sexta-feira, 4 de janeiro de 2013

Filme: As Aventuras de Pi (Life of Pi)



Piscine Molitor Patel (quando jovem, vivido por Suraj Sharma, e interpretado por Irrfan Khan quando adulto), mais conhecido como Pi, narra para um escritor frustrado (Rafe Spall) sua vida e a incrível história de como sobreviveu ao naufrágio do cargueiro que levava a ele, seus pais e os animais do zoológico da família da Índia para o Canadá, e como acabou dividindo um pequeno barco salva-vidas com uma zebra, uma hiena, um orangotango e um tigre. 


“As aventuras de Pi” é um filme sobre identidade, sobre família, sobre amor, sobre perdas, sobre palavras que nunca foram ditas, sobre religião, e, sobretudo, sobre fé. Ao contrário do que o título nacional sugere, o filme não mostra grandes aventuras, e sim lembranças e algumas passagens importantes da vida do protagonista.


Pi divide conosco alguns eventos da infância e adolescência que o tornaram o adulto de hoje, desde a escolha de seu bizarro nome pelo pai e a forma criativa que o menino encontrou para não ser alvo de zombarias na escola por causa de sua graça, as várias religiões abraçadas por ele, a descoberta do primeiro amor e a venda do zoológico que culminou na trágica viagem da família.


A maior parte do filme se passa no barquinho, com apenas Pi e Richard Parker, o imponente tigre sobrevivente, em cena. O que fazer quando se está perdido no meio do oceano, à deriva, tendo um imenso carnívoro como companhia? Como Pi logo percebe, a resposta pode não ser tão simples, já que, estranhamente, a sobrevivência de um está diretamente ligada à do outro.


Um filme tocante, com um visual deslumbrante, feito de metáforas e reflexões. Uma ótima forma de iniciar minhas sessões de cinema em 2013!



***********
Indicado ao Oscar 2013 em 11 categorias, entre elas: Melhor Filme, Melhor Diretor, Melhor Roteiro Adaptado, Melhor Montagem, Melhor Direção de Fotografia, Melhores Efeitos Especiais e Melhor Canção.

9 comentários:

Michelle Borges disse...

Michelle,

Fiquei morrendo de vontade de assistir ao filme desde que vi o trailer no cinema. Ainda mais porque tem a música do Coldplay *-*

Agora, a sua resenha me deixou ainda mais curiosa! Vou tentar ir ao cinema no fim de semana para conferir ;)

Obrigada pela dica!

Beijos,

Michas
http://michasborges.blogspot.com

Andreia Inoue disse...

Ola Michelle,primeiro quero te desejar um otimo 2013.
Essa eh a primeira postagem que leio a respeito desse filme.Fiquei agora na maior vontade de assistir,mais acho que o meu primeiro do ano sera o hobbit.
Um abracao.

Michelle disse...

Vá sim, Michas! Acho que você vai gostar.

Oi, Andreia!
Ah... O Hobbit também é muito bom, mas eu vi no finzinho de 2012. Um ótimo 2013 pra você também!

Anônimo disse...

Estou pensando em falar sobre o livro lá no blog, Michelle, mas ainda não sei, vou tentar, rs. Confesso que quis ler o livro mais pra ver o filme. Pena que a cópia da minha sala não estava muito boa, mas é um lindo filme. Beijo! =)

Jacqueline Braga disse...

Oie Mi
eu não sabia o que esperar do filme, pois esta é a primeira resenha que leio, e pelo que vejo, a super badalação em torno dele não é exagero.
Eu ainda pretendo ler o livro antes, mas estou tentada a assistir o filme mesmo sem ler rs
bjos

Michelle disse...

Lua,
Estou aguardando seus comentários sobre o livro.

Jacque,
Eu não consegui esperar =)

Anônimo disse...

Hmm, minha amiga leu o livro e gostou muito! Ela me contou a história e fiquei com bastante vontade de ler tbm, mas quero ver o filme, vi o trailer e achei lindão! :D

bjs!

Karla disse...

Engraçado, quando vi o filme não fiquei com vontade de assistir. Parecia colorido demais,Bollywood demais ( sem preconceitos).
Lendo a sua review, acho que cometi um erro... Vou abrir a cabeça para assistir.
Michelle sempre mudando a minha concepção de cinema..rs

Michelle disse...

Raíssa,
É um espetáculo visual. Se puder ver em 3D, veja.

Karla,
Hahaha... não tem nada de Bollywood. Eu cobiço esse livro há anos, mas sempre foi muito caro. Agora, com o lançamento do filme e relançamento do livro (com outro nome), acho que consigo comprar. Se assistir, fale o que achou.