quarta-feira, 2 de janeiro de 2013

Charlie's Booklist: Apresentação


Quem visita sempre o blog já deve ter percebido que sou louca por desafios temáticos, né?

Pois bem... depois de me inscrever no Desafio Literário 2013 (mesmo tendo dito que não participaria), tomei conhecimento de um projeto muito legal desenvolvido pelo pessoal do Conversa Cult: o Charlie's Booklist. Não tem a menor ideia do que eu estou falando? Então vem comigo!


O que é?
O projeto Charlie’s Booklist consiste em ler os 12 livros lidos pelo personagem Charlie, de “As vantagens de ser invisível”, 1 por mês, e participar das conversas sobre os tópicos.

Por que participar?
Porque são livros clássicos importantíssimos para a cultura americana e que são constantemente citados ou usados como referência em vários filmes e livros.

Deem só uma olhada nos títulos:

1. O Sol é Para Todos (To Kill a Mockinbird) – Harper Lee OK
2. Este Lado do Paraíso (This Side of Paradise) – F. Scott Fitzgerald OK
3. O Grande Gatsby (The Great Gatsby) - F. Scott Fitzgerald OK
4. Uma Ilha de Paz (A Separate Peace) – John Knowles OK
5. Peter Pan – J. M. Barrie OK
6. O Apanhador no Campo de Centeio (The Catcher in the Rye) – J. D. Salinger OK
7. On the Road – Pé na Estrada (On the Road) – Jack Kerouac OK
9. Walden - Henry David Thoreau OK
10. Hamlet - William Shakespeare OK
11. O Estrangeiro (The Stranger) – Albert Camus
12. A Nascente (The Fountainhead) – Ayn Rand

Ah, mas eu não li o livro nem vi o filme “As vantagens de ser invisível”...
Nem eu! Isso não é impedimento para a participação. Basta estar disposto a mergulhar no universo de Charlie e a trocar ideias sobre as obras. E, além disso, não é um desafio. Você pode ler todos os livros ou só alguns, ou ainda participar se já tiver lido algum e quiser interagir com os outros participantes.

E aí? Quem topa?
Para outras informações e esclarecimento de dúvidas, vejam o post com detalhes do projeto lá no Conversa Cult.

11 comentários:

Mayllee-Chan disse...

To embarcando nessa!^_~

Anônimo disse...

Oi, Michelle :)
Eu vi algo sobre o desafio em outro blog e achei a lista muito interessante.
Não participo porque não consigo seguir metas e depois eu não sei se os livros estão disponíveis na biblioteca. :/

Vou acompanhar as resenhas aqui.

P.S: Curti o novo layout. Ficou show!

Bjs ;)

Gabi Orlandin disse...

Uau, que interessante! Já conheço outros projetos de leitura, mas esse é novo, e eu adorei! Realmente fiquei tentada a participar, pois faz tempo que quero ler alguns desses clássicos, mas esse ano não vai dar, infelizmente =/
Faz tanto tempo que não venho aqui? Ainda não tinha visto o novo layout. Adorei, ficou lindo! :D
Beijos.

Michelle disse...

Bem-vinda a bordo, Mayllee!

Ana,
É capaz que esses livros sejam encontrados em bibliotecas, já que são clássicos. Tks =)

Gabi,
Hahaha... não faz tanto tempo não... troquei ontem ;)

Só lembrando que se já tiverem lido algum dos livros ou tiverem tempo para ler apenas alguns e quiserem participar das conversas, fiquem à vontade, viu?

O Neto do Herculano disse...

O filme é ótimo,
e ja li quase todos.

Ana Ferreira disse...

Oi, Michelle!
Eu aderi completamente a esses desafios que alguns blogs estão promovendo. De tanto gostar, criei um que, felizmente, está tendo ótimo retorno.
Interessantíssima essa ideia do "Charlie's booklist". Fala-se muito em "As Vantagens de Ser Invisível" no momento e não imaginava mesmo que o seu protagonista era um leitor tão ávido.
Verei se participo!
Beijo!

Michelle Borges disse...

Oi Michelle,

Gostei da ideia. Já li alguns dos livros na lista do Charlie, mas acho que vou acrescentar os que não li nas minhas metas de leitura do ano!

Obrigada pela dica, viu?

Beijos,

Michas
http://michasborges.blogspot.com

Michelle disse...

Oi, Herculano!
Eu li só 3 da lista, então vou ler os faltantes. E estou louca para ver o filme!

Oi, Ana!
Eu também não fazia ideia dos hábitos literários do Charlie. Vou passar no seu blog para conhecer seu desafio.

Legal, Michas! Daí a gente troca opiniões.

Jacqueline Braga disse...

Oie Mi
adorei a proposta. Eu li o livro e estou prestes a assistir o filme, e adoraria mergulhar no universo literário onde ele mergulhou. Desses eu sou louca para ler O Grande Gatsby e dois outros, o problema seria achar os títulos...Não estou me comprometendo muito com desafios por causa do nascimento da minha filha, que pode chegar a qualquer momento, mas se em meados de julho eu conseguir retomar o ritmo das leituras, com certeza irei participar deste.
bjos

Michelle disse...

Oi, Jacque!
Tirando uns 2 títulos, os outros são fáceis de achar (e baratinhos) em sebos. O grande Gatsby eu li no ano passado e gostei bastante. Ah... é verdade, sua filha já está quase nascendo. Mas participe depois, quando estiver mais tranquilo por aí. Beijo

Claudia Leonardi disse...

Puxa, que bacana!
Vou lá olhar tbe.
Bjks