Assim na Terra Como Embaixo da Terra” (Ana Paula Maia) [Mais uma obra incrível dessa autora brasileira que é uma das minhas preferidas. Também tem post sobre o livro aqui no blog].

- “A Porta” (Magda Szabó) [Livro maravilhoso, com uma das personagens mais polêmicas e bem construídas que tive o prazer de conhecer ultimamente. Essa autora húngara não brincava em serviço. Entendo perfeitamente por que o título consta na lista de indicações da Ferrante. Infelizmente, não consegui escrever sobre ele aqui, mas fica a recomendação].

Ao checar minhas listas (de livros físicos e e-books) para 2022, vi que não li nenhum dos físicos que havia separado e que li só dois títulos da seleção de livros digitais. Mas é isso aí. Acontece. Vou reciclar essas listas e usá-las no ano que vem. Quem quiser ver as obras que eu havia escolhido, o post do Instagram é este.

Depois eu volto com meu top 3 de HQs.

E vocês, fazem listas? Leram boas histórias este ano?

Nenhum comentário: